ÁGUA BOA

Agronegócio

Apicultura é ampliada no Vale do São Lourenço após iniciativa durante capacitação

Publicado em

Agronegócio


Termina nesta sexta-feira (27.08) o terceiro treinamento de apicultura básica realizado em 2021 pelo Sindicato Rural de Jaciara e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A demanda nesta área cresceu após o Sindicato fomentar a criação de uma associação de apicultores no município durante o primeiro curso realizado em março deste ano.

A formalização da Associação dos Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale) ocorrerá em uma cerimônia na sede do Sindicato Rural local, neste sábado (28.08) às 19h. O presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Alberto Luiz Chiapinotto, comemorou a criação da Apivale. O curso despertou o interesse dos pequenos produtores em investir no ramo. “O Senar-MT e o Sindicato Rural deram o pontapé inicial. Agora estamos buscando pessoas para auxiliar nas demandas e construir um projeto duradouro”, afirma.

Para o presidente, essa é uma forma de incentivar os apicultores a se desenvolverem na atividade. “É uma forma de dar viabilidade e renda. É projetar algo para que as pessoas coloquem em prática os ensinamentos e trabalhem com entusiasmo”.

Leia Também:  Turmas da Faculdade CNA participam de solenidade de colação de grau

Segundo o supervisor da Regional do Senar-MT na região, Jonathan Borges, além do conhecimento técnico na área, os apicultores também receberam treinamento sobre Associação e Cooperativismo. “Depois do curso, foram feitas várias ações para os produtores entenderem melhor o funcionamento da atividade. Hoje, o entusiasmo é tamanho que alguns já estão encomendando um segundo lote de caixas”.

Cerimônia – O instrutor credenciado ao Senar-MT, Carlos Tabareli, afirma que durante o evento novos produtores poderão se associar. “Neste mesmo dia, estará aberto o credenciamento para novos membros e os associados escolherão os futuros diretores da Instituição”, afirma.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

ETANOL/CEPEA: Apesar da lentidão dos negócios, preço está firme; algumas usinas já finalizam moagem

Publicados

em


Cepea, 28/9/2021 – O volume de biocombustíveis adquirido no mercado spot do estado de São Paulo tem oscilado bastante nesta temporada. Segundo pesquisadores do Cepea, a maior quantidade adquirida na safra atual foi registrada na semana de 13 a 17 de setembro, mas esse volume ainda foi menor que o observado em períodos da temporada anterior. Mesmo com a baixa liquidez, os preços dos etanóis hidratado e anidro seguem firmes em São Paulo, tendo como suporte a oferta restrita. No acumulado da parcial da temporada (de abril/21 até a semana passada), o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado subiu 42,5%, em termos nominais, e o do anidro, 51,4%. O Cepea registrou que, no estado de São Paulo, algumas usinas já encerraram as atividades de produção da safra 2021/22. Em certos casos, houve transferência de matéria-prima para outras filiais do mesmo grupo. Assim, tem-se, na presente safra, um padrão de moagem mensal bastante diferente do observado em anos anteriores, quando, em setembro, ainda se registrava um bom volume de cana sendo processado. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Leia Também:  Escassez hídrica afeta estudo sobre solos no Norte do Paraná
Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA