ÁGUA BOA

Agronegócio

Senar-MT capacita bombeiro para operar máquinas agrícolas no combate ao fogo

Publicado em

Agronegócio


Encerrou no sábado (05.06) a primeira turma de máquinas agrícolas com participação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT). O curso foi de Operação de Pá carregadeira no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso. No dia 21 deste mês, os militares realizarão o treinamento de Operação de tratores agrícolas, no mesmo local.

Participaram desta ação, 13 integrantes do CBM-MT (pertencentes ao Batalhão de Emergências Ambientais e aos 07 comandos regionais) e dois analistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).

O objetivo é capacitá-los com ferramentas que possam auxiliar no combate a incêndios florestais e no enfrentamento ao fogo durante este ano de 2021. Foram apresentados conhecimentos referentes à operação básica da pá carregadeira, sua manutenção básica e conhecimentos de mecânica.

Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais.  De acordo com o diretor de operações, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, “essa união entre Corpo de Bombeiros e homem do campo é muito importante para acabarmos com esse estigma de que o brasileiro coloca fogo em suas florestas”.

Leia Também:  SENAR-PR auxilia projeto de horta comunitária

Durante cerimônia realizada em Cuiabá, o Comandante geral do CBM-MT, Cel BM Alessandro Borges Ferreira, destacou a importância de ter equipes preparadas para as condições climáticas adversas. “No meio do ano, passamos por uma condição climática crítica, um período muito seco e qualquer fagulha é prejudicial. É importante ter essa parceria com o Senar-MT e Sindicato Rural porque com a técnica e o conhecimento certos haverá menos impacto ao meio ambiente e à saúde do cidadão”. 

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

SENAR MINAS criará cursos com temática de energia solar

Publicados

em


A disseminação da energia fotovoltaica como alternativa para o campo chamou a atenção do Sistema FAEMG/SENAR/INAES para aproximar essa tecnologia do produtor. Depois de disponibilizar um convênio para os interessados, agora a entidade está preparando cursos do SENAR sobre o assunto – o treinamento dos instrutores inclusive já começou.

Quatro instrutores do SENAR MINAS foram treinados por técnicos da I.S Brasil Soluções Sustentáveis sobre usinas de placas fotovoltaicas. O analista técnico de Formação Profissional do SENAR, Luiz Felipe Xavier, organizou o treinamento e explicou que os conteúdos abordados foram desde a parte legal, passando pelo financiamento e chegando à instalação e manutenção dos equipamentos. De acordo com o analista, também estava planejada uma visita técnica, mas a pandemia adiou essa parte.

O Sistema FAEMG e a I.S Brasil estão firmando uma parceria para troca de conhecimentos na área, que inclui a capacitação de pessoal das duas empresas. “Nosso objetivo em criar esses cursos é oferecer aos produtores rurais ferramentas para que eles conheçam a tecnologia e ajudem a fomentá-la no meio rural. Qualquer produtor poderá participar dos cursos”, explicou o analista da FPR.

Leia Também:  Produtos com Selo Nacional da Agricultura Familiar passam de 700 para 7 mil em um ano

Novos treinamentos

Paralelamente às palestras ministradas on-line pelos especialistas da I.S Brasil, o analista Luiz Felipe Xavier e os instrutores Alexandre Keney, Fabiana Franco, José Francisco Moreira Pinto e Marcos Antonio Franco trabalharam no desenvolvimento da documentação pedagógica dos novos treinamentos. Ele conta que, a princípio, três cursos serão criados:

  • Estudo de viabilidade de uma usina solar: sensibilizar e mostrar aos participantes quais são as principais formas de negócio existentes hoje no mercado, tendo, ao final, um miniprojeto para cada participante;
  • Instalação e montagem de usinas de placas fotovoltaicas;
  • Manutenção de usinas de placas fotovoltaicas.
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA