ÁGUA BOA

Agronegócio

Instituto AgriHub divulga programação de lives para os meses de junho e julho

Publicado em

Agronegócio


O Projeto de Difusão Tecnológica do Instituto AgriHub preparou para os meses de junho e julho (de 09/06 a 28/07) uma série de Lives intituladas de “Desembarcando Tecnologias”, com a participação de fabricantes de máquinas e equipamentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui: http://www.agrihub.com.br/livedesembarque.

O objetivo é apresentar aos produtores rurais novas tecnologias disponíveis no mercado, assim como estimular o uso das tecnologias que eles já possuem na propriedade, porém não estão sendo utilizadas.

A série é parte do projeto que vem sendo desenvolvido baseado na metodologia BPMN (Mapeamento de Processos), com o apoio do professor Aziz Galvão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e equipe AgroPlus, além da participação de alguns produtores rurais e especialistas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) está financiando esta iniciativa que foi dividida em duas fases.

Na primeira, o foco será produção vegetal. Ao todo, serão promovidas oito lives para produtores sobre tecnologias embarcadas. De acordo com o relato de alguns produtores, essa é uma grande dificuldade enfrentada por eles, que muitas vezes não utiliza ou subutiliza as tecnologias disponíveis nos seus maquinários.

Leia Também:  Aplicativo do Senar tem mais de 23 mil downloads em um mês

Com o intuito de estreitar o relacionamento com os fornecedores de soluções tecnológicas e produtores, o Instituto AgriHub formatou as lives para que representantes das fabricantes possam apresentar as tecnologias embarcadas em seus equipamentos e maquinários utilizados no pré-plantio, plantio, tratos culturais e colheita, bem como otimizar o seu uso.

“Esse é um trabalho de parceria para potencializar resultados, tanto para o produtor, como para o fabricante e o revendedor”, disse a coordenadora da Rede de Fazendas Alfa, Eloiza Zuconelli.

Na segunda fase será feito o mapeamento da produção animal e com isso a integração dos processos para contemplar a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). O resultado deste trabalho e as informações somadas ao mapeamento de startups serão utilizados como parâmetros para o Sistema de Apoio à Decisão (SAD) em que o produtor poderá encontrar a solução tecnológica mais indicada para o nível de maturidade relacionado a cada subprocesso da sua atividade.

Os produtores, além de assistirem às apresentações das empresas parceiras, poderão interagir tirando dúvidas, fazendo perguntas aos convidados e participando de sorteios de brindes.

Missão Técnica – Paralelo às lives, uma equipe técnica liderada pela coordenadora da Rede de Fazendas Alfa, Eloiza Zuconelli, estará em missão técnica pelas fazendas para a validação dos processos de mapeamento, levantamento de dados para desenho dos níveis de maturidade dos processos e das propriedades e também do uso das tecnologias embarcadas. Esse levantamento facilitará a identificação dos problemas, desafios ou necessidades dos produtores.

Leia Também:  Sistema CNA/Senar e Embrapii debatem pesquisa e inovação no agro

As equipes Agrihub e UFV visitarão quatro fazendas por semana. Uma equipe percorrerá propriedades na região Oeste, seguindo pela BR-163, e a outra seguirá para as regiões sul e leste do Estado.

Os dados levantados e os processos validados serão parte de um diagnóstico que será entregue posteriormente para a propriedade visitada. Com os resultados em mãos, o produtor poderá optar por fazer testes de tecnologias que são de seu interesse e/ou necessidade.

Parceiros – Participarão do circuito de lives as empresas Fendt, New Holland, Jacto, Jonh Deere, Trimble, Massey Ferguson, Case e Valtra. Confira abaixo a programação (sujeita a alterações).

Fendt – 09/06/21

New Holland – 16/06/21

Jacto – 23/06/21

John Deere – 30/06/21

Trimble – 07/07/21

Massey Ferguson – 14/07/21

Case – 21/07/21

Valtra – 28/07/21

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Senar lança minicursos na área de pastagens

Publicados

em


Brasília (18/06/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibiliza, a partir de sexta (18), um novo formato de conteúdo para o aperfeiçoamento profissional de quem trabalha no campo. São quatro minicursos, totalmente online e gratuitos, com duração de até 2 horas e prazo de sete dias para conclusão.

Inicialmente, serão oferecidos os seguintes minicursos: correção de acidez do solo, entendendo a degradação de pastagens, formas de intervenção nas pastagens e técnicas de otimização das pastagens e do pastejo.

Os conteúdos desenvolvidos são objetivos, práticos e aplicáveis na rotina do campo. O acesso aos cursos EAD do Senar pode ser realizado pelo site http://ead.senar.org.br/

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, destaca que a instituição está sempre em busca de novas estratégias educacionais.  “A intenção é expandir as opções de capacitações de forma ainda mais dinâmica, em destaque na atualidade, sem perder a qualidade técnica que o Senar tanto preza”.

A distribuição do conteúdo tem algumas características importantes para facilitar o consumo do aluno, segundo a coordenadora de EaD do Senar, Ana Ângela Sousa.

Leia Também:  Deputado de MT é titular da Comissão de Meio Ambiente

“Cada pílula é formada por conteúdos completos e independentes com curta duração. O processo de assimilação de informações é mais flexível e efetivo, pois o foco é em um único conceito ou problema. Além disso, os temas consideram a necessidade e a realidade do nosso público”, explica.

Características – Cada aluno poderá realizar a matrícula em um minicurso por vez e terá acesso a um minibook (minilivro em PDF) com os principais conteúdos para consulta. Ao final, o participante terá que responder um questionário (quiz) e realizar a pesquisa de satisfação para receber o certificado de participação.

Outras capacitações – Além dos minicursos, o Senar disponibiliza mais de 80 cursos de educação a distância no portal da EaD Senar. Conheça: http://ead.senar.org.br/.

Cartilhas e vídeos – Também é possível ter acesso a vídeos e cartilhas para aperfeiçoamento no campo por meio da Estante Virtual – Coleção Senar no site: https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar

Outra opção é o aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, que dá acesso ao conteúdo de mais de 170 cartilhas virtuais utilizadas nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais para a melhoria da produção agropecuária.

Leia Também:  FAEP participou ativamente da consolidação da defesa sanitária do Paraná

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA