Investimentos
Água Boa – Autoridades abordam a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O evento foi realizado no Sindicato Rural de Água Boa e fez parte da programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
A palestra abordou a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que vai de encontro ao atendimento a Politica Nacional de Resíduos Sólidos e as Politicas de Saneamento Básico.
A meta do Governo Federal é alcançar a universalização dos serviços até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à agua potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto.
A lei prevê a obrigatoriedade de os contratos preverem metas de desempenho e de universalização dos serviços; adota como princípio a regionalização dos serviços de saneamento
Estiveram presentes, prefeitos e representantes de munícipios ligados ao CODEMA – Consórcio de Desenvolvimento do Médio Araguaia, além do Deputado Estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB).
O Superintendente da FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, Francisco Holanildo Silva Lima também esteve presente e destacou a necessidade dos municípios darem celeridade na implantação das determinações destacadas em lei, não deixando para a ultima hora, pois os municípios poderão deixar de receber recursos.
Olho no Araguaia

Agua Boa
Ação de Saúde da ESF Central promove cuidados e prevenção para hipertensos e diabéticos

Na quinta-feira (24), a Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Central realizou o “Hiperdia”, um evento dedicado ao atendimento de pessoas com hipertensão e diabetes. A ação, que incluiu orientação e atendimento multiprofissional, tem como objetivo promover o acompanhamento contínuo de pacientes com essas condições crônicas, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e prevenção de complicações.
Ao todo, foram entregues convites a 436 hipertensos e 138 diabéticos. Durante o evento, 44 participantes puderam realizar atendimentos, incluindo a aplicação de 10 vacinas e a realização de 56 testes rápidos. A equipe de saúde também ofereceu uma “Roda de Conversa” com profissionais especializados, como fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicóloga, médica e enfermeira, para discutir práticas de autocuidado e controle dessas doenças.
A enfermeira e coordenadora da ESF Central, Carla Isabel Caetano de Brito, enfatizou a importância do acompanhamento contínuo. “Além do Hiperdia, nossa equipe realiza, de forma rotineira, ações de prevenção ao diabetes e hipertensão. O foco é alertar sobre os riscos dessas doenças, principalmente em relação ao cuidado com os pés diabéticos, que é uma das complicações mais comuns. Durante o evento, tivemos a oportunidade de realizar avaliações de ‘pé diabético’, fornecer orientações sobre alimentação saudável, fisioterapia, uso de medicações, prática de atividades físicas e ainda aferir a pressão arterial e a glicemia capilar dos participantes”, destacou Carla.
Esse cuidado é parte de um compromisso da Secretaria municipal de saúde com a população, oferecendo acompanhamento a cada seis meses. A ação também incluiu serviços como bioimpedância com o educador físico, atendimento nutricional, fisioterápico e psicológico, promovendo um cuidado integral.
“Ao longo do ano, nossa equipe está constantemente atenta às necessidades da população, realizando esse acompanhamento e rastreamento de hipertensos e diabéticos. O evento foi um sucesso, proporcionando uma oportunidade de atendimento integral aos participantes”, afirmou a enfermeira, ressaltando o empenho da equipe para garantir o melhor acompanhamento possível.
-
Acidente4 dias ago
Comerciante morre afogada após ser arrastada por correnteza no Rio Araguaia, dizem bombeiros
-
Cidades4 dias ago
Onça ataca e mata homem em fazenda no Pantanal
-
Policial4 dias ago
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica
-
Agua Boa4 dias ago
PM flagra condutor sem habilitação e responsável pelo veículo n trânsito de Água Boa
-
GERAL4 dias ago
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Agronegócio4 dias ago
Força do Campo – Valor da produção agropecuária de MT em 2025 é estimada em quase R$ 200 bilhões
-
Cidades5 dias ago
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
-
Policial6 dias ago
Empresário morre após avião agrícola cair em fazenda de MT