ÁGUA BOA

Agronegócio

CNA participa de reunião sobre o Plano Nacional da Cultura Exportadora

Publicado em

Agronegócio


Brasília (22/10/2021) – O vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, defendeu, na quinta (21), a participação cada vez maior de pequenos e médios produtores rurais brasileiros no comércio internacional e a adoção de ferramentas e ações que ajudem nesse processo.

Gedeão Pereira participou da abertura da 3ª Reunião Virtual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O PNCE é uma iniciativa do Governo Federal criada para estimular as vendas externas e aumentar o número de exportadores brasileiros por meio de uma ampla rede de apoio, formada por instituições públicas e privadas.

Segundo Pereira, apesar de o Brasil ser o terceiro maior exportador mundial de alimentos, a cultura exportadora no agro brasileiro é recente, com pouco mais de 30 anos. “Ainda estamos aprendendo a lidar com o mercado internacional”.

O vice-presidente falou de algumas ações da CNA para alavancar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior, como o projeto Agro.BR em parceria com a Apex-Brasil, e o escritório da entidade na China.

Leia Também:  MANDIOCA/CEPEA: Oferta cresce pontualmente, mas cotação segue em alta

Pereira também destacou a importância do PNCE e da plataforma Global Trade Hub (GTH), que constitui uma nova ferramenta ainda em fase de construção voltada para micro, pequenas e médias empresas e que deverá consolidar a oferta virtual de serviços de apoio à exportação, pioneiro na América Latina.

O andamento do GTH foi um dos temas principais da reunião e foi apresentado no encontro. “O GTH representa um novo estágio de maturidade para exportar”, disse o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz.

A plataforma é uma dos instrumentos do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, iniciado em 2019, e vem sendo desenvolvida em parceria com o Ministério da Economia, o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a CNA.

O assessor técnico da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão, também participou do encontro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Faepa reúne produtores para discutir dificuldades de comercialização de camarão

Publicados

em


A Faepa reuniu, nesta quarta (1), produtores de camarão do Vale do Paraíba para discutir a atual crise do mercado. Os pecuaristas reclamam dos preços baixos e também de entraves na questão de controle sanitário e certificação dos seus produtos.

Participaram do encontro o presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, o assessor da presidência, Domingos Lélis, o presidente do Sindicato Rural de Itabaiana, Valdemar Azevedo, e um grupo de quatro produtores rurais.

“Com a crise no mercado, nós estamos buscando alternativas junto a Federação e também a Confederação para encontrar oportunidades de exportação. Esperamos que Mário Borba possa conduzir esse acesso a mercados internacionais junto com a equipe da CNA”, explicou Azevedo.

Mário Borba, presidente do Sistema Faepa/Senar-PB

Durante a reunião, os produtores também relataram a indefinição de aspectos normativos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) na Paraíba, o que dificulta, e às vezes impede, a venda de camarão para outros estados.

Por isso, foi agendado um novo encontro, dessa vez virtual, para próxima sexta-feira (03), no qual serão discutidos os temas relativos a sanidade, a exemplo da implementação da Guia de Transporte Animal virtual, a GTA eletrônica.

Leia Também:  MAPA atende pleito da FAESP e prorroga campanha da vacinação contra aftosa

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA