ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agua Boa

Prefeitura de Água Boa realiza campanha de conscientização sobre o autismo

Publicado em

Campanha tem como objetivo esclarecer sobre o transtorno e incentivar a garantia da carteirinha do autista

Prefeitura de Água Boa está realizando uma campanha de conscientização sobre o autismo em comemoração ao mês Abril Azul. A campanha tem objetivo de esclarecer sobre o TEA (Transtornos de Espectro Autista) e incentivar a criação da carteirinha do autista.

Conforme o prefeito Mariano Kolankiewicz (MDB), a gestão realizou um material informativo que está sendo entregue nas escolas e comércios do município. A gestão pede para que todas as pessoas diagnosticadas com o transtorno garantam sua carteirinha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pois o documento possibilita atendimento prioritário nos comércios.

“Na nossa Unidade de Pronto Atendimento também está sendo realizado, em uma sala reservada, o diagnóstico e tratamento para as pessoas com autismo”, disse.

O que é o autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diversas condições que afetam, em vários graus, o comportamento, a comunicação e a capacidade de interação dos indivíduos.

As causas do TEA não são totalmente conhecidas, e evidências apontam para a influência de fatores genéticos, infecções durante a gravidez e até mesmo aspectos ambientais, como a poluição. Embora não haja cura, o diagnóstico precoce do autismo, ainda na infância, contribui para que as crianças possam se desenvolver de maneira adequada.

Leia Também:  Mega Leilão da Estância Bahia em Água Boa celebra 25 anos com foco na sustentabilidade e qualidade; vídeo

Olho no Araguaia – Semana 7

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Agua Boa

Ação de Saúde da ESF Central promove cuidados e prevenção para hipertensos e diabéticos

Published

on

Na quinta-feira (24), a Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Central realizou o “Hiperdia”, um evento dedicado ao atendimento de pessoas com hipertensão e diabetes. A ação, que incluiu orientação e atendimento multiprofissional, tem como objetivo promover o acompanhamento contínuo de pacientes com essas condições crônicas, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e prevenção de complicações.

Ao todo, foram entregues convites a 436 hipertensos e 138 diabéticos. Durante o evento, 44 participantes puderam realizar atendimentos, incluindo a aplicação de 10 vacinas e a realização de 56 testes rápidos. A equipe de saúde também ofereceu uma “Roda de Conversa” com profissionais especializados, como fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicóloga, médica e enfermeira, para discutir práticas de autocuidado e controle dessas doenças.

A enfermeira e coordenadora da ESF Central, Carla Isabel Caetano de Brito, enfatizou a importância do acompanhamento contínuo. “Além do Hiperdia, nossa equipe realiza, de forma rotineira, ações de prevenção ao diabetes e hipertensão. O foco é alertar sobre os riscos dessas doenças, principalmente em relação ao cuidado com os pés diabéticos, que é uma das complicações mais comuns. Durante o evento, tivemos a oportunidade de realizar avaliações de ‘pé diabético’, fornecer orientações sobre alimentação saudável, fisioterapia, uso de medicações, prática de atividades físicas e ainda aferir a pressão arterial e a glicemia capilar dos participantes”, destacou Carla.

Leia Também:  PM flagra condutor sem habilitação e responsável pelo veículo n trânsito de Água Boa

Esse cuidado é parte de um compromisso da Secretaria municipal de saúde com a população, oferecendo acompanhamento a cada seis meses. A ação também incluiu serviços como bioimpedância com o educador físico, atendimento nutricional, fisioterápico e psicológico, promovendo um cuidado integral.

“Ao longo do ano, nossa equipe está constantemente atenta às necessidades da população, realizando esse acompanhamento e rastreamento de hipertensos e diabéticos. O evento foi um sucesso, proporcionando uma oportunidade de atendimento integral aos participantes”, afirmou a enfermeira, ressaltando o empenho da equipe para garantir o melhor acompanhamento possível.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA