Brasil
Jovem confunde gravidez com gastrite e só descobre gestação ao dar à luz a uma menina
Pequena ‘Manu’ foi uma surpresa para toda a família, principalmente para a mãe, que tomava anticoncepcional há 8 anos. Ambas tiveram alta e passam bem
Uma jovem de 29 anos descobriu que estava grávida quando já estava entrando em trabalho de parto, em Cubatão (SP). Ela buscou atendimento médico após sentir fortes cólicas. Depois de alguns exames, soube que a pequena Manuelly já estava pronta para nascer. O bebê está saudável, nasceu com mais de 3 kg e 49 centímetros. Ambas já tiveram alta.
Brasil
Banco Central decide manter taxa de juros em 15% e diz que cenário atual exige cautela
A última vez que a Selic esteve no patamar de 15% foi em meados de 2006, quando ficou em 15,25% durante cerca de quatro meses
A decisão foi unânime entre os membros e está em linha ao esperado pelo mercado, que tem expectativa maior pelo comunicado do Comitê.
No comunicado que acompanha a decisão, o Comitê mais uma vez aponta para a inflação ainda acima da meta, apesar de ter registrado recuo nas últimas medições, e mercado de trabalho ainda aquecido.
“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores segue apresentando, conforme esperado, trajetória de moderação no crescimento da atividade econômica, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo. Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes apresentaram algum arrefecimento, mas mantiveram-se acima da meta para a inflação”
Tarifas
A política tarifária dos Estados Unidos também é abordada no comunicado do Copom, que abre apontando para as incertezas no ambiente externo provocadas pelas tarifas comerciais de Donald Trump. “O ambiente externo ainda se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica”.
A taxa de juros é um instrumento da política monetária para tentar controlar a inflação, hoje em 5,17% em doze meses. A meta é de 3% ao ano, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Leia a íntegra do comunicado do Copom
O ambiente externo ainda se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica.
Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores segue apresentando, conforme esperado, trajetória de moderação no crescimento da atividade econômica, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo. Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes apresentaram algum arrefecimento, mas mantiveram-se acima da meta para a inflação.
As expectativas de inflação para 2025 e 2026 apuradas pela pesquisa Focus permanecem em valores acima da meta, situando-se em 4,5% e 4,2%, respectivamente. A projeção de inflação do Copom para o segundo trimestre de 2027, atual horizonte relevante de política monetária, situa-se em 3,3% no cenário de referência (Tabela 1).
Os riscos para a inflação, tanto de alta quanto de baixa, seguem mais elevados do que o usual. Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destacam-se (i) uma desancoragem das expectativas de inflação por período mais prolongado; (ii) uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais positivo; e (iii) uma conjunção de políticas econômicas externa e interna que tenham impacto inflacionário maior que o esperado, por exemplo, por meio de uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada. Entre os riscos de baixa, ressaltam-se (i) uma eventual desaceleração da atividade econômica doméstica mais acentuada do que a projetada, tendo impactos sobre o cenário de inflação; (ii) uma desaceleração global mais pronunciada decorrente do choque de comércio e de um cenário de maior incerteza; e (iii) uma redução nos preços das commodities com efeitos desinflacionários.
O Comitê segue acompanhando os anúncios referentes à imposição de tarifas comerciais pelos EUA ao Brasil, e como os desenvolvimentos da política fiscal doméstica impactam a política monetária e os ativos financeiros, reforçando a postura de cautela em cenário de maior incerteza. O cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado.
O Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 15,00% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.
O cenário atual, marcado por elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária. O Comitê avalia que a estratégia de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta. O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado.
Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Gabriel Muricca Galípolo (presidente), Ailton de Aquino Santos, Diogo Abry Guillen, Gilneu Francisco Astolfi Vivan, Izabela Moreira Correa, Nilton José Schneider David, Paulo Picchetti, Renato Dias de Brito Gomes e Rodrigo Alves Teixeira.
-
Policial7 dias agoSuplente de vereador é alvo em ação contra facções em Água Boa – MT
-
Economia3 dias agoMato Grosso registra saldo positivo de empregos formais em setembro, com crescimento de 109%
-
Agua Boa3 dias agoÁgua Boa inicia o período de rematrículas para escolas municipais
-
Policial6 dias agoSão cumpridos mandados de prisão, bloqueios de contas bancárias e sequestro de bens contra 25 investigados
-
Policial3 dias agoMenores em veículo são apreendidos após perseguição policial em Água Boa
-
Agua Boa3 dias agoFormatura do programa Força Mulher celebra capacitação e empoderamento feminino em Água Boa
-
Policial5 dias agoPM impede feminicídio e liberta mãe e filho mantidos sob perigo em Barra do Garças(MT); criminoso morreu
-
Acidente2 dias agoAs três vítimas de acidente de ônibus em Iporá (GO) são identificadas










You must be logged in to post a comment Login