ÁGUA BOA

Agronegócio

Com informação, orçamento familiar tem melhora de até 70% na rentabilidade

Publicado em

Agronegócio


Conhecimento, planejamento, gestão financeira. Esses são alguns pilares da economia doméstica que fazem a diferença quando se busca melhorar a renda mensal. Com auxílio do Senar/MS no âmbito da Promoção Social, o orçamento familiar tem melhora de até 70% na rentabilidade.

O portfólio de aprendizagem que o Senar/MS oferece gratuitamente é bem amplo para quem pretende impulsionar os ganhos mensais. A instrutora do curso ‘Família, Qualidade de Vida e Controle do Orçamento Familiar’, Jéssica Pioto, que é psicóloga, explica que o conhecimento sobre economia familiar proporciona um desenvolvimento na gestão dos recursos. “60% a 70% dos alunos tem uma melhora significativa no controle de suas rendas e, consequentemente, conseguem atingir suas metas pessoais estabelecidas durante a capacitação”.

Segundo Pioto, um dos segredos está na lista de compras do mercado. “Muitas vezes é um choque de realidade diferenciar o que é desejo e o que é necessidade. Com clareza, a partir do ganho de informação, já é possível ver o resultado, porque as pessoas se admiram com o quanto elas agem sem se planejar”, acrescenta.

Leia Também:  Programa Agro Fraterno entregará 34 toneladas de alimentos para produtores rurais roraimenses

As metas mais comuns são ter a casa própria, veículo e até mesmo carteira de motorista. “É fundamental que saibam a importância de se reservar uma porcentagem do seu salário para atingir objetivos pessoais, planejamento financeiro e familiar, além da melhora na qualidade de vida”, destaca.

E. como pontua a instrutora, a evolução na qualidade de vida e a convivência familiar são dois aspectos relevantes. “Eu gosto muito de destacar o conceito de valorização da família, porque é cada vez mais raro. De cara isso já tem muito impacto, porque geralmente não há mais essa consciência ativa dentro do ambiente residencial”, informa.

“Além disso, estamos sempre lembrando sobre a importância da saúde; de ter um sono regular, de realizar atividades físicas, uma boa alimentação; porque as pessoas vão se esquecendo”, acrescenta, Pioto sobre melhores práticas de vivência.

São muitas as capacitações de Promoção Social. Este curso tem duração de 16 horas e é gratuito. O calendário completo desta e de outras capacitações você pode encontrar no catálogo online do Senar/MS.

Leia Também:  Produtora de 19 anos investe em café de qualidade em Mimoso do Sul (ES)
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Campo Futuro levanta custos de produção em nove estados

Publicados

em


Brasília (30/07/2021) – O Projeto Campo Futuro levantou nesta semana os custos de produção de aquicultura (piscicultura), cana-de-açúcar, grãos (soja, milho e feijão), pecuária de leite e pecuária de corte.

Os encontros ocorreram de forma virtual como medida de segurança para atender os protocolos sanitários com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus.

Os painéis de grãos ocorreram em Cristalina (GO), Dourados (MS) e Naviraí (MS). Em Morro Agudo (SP), Campo Florido (MG), João Pessoa (PB) e Recife (PE), ocorreram os levantamentos de cana-de-açúcar.

Houve, ainda, um painel de pecuária de leite, em Marmeleiro (PR), um de pecuária de corte, em Santa Maria (RS) e um de piscicultura, em Cuiabá (MT).

Os levantamentos foram feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa – UFV) e Pecege (Esalq/USP).

A iniciativa analisa as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada pelos produtores. Participam dos encontros virtuais (medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus) representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária, sindicatos rurais dos municípios e produtores rurais. Os dados obtidos são preliminares.

Leia Também:  Origem Premium: Raça Araguaia desenvolvida em Mato Grosso, ganha novos selecionadores pelo Brasil

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA