ÁGUA BOA

Agronegócio

Formação desde cedo: ATeG do SENAR MINAS lança seu programa de estágio

Publicado em

Agronegócio


A formação dos técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG do Sistema FAEMG/SENAR/INAES evoluiu e vai começar ainda na graduação. Essa é a proposta do Programa de Estágio ATeG, iniciativa que tem o objetivo de inserir estudantes do último ano dos cursos de Ciências Agrárias na rotina dos atendimentos e prepará-los nas técnicas do programa do SENAR.

As atividades iniciam no começo deste mês com 16 estudantes de cinco entidades em 15 municípios. Os estagiários já estão em campo, aprendendo junto aos técnicos do ATeG sobre as cadeias do café, bovinocultura de leite e de corte e da agroindústria. De acordo com o gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Rocha de Melo, este ano o programa está em fase teste, para, em 2022, expandir para todo o estado.

“Capacitar e transformar vidas está no DNA do SENAR MINAS. Diante disso, desenvolver e implantar o programa de estágio tem, para nós, valor social. Contribuir com a formação prática destes estudantes vai ao encontro da missão do SENAR de ensinar e preparar profissionais para os desafios e demandas do mercado de trabalho rural”, afirma o gerente.

Leia Também:  TOMATE/CEPEA: Colheita se intensifica, e preços caem com força no atacado

Ambiente fértil para crescer

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG atende, hoje, quase 10 mil propriedades em Minas Gerais, com expectativa de crescimento de 20% este ano.

“A rápida expansão do programa tem demandado a contratação constante de profissionais, com remunerações atrativas, ótimo amparo para o crescimento técnico, além de um ambiente de trabalho desafiador e empolgante, daí a importância de um programa como este”, afirma a gerente de Recursos Humanos do Sistema FAEMG, Sinaria Sousa.

Conheça mais:

  • Quatro cadeias atendidas: café, bovinocultura de leite e de corte e agroindústria
  • Cinco universidades participantes: Universidade Federal de Viçosa, UFMG, PUC Minas, Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí e Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado
  • Período de duração: até 12 meses
  • Carga horária de 120 horas/mês, divididas em práticas de campo e práticas gerenciais
  • Treinamento introdutório na metodologia ATeG do SENAR Central
  • O estudante tem direito a bolsa de incentivo, auxílio transporte e seguro de vida
  • Municípios atendidos nesta fase: Bambuí, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Caldas, Corinto, Curvelo, Manhuaçu, Mariana, Medeiros, Paula Cândido, Ponte Nova, São Roque de Minas, Viçosa, Vieiras e Visconde do Rio Branco.
Leia Também:  ATeG do Senar está em plena expansão em Mato Grosso e no Brasil
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Primavera do Leste tem nascentes em ótimo estado de conservação

Publicados

em


Sustentabilidade

Primavera do Leste tem nascentes em ótimo estado de conservação

Localizadas em propriedades rurais as fontes estão 97% preservadas

12/06/2021

Levantamento realizado pelo projeto Guardião das Águas, de iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), identificou que produtores rurais de Primavera do Leste, região Sudeste do Estado preservam 97% das nascentes. O estudo apontou que, das 259 fontes encontradas em áreas agricultáveis, 250 estão em ótimo estado de conservação. O município possui 194.329 mil hectares de plantio de milho e 285.507 mil ha de cultivo de soja.

O estudo aponta também, que produtores rurais de Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Rondonópolis, Cuiabá e Itiquira também preservam o patrimônio natural. Nesses municípios os resultados mostram um percentual de conservação das fontes entre 95 e 99%. O Guardião das Águas é desenvolvido há três anos e já mapeou 63.859 nascentes em 34 municípios do Estado.

O mapeamento tem como objetivo avaliar e diagnosticar as nascentes dos municípios produtores de soja e milho, de acordo com o grau de conservação, além de apoiar a regularização ambiental e fomentar estratégias internacionais.

Leia Também:  ATeG do Senar está em plena expansão em Mato Grosso e no Brasil

Gerente de Sustentabilidade e responsável pelo projeto, Marlene Lima, explica que “o Guardião das Águas é uma ação contínua que serve para instruir o produtor associado sobre os trabalhos de restauro florestal que precisam ser realizados nas fazendas”.

Em Primavera do Leste, na fazenda do produtor rural Rafael Zanin, as nascentes estão intactas. “Nossa área é de cerca de 5 mil hectares, aqui cultivamos soja, milho e pecuária. Fazemos aceiro, áreas de dreno, não derrubamos árvores, nem o gado bebe água das nascentes, pois temos poço artesiano e local apropriado para eles. Separamos o lixo e reciclamos, tudo com muita responsabilidade, já que em nossa propriedade temos três dos principais biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal”.

Morador de Paranatinga há uma década, o produtor rural Abel Dognani, se orgulha ao falar do município e suas potencialidades. A fazenda de 2.500 hectares possui diversas nascentes preservadas, bem como reserva legal intacta. “Plantamos soja e milho, mas temos a consciência da preservação do meio ambiente. Reflorestamos cerca de 20 a 30 metros em torno das nascentes e com isso os açudes (represas de água) estão cheios, o que atende toda a demanda da fazenda”, enfatizou Abel.

Leia Também:  TOMATE/CEPEA: Colheita se intensifica, e preços caem com força no atacado

O projeto Guardião das Águas tem responsabilidade com o meio ambiente.“A sustentabilidade no agronegócio envolve práticas ambientais nas atividades agrícolas, bem como adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina do campo. Prova disso é a preservação das nascentes em propriedades rurais, em média 95% delas em ótimo estado de conservação”, declarou presidente da Aprosoja, Fernando Cadore.

Fonte: Rosangela Milles

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA