ÁGUA BOA

Agronegócio

Novo sistema dinamiza as análises do Cadastro Ambiental Rural traz benefícios aos produtores rurais em MS

Publicado em

Agronegócio


Automatizar e acelerar as análises de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), este é o objetivo da recém plataforma lançada, AnalisaCAR, ferramenta de exclusividade do Brasil que otimiza a inclusão de informações declaradas pelos produtores rurais, no Brasil todo, inclusive no Mato Grosso do Sul, simultaneamente. Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, este é o tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (07).

A plataforma desenvolvida pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Universidade de Lavras e lançada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) utiliza tecnologias de sensoriamento remoto para processar milhares de cadastros simultaneamente. Atualmente as análises estavam sendo feitas de modo manual pelas equipes técnicas que, até o momento, haviam processado cerca de 3% dos cadastros da base do sistema federal.

“Com a dinamicidade do sistema passa a ser possível afirmar o nível de conservação das vegetações nativas do estado, mostrando um retrato fiel dos resultados a partir de ações sustentáveis dentro das propriedades rurais. Com isso, o setor torna-se mais atrativo para investidores, devido a oferta de segurança jurídica e ambiental, aumentando a competitividade da região”, explica a consultora técnica, Daniele Coelho.

Leia Também:  MANDIOCA/CEPEA: Maior interesse de venda eleva a pressão sobre valores

O AnalisaCAR representa um avanço para o Brasil, que possui o maior acervo de cadastros com informações ambientais do mundo. “O sistema diminui a subjetividade no processo, traz segurança jurídica ao produtor rural e amplia a proteção ao meio ambiente, avançando também em agendas importantes como a implantação efetiva da legislação, recuperação florestal e pagamentos por serviços ambientais”, detalha.

A assinatura de um acordo de cooperação técnica que aconteceu em maio, oficializou a adesão do programa por parte do governo do estado.

CAR em MS

De acordo com os dados gerais do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Mato Grosso do Sul tem hoje 80 mil propriedades rurais, área superior a 35 milhões de hectares. Deste total, mais de 75 mil propriedades rurais estão com seus cadastros ativos, corresponde a 96,2% da área total do MS.

O CAR permite que o produtor tenha um certificado de regularidade ambiental no país, garantindo o acesso ao crédito financeiro e comercialização dos seus produtos, possibilitando o desenvolvimento de selos que agregam valor, pois confirma que o seu negócio está 100% legal nas questões ambientais.

Leia Também:  SUÍNOS/CEPEA: Com baixa oferta de animais em peso de abate, preço do vivo sobe
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Senar lança minicursos na área de pastagens

Publicados

em


Brasília (18/06/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibiliza, a partir de sexta (18), um novo formato de conteúdo para o aperfeiçoamento profissional de quem trabalha no campo. São quatro minicursos, totalmente online e gratuitos, com duração de até 2 horas e prazo de sete dias para conclusão.

Inicialmente, serão oferecidos os seguintes minicursos: correção de acidez do solo, entendendo a degradação de pastagens, formas de intervenção nas pastagens e técnicas de otimização das pastagens e do pastejo.

Os conteúdos desenvolvidos são objetivos, práticos e aplicáveis na rotina do campo. O acesso aos cursos EAD do Senar pode ser realizado pelo site http://ead.senar.org.br/

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, destaca que a instituição está sempre em busca de novas estratégias educacionais.  “A intenção é expandir as opções de capacitações de forma ainda mais dinâmica, em destaque na atualidade, sem perder a qualidade técnica que o Senar tanto preza”.

A distribuição do conteúdo tem algumas características importantes para facilitar o consumo do aluno, segundo a coordenadora de EaD do Senar, Ana Ângela Sousa.

Leia Também:  FRANGO/CEPEA: Liquidez aumenta, e cotações se elevam neste início de junho

“Cada pílula é formada por conteúdos completos e independentes com curta duração. O processo de assimilação de informações é mais flexível e efetivo, pois o foco é em um único conceito ou problema. Além disso, os temas consideram a necessidade e a realidade do nosso público”, explica.

Características – Cada aluno poderá realizar a matrícula em um minicurso por vez e terá acesso a um minibook (minilivro em PDF) com os principais conteúdos para consulta. Ao final, o participante terá que responder um questionário (quiz) e realizar a pesquisa de satisfação para receber o certificado de participação.

Outras capacitações – Além dos minicursos, o Senar disponibiliza mais de 80 cursos de educação a distância no portal da EaD Senar. Conheça: http://ead.senar.org.br/.

Cartilhas e vídeos – Também é possível ter acesso a vídeos e cartilhas para aperfeiçoamento no campo por meio da Estante Virtual – Coleção Senar no site: https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar

Outra opção é o aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, que dá acesso ao conteúdo de mais de 170 cartilhas virtuais utilizadas nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais para a melhoria da produção agropecuária.

Leia Também:  Sistema CNA/Senar e Embrapii debatem pesquisa e inovação no agro

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA