ÁGUA BOA

ESTADO DE TAPAJÓS

Brasil pode ganhar mais um Estado

Publicado em

Brasil

Tramita no Senado o projeto que pretende criar mais um estado no Brasil. A 28ª unidade seria desmembrada do estado do Pará e se chamaria Tapajós. O projeto já passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está prestes a ser votado.

                        foto: reprodução youtube

A ideia é dividir o Pará, cedendo 43,15% de seu território, uma área de 538,049 mil km², um pouco maior do que Goiás. Caso aprovado, Tapajós terá cerca de dois milhões de habitantes (15% da população do Pará), 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado (quase R$ 6,5 bilhões), oito deputados federais e 24 estaduais e, inicialmente, 24 municípios.

A capital do estado seria Santarém. Fariam parte de Tapajós as cidades de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.

A proposta de divisão do Pará já é debatida desde os anos 1990. Mas, na época, a proposta era dividir o estado em três: Pará, Tapajós e Carajás. Após consulta popular em 2011, os cidadãos optaram por manter o Pará como única unidade federativa. O governador Helder Barbalho (MDB) já se manifestou contrário ao projeto e disse que ele é “inadequado”, pois o estado está “mais unido do que nunca”.

Leia Também:  Quais desafios presidenciáveis enfrentam na economia? iGdeias debate

Olho no Araguaia – Por Agrolink.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil

Ministro da Infraestrutura do Governo Federal visitará Barra do Garças nesta segunda feira (1)

Publicados

em

O Ministro de Infraestrutura do governo federal Marcelo Sampaio estará realizando uma visita à região do Araguaia na próxima segunda feira (1º).

O anúncio foi feito pelo Senador Wellington Fagundes e o Presidente da Câmara de Água Boa Cesinha.

O objetivo da visita, é apresentar o Projeto de Implantação e construção das obras da ferrovia FICO, entre Mara Rosa a Água Boa, bem como destacar o terminal rodoviário em Água Boa.

O encontro entre as lideranças da região e o ministro, esta marcado para as 14h nas dependências da Prefeitura de Barra do Garças.

A articulação para a vinda do Ministro dos Transportes havia sido anunciada recentemente pelo presidente do legislativo de Água Boa.

O projeto da ferrovia Integração Centro Oeste tem sido destaque nas ações do Governo Federal, nos últimos meses, encontros foram realizados para debater e buscar alternativas viáveis  de fortalecimento para a chegada da ferrovia.

 

 

vídeo relacionado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pedreiro é condenado a 52 anos de reclusão por homicídio e estupros
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA