ÁGUA BOA

Agronegócio

Curso de seguro rural abre turmas em junho

Publicado em

Agronegócio


O Sistema FAEP/SENAR-PR está com inscrições abertas para novas turmas do curso “Seguro agrícola para grãos”. A formação, que trata da importância da ferramenta de gestão de riscos da contratação até o final da vigência da apólice, é voltada a todos os envolvidos na cadeia de seguros. Ou seja, estão aptos a participar produtores, funcionários de sindicatos rurais, funcionários de instituições financeiras, entre outros. O treinamento, com um total de seis horas-aula, é realizado de modo remoto e não tem custo.

Para se ter ideia da importância desse assunto aos agricultores paranaenses, o Estado é líder em contratações de seguro rural no Brasil, com quase 40 mil apólices em 2020 no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do governo federal. Isso permitiu cobrir uma área de mais de 2 milhões de hectares de soja, num valor segurado de R$ 7 bilhões.

“O seguro rural é uma bandeira histórica do campo paranaense. Esse curso tem ajudado os produtores e demais envolvidos a entenderem de forma mais completa como funciona esse instrumento crucial para minimizar as perdas”, pontua Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Leia Também:  TOMATE/CEPEA: Colheita se intensifica, e preços caem com força no atacado

“O curso tem tido uma demanda expressiva. Já foram 768 alunos que concluíram a formação. Inicialmente, foram abertas 15 turmas, mas com a procura alta, abrimos mais sete, totalizando 22 turmas”, relembra Luiz Eliezer Ferreira, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Agora, a ideia inicial é fazer uma turma por mês e um trabalho de nivelamento do conhecimento para, posteriormente, organizar grupos de diferentes níveis. Abrimos o processo de manifestação de interesse e a partir de junho teremos já os primeiros grupos nesse novo formato”, compartilha.

O curso é realizado de modo remoto, com aulas interativas por meio de videoconferências. Entre os conteúdos abordados estão pontos como o conceito de seguro agrícola, a participação do governo nesse processo, produtos adequados a cada necessidade, contratação da ferramenta e como proceder em caso de perdas. Outras questões abordadas são os tópicos sobre perícia (como é realizada, prazo para comunicação do sinistro e atuação de técnicos) e riscos cobertos e não cobertos.

Como participar

Os interessados em fazer o curso de seguro rural devem manifestar interesse clicando aqui. Após preencher o cadastro, basta esperar o contato do Sistema FAEP/SENAR-PR para saber em qual turma o participante será encaixado.

Leia Também:  MT registra redução no número de animais abatidos

Leia mais notícias do agronegócio no Boletim Informativo.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

SENAR MINAS criará cursos com temática de energia solar

Publicados

em


A disseminação da energia fotovoltaica como alternativa para o campo chamou a atenção do Sistema FAEMG/SENAR/INAES para aproximar essa tecnologia do produtor. Depois de disponibilizar um convênio para os interessados, agora a entidade está preparando cursos do SENAR sobre o assunto – o treinamento dos instrutores inclusive já começou.

Quatro instrutores do SENAR MINAS foram treinados por técnicos da I.S Brasil Soluções Sustentáveis sobre usinas de placas fotovoltaicas. O analista técnico de Formação Profissional do SENAR, Luiz Felipe Xavier, organizou o treinamento e explicou que os conteúdos abordados foram desde a parte legal, passando pelo financiamento e chegando à instalação e manutenção dos equipamentos. De acordo com o analista, também estava planejada uma visita técnica, mas a pandemia adiou essa parte.

O Sistema FAEMG e a I.S Brasil estão firmando uma parceria para troca de conhecimentos na área, que inclui a capacitação de pessoal das duas empresas. “Nosso objetivo em criar esses cursos é oferecer aos produtores rurais ferramentas para que eles conheçam a tecnologia e ajudem a fomentá-la no meio rural. Qualquer produtor poderá participar dos cursos”, explicou o analista da FPR.

Leia Também:  MT registra redução no número de animais abatidos

Novos treinamentos

Paralelamente às palestras ministradas on-line pelos especialistas da I.S Brasil, o analista Luiz Felipe Xavier e os instrutores Alexandre Keney, Fabiana Franco, José Francisco Moreira Pinto e Marcos Antonio Franco trabalharam no desenvolvimento da documentação pedagógica dos novos treinamentos. Ele conta que, a princípio, três cursos serão criados:

  • Estudo de viabilidade de uma usina solar: sensibilizar e mostrar aos participantes quais são as principais formas de negócio existentes hoje no mercado, tendo, ao final, um miniprojeto para cada participante;
  • Instalação e montagem de usinas de placas fotovoltaicas;
  • Manutenção de usinas de placas fotovoltaicas.
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA