ÁGUA BOA

Agronegócio

Sistema CNA/Senar e líderes internacionais debatem futuro da alimentação

Publicado em

Agronegócio


Brasília (09/06/2021) O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, participou da segunda edição do Internacional FoodTech Fórum, realizado pelo FoodTech Hub Br, nos dias 8 e 9 de junho.

O evento online foi um diálogo independente de preparação para o UN Food Summit 2021 da Organização das Nações Unidas (ONU), que terá como tema “Indústria de Alimentos: Modelando o Futuro da Alimentação”.

Matheus Ferreira foi um dos expositores do painel “Garantir o acesso a alimentos nutritivos e seguro para todos”, promovido na quarta (9). Em sua apresentação, o coordenador destacou a resiliência e a capacidade de adaptação do produtor rural brasileiro às mudanças tecnológicas.

“Quando o produtor enxerga uma oportunidade de reduzir custos, aumentar a produtividade e receita, ele promove os ajustes necessários em seu sistema de produção. A informação só precisa chegar até ele de forma simples e natural para que ele faça as possíveis adequações”.

Ferreira também falou do papel do Senar em levar capacitação e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores e trabalhadores do campo. “Na ATeG são 24 meses de acompanhamento. O produtor atendido recebe visitas mensais do técnico especializado. O objetivo é mostrar ao produtor que a atividade dele é um negócio como qualquer outro, e que ele precisa ganhar dinheiro com isso”.

Leia Também:  Tudo Pronto Para o Mega Leilão da Estância Bahia.

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar está presente em grande número de municípios do Brasil e engloba 28 atividades agropecuárias. Em maio deste ano, alcançou a marca de 1 milhão de visitas técnicas em mais de 7, 2 milhões de hectares. “A educação, a capacitação e a orientação do produtor vão fazer com que ele se sinta mais seguro em investir na propriedade”, explicou.

Durante o evento, o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar citou as mais de 170 cartilhas virtuais do Senar, disponíveis no aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”. O material é utilizado nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais para a melhoria da produção agropecuária.

“A capacitação do produtor é fundamental para o processo de profissionalização. Precisamos trabalhar uma comunicação tangível, pois ainda há muita desinformação no campo sobre as novas tendências de consumo e hábitos alimentares da população em geral”, disse Matheus.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

SENAR MINAS criará cursos com temática de energia solar

Publicados

em


A disseminação da energia fotovoltaica como alternativa para o campo chamou a atenção do Sistema FAEMG/SENAR/INAES para aproximar essa tecnologia do produtor. Depois de disponibilizar um convênio para os interessados, agora a entidade está preparando cursos do SENAR sobre o assunto – o treinamento dos instrutores inclusive já começou.

Quatro instrutores do SENAR MINAS foram treinados por técnicos da I.S Brasil Soluções Sustentáveis sobre usinas de placas fotovoltaicas. O analista técnico de Formação Profissional do SENAR, Luiz Felipe Xavier, organizou o treinamento e explicou que os conteúdos abordados foram desde a parte legal, passando pelo financiamento e chegando à instalação e manutenção dos equipamentos. De acordo com o analista, também estava planejada uma visita técnica, mas a pandemia adiou essa parte.

O Sistema FAEMG e a I.S Brasil estão firmando uma parceria para troca de conhecimentos na área, que inclui a capacitação de pessoal das duas empresas. “Nosso objetivo em criar esses cursos é oferecer aos produtores rurais ferramentas para que eles conheçam a tecnologia e ajudem a fomentá-la no meio rural. Qualquer produtor poderá participar dos cursos”, explicou o analista da FPR.

Leia Também:  "Eu sou teimoso e herói em ficar aberto", diz empresário do Araguaia ao comentar fechamento de frigorífico em GO com demissão de 413 funcionários

Novos treinamentos

Paralelamente às palestras ministradas on-line pelos especialistas da I.S Brasil, o analista Luiz Felipe Xavier e os instrutores Alexandre Keney, Fabiana Franco, José Francisco Moreira Pinto e Marcos Antonio Franco trabalharam no desenvolvimento da documentação pedagógica dos novos treinamentos. Ele conta que, a princípio, três cursos serão criados:

  • Estudo de viabilidade de uma usina solar: sensibilizar e mostrar aos participantes quais são as principais formas de negócio existentes hoje no mercado, tendo, ao final, um miniprojeto para cada participante;
  • Instalação e montagem de usinas de placas fotovoltaicas;
  • Manutenção de usinas de placas fotovoltaicas.
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA