ÁGUA BOA

Agronegócio

Agradável no sabor e versátil no manejo, cultivo do morango é tema de curso do Senar/MS

Publicado em

Agronegócio


As possibilidades são infinitas. Um fruto que combina bem com chocolate, principalmente no fondue em época de frio, e que também é protagonista em várias sobremesas, sucos, geleias, e até mesmo puro. É pouco provável que alguém não goste do morango. Com a chegada do inverno, período mais apropriado para seu cultivo, o curso oferecido pelo Senar/MS é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (30).

Curiosidades, variedades comerciais e tecnologias aplicadas em morangueiros fazem parte da capacitação gratuita. E essa época do ano é justamente a mais apropriada para o cultivo deste vegetal, que tem produção de botões florais nos dias mais curtos e temperaturas mais baixas.

Apesar das ‘preferências’, o morangueiro também tem boa adaptabilidade ao clima temperado, principalmente por causa das variadas cultivares existentes. “Mesmo com a versatilidade da planta, em altas temperaturas e longos períodos chuvosos, o desenvolvimento do vegetal pode ficar limitado, o que pode comprometer a produção”, explica o instrutor do curso Cultivo do Morango do Senar Mato Grosso do Sul, Arnaldo Mongelo.

Leia Também:  Sindicato Rural de Apiacás retorna com treinamentos após primeiro semestre paralisado

Entre as tecnologias mais utilizadas neste segmento está o mulching, que consiste na cobertura de canteiros com lona plástica ou cobertura vegetais. A finalidade é reter a umidade do solo e reduzir a infestação de plantas daninhas, evitando contato direto com o sol. Outra técnica é a do ‘microtúnel’, estrutura de aço galvanizado em forma de arco com cobertura de plástico montados sobre os canteiros que tem o objetivo e proteger contra chuvas e controlar a entrada de luz.

Para irrigação, o sistema mais indicado é o gotejamento. “Além de apresentar maior eficiência no uso da água, diminui a incidência de doenças foliares e a possibilidade de aplicação de fertilizantes”, conclui.

Se pretende dar início ao cultivo de morangos você pode procurar o sindicato rural do seu município e falar do interesse em fazer cursos nesta área. Fique por dentro do mercado da fruticultura no estado e saiba tudo sobre esta e outras capacitações oferecidas pelo Senar/MS. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque / Foto: CNA. 

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Campo Futuro levanta custos de produção em nove estados

Publicados

em


Brasília (30/07/2021) – O Projeto Campo Futuro levantou nesta semana os custos de produção de aquicultura (piscicultura), cana-de-açúcar, grãos (soja, milho e feijão), pecuária de leite e pecuária de corte.

Os encontros ocorreram de forma virtual como medida de segurança para atender os protocolos sanitários com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus.

Os painéis de grãos ocorreram em Cristalina (GO), Dourados (MS) e Naviraí (MS). Em Morro Agudo (SP), Campo Florido (MG), João Pessoa (PB) e Recife (PE), ocorreram os levantamentos de cana-de-açúcar.

Houve, ainda, um painel de pecuária de leite, em Marmeleiro (PR), um de pecuária de corte, em Santa Maria (RS) e um de piscicultura, em Cuiabá (MT).

Os levantamentos foram feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa – UFV) e Pecege (Esalq/USP).

A iniciativa analisa as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada pelos produtores. Participam dos encontros virtuais (medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus) representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária, sindicatos rurais dos municípios e produtores rurais. Os dados obtidos são preliminares.

Leia Também:  Indígenas aprofundam conhecimentos para desenvolver apicultura em aldeia

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA