ÁGUA BOA

Agronegócio

Senar Goiás: Treinamento Operação e Manutenção de Roda d’água e Carneiro hidráulico proporciona economia para produtores rurais

Publicado em

Agronegócio


O produtor Paulo Ricardo, de Silvânia em Goiás, conhece bem as rodas d’água e os carneiros hidráulicos desde criança. Porém, nos dias de hoje, com tantas tecnologias como poços artesianos, bombas elétricas, eles acabaram um tanto esquecidos.

Ricardo não imaginava que esses equipamentos, se instalados da maneira ideal, podem trazer muita economia no campo. Ele foi um dos alunos da primeira turma do Treinamento de Operação e Manutenção de Roda d’água e Carneiro hidráulico realizado pelo Senar Goiás. O curso é novo e aconteceu no Instituto Mães de Santa Cruz, em Interlândia, distrito de Anápolis.

“É um curso muito bom. Me mostrou as potencialidades, as facilidades de implemento e são muitas vantagens de se ter uma roda d’água nas propriedades rurais. Entre elas está a redução dos custos com energia elétrica”, diz o produtor.

O curso inclui a parte prática, que nesse caso foi possível a execução da completa manutenção e operação da roda d’água presente na propriedade, auxiliando no aperfeiçoamento dos participantes.

Leia Também:  ALFACE/CEPEA: Perdas por geada já resultam em alta dos preços

“Tais equipamentos são mais baratos e de fácil manutenção, com a principal vantagem de levar água a longas distâncias (distância aclive-de baixo pra cima), sem utilizar energia elétrica ou combustão, apenas com a força hidráulica da água. Sendo assim, deste ponto de vista, equipamentos mais sustentáveis e que se adaptam a diversas realidades do produtor rural”, explica Fernando Rodrigues Cabral Filho,instrutor do Senar Goiás.

Veja o conteúdo

-Princípios fundamentais do processo de Roda d’ água e carneiro hidráulico

-Construção da roda d’ água e do carneiro hidráulico de acordo com a topografia e o volume de água

-Parâmetros para economia e eficiência na distribuição de água na roda d’ água e carneiro hidráulico

-Construção da roda d’ água e carneiro hidráulico visando maior eficiência no uso da água

-Instalação da Roda d’ água e carneiro hidráulico

-Operação e manutenção da roda d’ água e carneiro hidráulico e funcionamento do sistema

Para mais informações acesse: https://sistemafaeg.com.br/sen… ou solicite o curso no Sindicato Rural da sua região.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Projeto de equoterapia atende mais de 150 pessoas em Cuiabá

Publicados

em


O Sindicato Rural de Cuiabá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) possibilitam o atendimento a mais de 150 pessoas no Programa de Equoterapia. A partir deste mês de julho, o benefício será ampliado para um número ainda maior. A Cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso, parceira no projeto, ampliou o uso da pista de equitação do Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

De acordo com o comandante da Cavalaria, o tenente-coronel Walmir Barros Rocha, a ampliação dos atendimentos é possível devido ao grande número de parceiros no projeto. “O Senar-MT e o Sindicato Rural possuem um termo de cooperação conosco que permite subsidiar alguns dos praticantes do projeto. Além disso também fornecem contribuições que auxiliam na aquisição de materiais”, destaca.

Segundo a gerente do Sindicato Rural, Sandra Santana, além da Polícia Militar o Sindicato Rural conta com outras seis parcerias, desde instituições filantrópicas até órgãos públicos e ranchos. “Possuímos sete parceiros na capital e por meio deles mais de 150 pessoas são atendidas”.

Leia Também:  Produtores mineiros do ATeG são destaque em pesquisa da CNA sobre crédito

O Senar-MT apoia financeiramente instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. Além disso, fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto de seis mantas, três selas australiana, seis capacetes hípicos e a capacitação para os parceiros.

EQUOTERAPIA – A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA