ÁGUA BOA

Agronegócio

Indígenas aprofundam conhecimentos para desenvolver apicultura em aldeia

Publicado em

Agronegócio


Iniciou nesta segunda-feira (28.06), uma série de treinamentos de cadeia produtiva na Terra Indígena (TI) Grande Sangradouro, em Primavera do Leste. Ao todo, serão seis capacitações voltadas para a apicultura. Elas serão realizadas até o final de julho e contarão com a participação de 15 indígenas da etnia Xavante.

Os participantes irão aprender sobre produção de abelhas rainhas do gênero APIS, manejo avançado de apicultura, comercialização de produtos agropecuários, associativismo e cooperativismo, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. O conhecimento vem agregar às técnicas aprendidas no curso de apicultura básica, concluído pelos indígenas em maio.

A capacitação deve-se à parceria com o Sindicato Rural de Primavera do Leste o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). De acordo com o presidente do Sindicato, Marcos Bravin, a iniciativa promove desenvolvimento aos indígenas.  “O povo indígena Xavante identificou na cadeia produtiva do mel uma oportunidade para desenvolvimento e estamos proporcionando a formação no curso profissionalizante de apicultura”.

O presidente da cooperativa indígena Xavante Cooigrandesan TI Sangradouro, Gerson Waraiwe, elogiou o incentivo que os indígenas têm recebido para desenvolver a apicultura na região. “É uma oportunidade de aproveitar o potencial do mel silvestre nas nossas áreas e futuramente complementar a renda da nossa comunidade”.

Leia Também:  FAEP participou ativamente da consolidação da defesa sanitária do Paraná

A Terra Indígena Sangradouro consiste em 57 aldeias espalhadas por três municípios mato-grossenses: Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim. Os treinamentos serão concentrados na Aldeia Mãe e posteriormente o trabalho será expandido para as demais localidades. “Já ganhamos 90 caixas de abelha por meio de outras parcerias e estamos aguardando a complementação da formação técnica para começarmos a produzir”.

Capacitação indígena – Segundo Waraiwe, até agora cerca de 60 indígenas já foram capacitados com treinamentos do Senar-MT e Sindicato Rural, dentre eles operação de maquinário agrícola, conhecimento que já tem sido utilizado nas terras indígenas que desenvolvem a agricultura.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Campo Futuro levanta custos de produção em nove estados

Publicados

em


Brasília (30/07/2021) – O Projeto Campo Futuro levantou nesta semana os custos de produção de aquicultura (piscicultura), cana-de-açúcar, grãos (soja, milho e feijão), pecuária de leite e pecuária de corte.

Os encontros ocorreram de forma virtual como medida de segurança para atender os protocolos sanitários com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus.

Os painéis de grãos ocorreram em Cristalina (GO), Dourados (MS) e Naviraí (MS). Em Morro Agudo (SP), Campo Florido (MG), João Pessoa (PB) e Recife (PE), ocorreram os levantamentos de cana-de-açúcar.

Houve, ainda, um painel de pecuária de leite, em Marmeleiro (PR), um de pecuária de corte, em Santa Maria (RS) e um de piscicultura, em Cuiabá (MT).

Os levantamentos foram feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa – UFV) e Pecege (Esalq/USP).

A iniciativa analisa as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada pelos produtores. Participam dos encontros virtuais (medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus) representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária, sindicatos rurais dos municípios e produtores rurais. Os dados obtidos são preliminares.

Leia Também:  Boi, milho e soja sobem no Brasil; veja notícias desta quinta-feira

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA