ÁGUA BOA

Agronegócio

Vale do Araguaia recebe primeiro treinamento de extensão dos CTs

Publicado em

Agronegócio


A Equipe de Polos Tecnológicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está expandindo – para outros municípios – as capacitações ofertadas nos Centros de Treinamento da instituição. A primeira realizada fora das unidades ocorreu em Querência, no mês de agosto. O curso foi Operação e manutenção de pivô central e contou com as tecnologias das empresas parceiras Walmont e Revenda Produtividade.

A produtora rural Cláudia Eliane Schneider Kremer da Rosa já havia instalado o equipamento em sua propriedade e planeja começar a usá-lo, no próximo dia 15. Apesar de conhecer as vantagens de ter um pivô central, ela nunca havia operado a ferramenta. “O primeiro contato foi durante o curso. Antes não tinha irrigação, mas com a implantação do equipamento vamos conseguir fazer uma 3ª safra, que será a do feijão”.

Os participantes aprenderam na teoria e na prática. Em sala de aula tiveram a oportunidade de realizar toda a programação de um pivô, por meio de um simulador. Esse foi o grande diferencial, segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Anderson Alves Brasileiro. “No aparelho, os alunos puderam programar o equipamento como mudar o ângulo, aumentar o volume da água, verificar o metro de lâmina. Quando fomos para a atividade prática, eles já sabiam como o equipamento funcionava”.

Leia Também:  Produtores de banana recebem Assistência Técnica e Gerencial do Senar/PE

De acordo com o supervisor da Regional do Senar-MT em Querência, Kleber Muniz, é a primeira vez que ocorre esse treinamento no município e surgiu de uma demanda do próprio Sindicato Rural. “As áreas já estão consolidadas e os produtores estão procurando melhorias nas suas propriedades. A implantação de pivô central é uma delas, porque possibilita a safra de outra cultura e aumenta a diversidade da produção”.

Expansão – Segundo Wlademiro Neto, coordenador da Equipe de Polos Tecnológicos do Senar-MT, o treinamento somente foi possível por meio das parcerias. “São empresas já parceiras dos CTs que aceitaram fazer a demonstração dessa tecnologia no Vale do Araguaia”. A ideia é expandir ainda mais os treinamentos nesse formato, bem como ampliar o número de CTS em Mato Grosso.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Evento virtual comemora 70 anos da CNA e 30 anos do Senar

Publicados

em


João Martins e esposa e Daniel Carrara

Brasília (24/09/2021) – O evento virtual “Nosso Sistema é 100”, realizado na sexta (24), comemorou os 70 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A cerimônia contou com a participação do presidente da CNA, João Martins, do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, de diretores, superintendentes, colaboradores, representantes das Federações estaduais, além de autoridades e representares do setor.

Colaboradores do Sistema CNA/Senar

João Martins destacou o privilégio de estar dirigindo o Sistema CNA/Senar nessa data “marcante”. Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, o presidente da CNA ressaltou que a entidade buscou uma alternativa moderna e tecnologicamente possível para celebrar esse momento histórico.

“Vamos comemorar e brindar com a mais absoluta certeza que nosso Sistema sempre esteve e sempre estará na vanguarda da defesa dos produtores brasileiros”, afirmou o presidente da CNA.

Daniel Carrara

Daniel Carrara relembrou a trajetória de crescimento do Sistema CNA/Senar, a representatividade e o reconhecimento conquistados ao longo dos anos. Ele também salientou a importância da parceria com as Federações da Agricultura estaduais, sindicatos rurais e superintendências do Senar para ampliar o escopo de atuação do Sistema e oferecer serviços de qualidade aos produtores rurais.

Leia Também:  Produtores de banana recebem Assistência Técnica e Gerencial do Senar/PE

“Nosso Sistema é respeitado em todo o Brasil e isso traz uma responsabilidade ainda maior para nossas equipes técnicas e nossas lideranças. Temos que fazer cada vez mais e melhor. O setor agropecuário nos demanda e precisamos avançar e se modernizar para continuar prestando um serviço de excelência, como já estamos fazendo”, disse o diretor-geral do Senar.

Ministra Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio de Souza (MDB/PR), o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Freitas, gravaram vídeos com mensagens de agradecimento ao Sistema CNA/Senar.

Durante a solenidade também foi apresentado um vídeo sobre a homenagem feita pela CNA ao vice-presidente da Confederação e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, que agora dá nome ao auditório da entidade, em Brasília.

Bráulio Bessa

O evento contou, ainda, com uma palestra sobre o futuro do agronegócio, com o especialista Guilherme Rangel, e um poema criado especialmente para a data pelo poeta Bráulio Bessa.

Leia Também:  CNA avalia desafios para criação de fundo nacional de defesa agropecuária

No encerramento, os participantes fizeram um brinde em homenagem ao Sistema CNA/Senar ao som de “Parabéns pra você” com a cantora Rosana Brown.

Rosana Brown e artistas

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Rafael Osler
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA