ÁGUA BOA

Agronegócio

Senar destaca indicação geográfica para diferenciação de alimentos

Publicado em

Agronegócio


Desde 2012 o queijo Canastra é protegido pela Indicação de Procedência

Brasília (04/06/2021) O oitavo vídeo da série sobre Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para agroindústrias, produzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), explica o que é Indicação Geográfica e de que forma este fator pode diferenciar os produtos que possuem esse reconhecimento.

A Indicação Geográfica é um ativo de propriedade intelectual para contribuir com o desenvolvimento de uma região ou localidade. No Brasil, existem a Indicação de Procedência e a Denominação de Origem.

A Indicação de Procedência confere a uma região, que se tornou famosa pela produção de dado produto ou prestação de certo serviço. Já a Denominação de Origem está relacionada às qualidades ou características influenciadas ou determinadas pelo meio geográfico, incluindo fatores naturais como clima, relevo, vegetação e solos e também humanos como saber-fazer e modo de produzir.

Se você ficou interessado pelo assunto e quer entender melhor, confira o vídeo:

Para assistir aos episódios anteriores da série, acesse:

Tem interesse em participar do Programa de alimentos artesanais do Sistema CNA/Senar? Clique aqui:  https://cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais/

Leia Também:  Sorriso é o segundo maior produtor de peixe do estado e Mato Grosso é o 5º maior produtor de peixes do país

O Senar também produziu uma série de vídeos sobre ATeG, acesse:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLpvd_yKjERaf4xHrtG0sx87tWtaFes9TS

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Marcos Giesteira

Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

SENAR MINAS criará cursos com temática de energia solar

Publicados

em


A disseminação da energia fotovoltaica como alternativa para o campo chamou a atenção do Sistema FAEMG/SENAR/INAES para aproximar essa tecnologia do produtor. Depois de disponibilizar um convênio para os interessados, agora a entidade está preparando cursos do SENAR sobre o assunto – o treinamento dos instrutores inclusive já começou.

Quatro instrutores do SENAR MINAS foram treinados por técnicos da I.S Brasil Soluções Sustentáveis sobre usinas de placas fotovoltaicas. O analista técnico de Formação Profissional do SENAR, Luiz Felipe Xavier, organizou o treinamento e explicou que os conteúdos abordados foram desde a parte legal, passando pelo financiamento e chegando à instalação e manutenção dos equipamentos. De acordo com o analista, também estava planejada uma visita técnica, mas a pandemia adiou essa parte.

O Sistema FAEMG e a I.S Brasil estão firmando uma parceria para troca de conhecimentos na área, que inclui a capacitação de pessoal das duas empresas. “Nosso objetivo em criar esses cursos é oferecer aos produtores rurais ferramentas para que eles conheçam a tecnologia e ajudem a fomentá-la no meio rural. Qualquer produtor poderá participar dos cursos”, explicou o analista da FPR.

Leia Também:  Boi gordo tem mais um dia de recorde na B3; veja notícias desta terça

Novos treinamentos

Paralelamente às palestras ministradas on-line pelos especialistas da I.S Brasil, o analista Luiz Felipe Xavier e os instrutores Alexandre Keney, Fabiana Franco, José Francisco Moreira Pinto e Marcos Antonio Franco trabalharam no desenvolvimento da documentação pedagógica dos novos treinamentos. Ele conta que, a princípio, três cursos serão criados:

  • Estudo de viabilidade de uma usina solar: sensibilizar e mostrar aos participantes quais são as principais formas de negócio existentes hoje no mercado, tendo, ao final, um miniprojeto para cada participante;
  • Instalação e montagem de usinas de placas fotovoltaicas;
  • Manutenção de usinas de placas fotovoltaicas.
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA