ATENÇÃO
Prefeitura de Água Boa emite novo decreto para conter avanço de casos da Covid-19

Dr. MARIANO KOLANKIEWICZ FILHO, Prefeito do Município de Água Boa, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, em especial no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o disposto no Art. 72, inciso VI, da Lei Orgânica do Município de Água Boa;
CONSIDERANDO o aumento de demanda hospitalar pública e privada por oxigênio medicinal e medicamentos necessários para intubação de pacientes em estado grave como decorrência do aumento do número de contaminações e internações;
CONSIDERANDO a necessidade de adoção de medidas não farmacológicas para evitar a disseminação da COVID-19 sem olvidar da manutenção das necessidades essenciais coletivas;
CONSIDERANDO que o Município de Água Boa, deve pautar suas ações buscando o enfrentamento ao COVID-19, de forma estratégica com atuação, sobretudo preventiva;
D E C R E T A:
Art. 1º– Altera o Art. 11 do Decreto nº 3610, de 17 de abril de 2021, que passa a vigorar com a seguinte redação:
Art.11–Quando a taxa de ocupação estadual UTI’s for superior a 85% (oitenta e cinco por cento), além das medidas aplicáveis à respectiva classificação de Risco, conforme art. 4º e 5º deste Decreto, o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda ficarão proibidos, enquanto durar a classificação de RISCO EPIDEMIOLÓGICO MUITO ALTO, os estabelecimentos deverão respeitar os limites de horários e capacidade permitida para seu funcionamento, obedecidos os protocolos de saúde e normas sanitárias no Decreto nº 3610/2021.
Art. 2 – Este Decreto entra em vigor a partir da presente data.
REGISTRA-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ÁGUA BOA, AOS 04 DE JUNHO DE 2021.
Dr. MARIANO KOLANKIEWICZ FILHO
Prefeito Municipal
Publicado e dado ciência nesta data.
Secretaria Mun. de Administração e Planejamento de Água Boa, em 04 de junho de 2021.
SEBASTIÃO ANTONIO LOPES
Secretário Municipal de Administração e Planejamento
ACESSE ABAIXO O DECRETO MUNICIPAL DE Nº 3644 EM PDF PARA DOWNLOAD

Agua Boa
Ação de Saúde da ESF Central promove cuidados e prevenção para hipertensos e diabéticos

Na quinta-feira (24), a Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Central realizou o “Hiperdia”, um evento dedicado ao atendimento de pessoas com hipertensão e diabetes. A ação, que incluiu orientação e atendimento multiprofissional, tem como objetivo promover o acompanhamento contínuo de pacientes com essas condições crônicas, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e prevenção de complicações.
Ao todo, foram entregues convites a 436 hipertensos e 138 diabéticos. Durante o evento, 44 participantes puderam realizar atendimentos, incluindo a aplicação de 10 vacinas e a realização de 56 testes rápidos. A equipe de saúde também ofereceu uma “Roda de Conversa” com profissionais especializados, como fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicóloga, médica e enfermeira, para discutir práticas de autocuidado e controle dessas doenças.
A enfermeira e coordenadora da ESF Central, Carla Isabel Caetano de Brito, enfatizou a importância do acompanhamento contínuo. “Além do Hiperdia, nossa equipe realiza, de forma rotineira, ações de prevenção ao diabetes e hipertensão. O foco é alertar sobre os riscos dessas doenças, principalmente em relação ao cuidado com os pés diabéticos, que é uma das complicações mais comuns. Durante o evento, tivemos a oportunidade de realizar avaliações de ‘pé diabético’, fornecer orientações sobre alimentação saudável, fisioterapia, uso de medicações, prática de atividades físicas e ainda aferir a pressão arterial e a glicemia capilar dos participantes”, destacou Carla.
Esse cuidado é parte de um compromisso da Secretaria municipal de saúde com a população, oferecendo acompanhamento a cada seis meses. A ação também incluiu serviços como bioimpedância com o educador físico, atendimento nutricional, fisioterápico e psicológico, promovendo um cuidado integral.
“Ao longo do ano, nossa equipe está constantemente atenta às necessidades da população, realizando esse acompanhamento e rastreamento de hipertensos e diabéticos. O evento foi um sucesso, proporcionando uma oportunidade de atendimento integral aos participantes”, afirmou a enfermeira, ressaltando o empenho da equipe para garantir o melhor acompanhamento possível.
-
Acidente4 dias ago
Comerciante morre afogada após ser arrastada por correnteza no Rio Araguaia, dizem bombeiros
-
Cidades4 dias ago
Onça ataca e mata homem em fazenda no Pantanal
-
Policial4 dias ago
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica
-
Agua Boa4 dias ago
PM flagra condutor sem habilitação e responsável pelo veículo n trânsito de Água Boa
-
GERAL4 dias ago
Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
-
Agronegócio4 dias ago
Força do Campo – Valor da produção agropecuária de MT em 2025 é estimada em quase R$ 200 bilhões
-
Cidades5 dias ago
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
-
Policial6 dias ago
Empresário morre após avião agrícola cair em fazenda de MT