ÁGUA BOA

Agronegócio

Família de produtores que pensava em vender sítio retoma ânimo com as transformações do Senar/MS

Publicado em

Agronegócio


Reforma de pastagem, melhoramento na genética e no manejo dos animais deram resultados positivos e produtores voltaram a ‘acreditar no sonho’.

Pensando em abandonar a produção de leite e até em vender a propriedade, localizada no município de Anaurilândia, Lucia Pereira e a família retomaram o ânimo após a chegada do Senar/MS. Com a Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Leite, conseguiram bons resultados com reforma de pastagem, melhora na genética e no manejo do gado, e voltaram a ‘acreditar no sonho de progredir’. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Era um solo degradado, sem pastagem nenhuma, cheio de mato para limpar. Depois que o Senar chegou melhorou bastante. No pasto foi feita a recuperação, adubação, calcareação das pastagens e do solo. E, assim, temos um bom manejo rotacionado. O fornecimento de água dos animais também melhorou, além da genética das vacas e bezerros. Agora estamos anotando tudo que precisa organizar no dia a dia do sítio”, resume Lucia.

Com as melhorias no manejo e na pastagem, os resultados positivos começaram a aparecer na produção leiteira, que passou de 40 litros para 110 litros por dia.

Leia Também:  Aplicativo do Senar tem mais de 23 mil downloads em um mês

“Uma das coisas mais importantes que melhoraram foi o psicológico da gente. Meu marido já não tinha aquele ânimo para o trabalho, pensava até em vender a propriedade, porque não via mais sentido de como restabelecer e chegar no nível que gostaria. O atendimento do Senar fez com que renascesse essa vontade, fez a gente voltar a acreditar que poderia ter aquilo que a gente sonhou um dia, que é ver nosso sítio tendo progresso”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e reportagens sobre Bovinocultura de Leite em ‘Mercado Agropecuário’ e sobre a Live ‘Simplificando a Gestão na Produção de Leite’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

SENAR MINAS criará cursos com temática de energia solar

Publicados

em


A disseminação da energia fotovoltaica como alternativa para o campo chamou a atenção do Sistema FAEMG/SENAR/INAES para aproximar essa tecnologia do produtor. Depois de disponibilizar um convênio para os interessados, agora a entidade está preparando cursos do SENAR sobre o assunto – o treinamento dos instrutores inclusive já começou.

Quatro instrutores do SENAR MINAS foram treinados por técnicos da I.S Brasil Soluções Sustentáveis sobre usinas de placas fotovoltaicas. O analista técnico de Formação Profissional do SENAR, Luiz Felipe Xavier, organizou o treinamento e explicou que os conteúdos abordados foram desde a parte legal, passando pelo financiamento e chegando à instalação e manutenção dos equipamentos. De acordo com o analista, também estava planejada uma visita técnica, mas a pandemia adiou essa parte.

O Sistema FAEMG e a I.S Brasil estão firmando uma parceria para troca de conhecimentos na área, que inclui a capacitação de pessoal das duas empresas. “Nosso objetivo em criar esses cursos é oferecer aos produtores rurais ferramentas para que eles conheçam a tecnologia e ajudem a fomentá-la no meio rural. Qualquer produtor poderá participar dos cursos”, explicou o analista da FPR.

Leia Também:  Sistema FAEC/SENAR e BNB discutem termo de parceria para ampliar ações voltadas para o Agronegócio cearense

Novos treinamentos

Paralelamente às palestras ministradas on-line pelos especialistas da I.S Brasil, o analista Luiz Felipe Xavier e os instrutores Alexandre Keney, Fabiana Franco, José Francisco Moreira Pinto e Marcos Antonio Franco trabalharam no desenvolvimento da documentação pedagógica dos novos treinamentos. Ele conta que, a princípio, três cursos serão criados:

  • Estudo de viabilidade de uma usina solar: sensibilizar e mostrar aos participantes quais são as principais formas de negócio existentes hoje no mercado, tendo, ao final, um miniprojeto para cada participante;
  • Instalação e montagem de usinas de placas fotovoltaicas;
  • Manutenção de usinas de placas fotovoltaicas.
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA