ÁGUA BOA

Araguaia

Nova Xavantina. MT tem 1 cidade com nível alto de contaminação pelo Covid-19

Publicado em

Araguaia

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta segunda-feira (15.02), o Boletim Informativo n° 344 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. 

O documento mostra, a partir da página 9, que o município de Nova Xavantina continua na classificação de risco “alto” para o coronavírus. A cidade está há uma semana nesta categoria.

Ainda de acordo com informações do Boletim, nove municípios estão classificados com risco “moderado” para a Covid-19. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso, Alta Floresta, Primavera do Leste, Sinop e Nova Mutum. Outros 131 municípios estão na classificação “baixo”, indicado pela cor verde. 

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Leia Também:  Jovem é encontrado morto na casa dos avós em Barra do Garças

Recomendações aos municípios

Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo coronavírus.

As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19 e quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras. 

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

Leia Também:  Prefeitura prorroga ISSqN de janeiro para aliviar contribuintes em Barra do Garças devido a pandemia

FOLHAMAX

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Araguaia

3ª Onda chega a Barra do Garças: UTIs lotadas e dois pacientes estão sendo removidos para Primavera do Leste

Publicados

em

Com as UTIs cheias, Barra do Garças já está enviando pacientes para outras cidades. O município está com 232 óbitos e 6.622 casos até aqui

A terceira onda do coronavirus que está chegando em Mato Grosso pelo jeito começa a chegar também à cidade de Barra do Garças no leste do Estado. Os números da pandemia no município voltaram a subir e preocupam ao prefeito Adilson Gonçalves e ao secretário de saúde Adilson Tavares. Para se ter uma ideia em dois dias surgiram 107 infectados com o vírus, foram quatro óbitos e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) público e privada estão cheias.

E nesta manhã de sexta-feira (21/5), a prefeitura está removendo dois pacientes que precisam com urgência de UTI para a cidade de Primavera do Leste. “Realmente os números voltaram a subir e pode ser uma nova variante do vírus”, explicou o secretário Adilson Tavares durante entrevista na Rádio Aruanã admitindo que pode ser a terceira onda da Covid chegando a Barra do Garças.

Tavares disse que o município está avançando na vacinação com relação as comorbidades e está finalizando a vacinação com a CoronaVac, mas mesmo assim, a população precisa cooperar evitando aglomerações e contato físico.

Leia Também:  Prefeitura prorroga ISSqN de janeiro para aliviar contribuintes em Barra do Garças devido a pandemia

O município está agora com 232 óbitos sendo 28 de indígenas e 202 não-indígenas. Nesse mesmo período surgiram mais 107 infectados na cidade. Barra do Garças está com 6.622 casos dos quais 6.069 já recuperados. A taxa de recuperação permanece em 91,65%. Monitorados em isolamento são 288. Casos ativos 321. O número de internados também aumentou para 33 pacientes.

Entre suspeitos e confirmados, Barra tem 21 internados na enfermaria da UPA, 5 na enfermaria do MedBarra, 4 na UTI do Pronto Socorro e 6 na UTI do MedBarra. Pacientes internados de outros municípios são 10 na enfermaria da UPA, 7 na enfermaria do MedBarra, 4 na UTI do Pronto Socorro e 5 na UTI do MedBarra.

Até agora já faleceram 132 moradores de outros municípios em hospitais de Barra do Garças 364 vítimas da Covid até aqui na área do consórcio Garças/Araguaia.

Olho no Araguaia/Araguaia Noticia

COMENTE ABAIXO:

Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA