ÁGUA BOA

Agronegócio

Curso qualifica e remunera jovem para o trabalho no campo

Publicado em

Agronegócio


Uma parceria entre o Sindicato Rural de Alto Garças, o Grupo Attos Sementes e os Serviços Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Industrial (Senai-MT) de Mato Grosso garantiu a realização do curso de aprendizagem técnica de mecânica automotiva. O presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breitench cedeu instalações do sindicato rural para que o curso pudesse acontecer no município. “Caso contrário eles teriam que ir para Rondonópolis”, destaca.

Estes jovens, além de serem qualificados para trabalharem no campo, ao longo do curso também terão um salário. José Milton destaca que a qualificação destes alunos é muito importante não só para minimizar um gargalo que é a falta de mão de obra qualificada, mas também para aquecer a economia da região.

O presidente elogia a iniciativa e explica que no primeiro ano serão aulas teóricas e no segundo, aulas práticas. “Fiquei muito grato com esta parceria. O espaço que cedemos é adequado e penso que temos que contribuir de todas as formas para ampliar a mão de obra qualificada para o campo”.

Leia Também:  MERCADO DE TRABALHO/CEPEA: População ocupada no agronegócio cresce e recupera perdas causadas por covid-19

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DE NÍVEL TÉCNICO –  O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente chamado de Chico da Paulicéia conta que já tem várias turmas em andamento e pelo menos mais de 20 turmas prestes a iniciarem. “É importante destacar que além da qualificação, estes jovens recebem um salário e, muitos já concluem o curso com emprego garantido”.

A diretora regional do Senai-MT Lélia Brun, acrescenta que este programa é uma grande oportunidade de inserir os jovens no mercado de trabalho. A qualificação tem duração de dois anos e os conteúdos mesclam aulas teóricas com as práticas.

Os participantes aprenderão sobre informática aplicada, diagramas hidráulicos, circuitos microcontrolados, tecnologias da informação aplicadas à Indústria 4.0 e mais de 1.200 horas de prática profissional, que somadas à teoria compõem uma carga horária superior a 3.100 horas. Vale ressaltar que estes cursos são um meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000) no âmbito rural e o Senar-MT é a instituição responsável por possibilitar a formação teórica/prática dos estudantes.

Leia Também:  ARROZ/CEPEA: Com baixa liquidez, valores recuam

PÚBLICO ALVO – O Programa de Aprendizagem de Nível Técnico é destinado para pessoas de 17 a 22 anos que tenham concluído o ensino médio e sejam contratadas na modalidade de jovens aprendizes pelas propriedades rurais.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Sistema CNA/Senar lança concurso para premiar contadores de causos

Publicados

em


Brasília (18/09/2021)O Sistema CNA/Senar lança, no sábado (18), o Concurso Prosa de Porteira para premiar contadores de causos em todo o país e incentivar a cultura popular brasileira.

Interessados em participar deverão enviar os vídeos com duração máxima de dois minutos. Para verificar outros requisitos e informações, é necessário consultar o regulamento.

Esse material passará por etapas classificatórias e eliminatórias como o envio dos vídeos, cadastro, análise de comissão organizadora e votação popular.

As inscrições, que vão até o dia 30 de outubro, podem ser feitas no site www.prosadeporteira.com.br/concurso

Informações sobre o regulamento também podem ser acessadas nesse link.

As melhores histórias serão premiadas com uma motocicleta 150 cilindradas para o vencedor; um notebook para o segundo colocado e um celular para o terceiro lugar.

Prosa de porteira – O Sistema CNA/Senar lançou, em maio, o portal Prosa de Porteira, espaço criado para resgatar os mais variados, criativos e saborosos causos do campo brasileiro.

Acesse www.prosadeporteira.com.br, conheça o projeto e confira os causos já disponíveis no portal. 

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  SENAR - AC promove encontro para debater futuras ações em Tarauacá e Feijó
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA