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Cidades

Corpo de Bombeiros reforça medidas de segurança durante o período chuvoso

Tomar precauções é essencial para garantir a segurança da população e evitar acidentes.

Publicado em

 / CBM – MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça a importância de adotar medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes na área urbana e proteger a população durante o período de chuvas intensas.

O major BM Rivaldo Miranda de Andrade, da Diretoria Operacional (DOP) do CBMMT, destaca que é essencial que os cidadãos adotem práticas seguras para evitar acidentes.

“Temos visto o aumento considerável do fluxo de chuvas na nossa região. Dessa forma, orientamos a população a tomar algumas medidas de conduta preventiva para não se expor aos riscos e problemas que podem acometer a população nesse período”, aponta

Com o grande volume de chuvas, há o aumento do número de alagamentos, tanto em vias públicas quanto em residências. Com esse cenário, o major orienta aos motoristas e motociclistas a não acessar áreas alagadas e evitar estacionar em locais próximos a árvores, prevenindo danos em caso de queda de galhos ou árvores inteiras.

“Sempre que se deparar com uma via alagada, é recomendado desviar a rota e não tentar atravessar. Caso sinta que o volume e o fluxo de água têm aumentado, abandone imediatamente o veículo e procure um lugar seguro.”

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Além disso, é importante ressaltar que a própria força da água e dos ventos são capazes de arrastar galhos, árvores e outros objetos, que podem causar lesões e ferimentos graves em uma pessoa. Essa situação também pode aumentar o risco de afogamentos e de contaminação.

“Essa água, muitas vezes contaminada, pode transmitir algumas doenças, como leptospirose e hepatite. Não queremos que a população se exponha a esse tipo de risco, que realmente pode gerar transtornos muito maiores”, afirma o major.

Há outros riscos que as chuvas fortes podem trazer, como fios energizados e bueiros abertos. O risco de desabamento e o alagamento de casas também são preocupações causadas pelo aumento das chuvas.

“Se a sua casa for alagada, busque um abrigo e procure a equipe de assistência social do município e a Defesa Civil, que estão prestando socorro e o suporte adequado”, acrescenta.

Tendo em vista que muitas dessas casas se encontram em áreas de risco, onde o perigo de desabamento e de afogamento é muito grande, é essencial que os moradores evacuem a residência e encontrem um local seguro para ficar.

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Emergência

O Corpo de Bombeiros Militar destaca que, em qualquer situação de emergência, o número 193 deve ser acionado.

“Ao perceber uma situação de risco, entre em contato e informe a situação. Estamos prontos para atender e oferecer o suporte necessário à população”, afirma o major Rivaldo.

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Cidades

Black Friday: madrugada é período mais visado por golpistas, diz Serasa

Porcentagem de tentativas de fraudes em relação ao volume de compras é maior entre a meia-noite e as 6h, conforme análise dos dados de 2024.

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 / G1
Apesar de o pico de compras na Black Friday ser durante o dia, a madrugada é o período em que o consumidor corre mais risco de cair em golpes, segundo análise da Serasa feita a partir de dados coletados em 2024.

Na Black Friday do ano passado, as compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora.

Na madrugada de quinta para sexta (28 para 29 de novembro de 2024), a Serasa identificou um número menor de compras por hora (65 mil), mas uma taxa de ataques de 2% às 3h da manhã – o dobro do encontrado durante o dia.

Em outras palavras, durante a madrugada, 2% dos pedidos feitos foram classificados como tentativas de golpe. A Serasa considerou tanto consumidores quanto comércios virtuais como vítimas para estimar esse número.

Tentativas de golpes também foram registradas nas outras madrugadas do período (28 de novembro a 1 de dezembro de 2024).

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A Serasa informa que esse comportamento mostra que os fraudadores agem com “método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar brechas e distrações do consumidor”.

Entre os principais golpes, de acordo com a empresa, estão:

  • Phishing (criação de páginas falsas de lojas e ofertas)
  • Anúncios falsos na internet e redes sociais que levam a sites clonados.
  • Mensagens fraudulentas de confirmação de compra ou entrega enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp
  • Troca de QR Code ou chave Pix no checkout, desviando o pagamento para contas de terceiros;
  • Criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.
A Serasa diz ainda que monitorou 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1 de dezembro, que movimentaram R$ 3,5 bilhões em vendas.
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