ÁGUA BOA

Agronegócio

Após curso do SENAR MINAS, domador de cavalos dobra atendimentos

Publicado em

Agronegócio


Após participar do curso de Doma Racional de Equídeos, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Jefersson Luiz Simões Ribeiro dobrou o número de atendimentos que fazia. “Faz dez anos que participei do primeiro curso do Sistema e, desde então, minha vida melhorou. Com o último treinamento, de doma racional, aperfeiçoei os meus atendimentos e trabalho mais feliz, pois tenho a segurança de que estou fazendo o processo da forma correta. Hoje, faço do meu amor pelos animais a minha principal fonte de renda”.

Com mais habilidades técnicas, ele conseguiu aumentar em 30% o valor dos atendimentos. “Além de proteger e cuidar melhor dos animais, consegui agregar valor aos atendimentos e mais pessoas confiam no meu trabalho”.

Após curso do SENAR MINAS, domador de cavalos dobra atendimentos

Inspiração

A paixão de Jefersson por cavalos surgiu na infância e o tio dele, Sandro Rangel Magalhães, foi a sua grande inspiração. Com o passar dos anos, Jefersson queria viver do trabalho de doma e conseguiu com a ajuda do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

O tio contou que a relação com o animal é de companheirismo, pois o carinho por cavalos surgiu ainda na infância. “Eu ando a cavalo desde o meu primeiro ano de vida no Sítio Bela Vista, propriedade dos meus pais, em Gonçalves. O Jefersson é um orgulho para mim. Hoje, não trabalho mais com a doma de animas, mas o meu sobrinho está dando continuidade na história da nossa família”.

Leia Também:  IPPA/CEPEA: IPPA tem 1º queda do ano em junho

Doma racional

O treinamento, que ocorreu em Gonçalves, abordou o cabresteamento, o controle de garupa e espáduas, os deslocamentos laterais e outras habilidades necessárias à doma racional. Segundo o instrutor Paulo Diamantino Ayala Santomé, o curso ensina o aluno a despertar a confiança do animal.

“Em alguns casos, os animais são maltratados por falta de conhecimento do trabalhador. Quando o domador entende melhor o animal fica muito mais fácil atingir o resultado final. Confiança, respeito e amor pelos animais são características fundamentais neste trabalho. Com a doma segura e racional, temos um resultado positivo para o cavalo e o cavaleiro,” destacou.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Campo Futuro levanta custos de produção em nove estados

Publicados

em


Brasília (30/07/2021) – O Projeto Campo Futuro levantou nesta semana os custos de produção de aquicultura (piscicultura), cana-de-açúcar, grãos (soja, milho e feijão), pecuária de leite e pecuária de corte.

Os encontros ocorreram de forma virtual como medida de segurança para atender os protocolos sanitários com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus.

Os painéis de grãos ocorreram em Cristalina (GO), Dourados (MS) e Naviraí (MS). Em Morro Agudo (SP), Campo Florido (MG), João Pessoa (PB) e Recife (PE), ocorreram os levantamentos de cana-de-açúcar.

Houve, ainda, um painel de pecuária de leite, em Marmeleiro (PR), um de pecuária de corte, em Santa Maria (RS) e um de piscicultura, em Cuiabá (MT).

Os levantamentos foram feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa – UFV) e Pecege (Esalq/USP).

A iniciativa analisa as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada pelos produtores. Participam dos encontros virtuais (medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus) representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária, sindicatos rurais dos municípios e produtores rurais. Os dados obtidos são preliminares.

Leia Também:  Sistema CNA/Senar recebe inscrições para o Prêmio Brasil Artesanal 2021 - Chocolate

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA