Cidades
Dr. Eugênio debate oportunidades econômicas e sociais de ferrovia e logística em audiência em Água Boa
Evento prepara com orientações população e empresários para a chegada da ferrovia em 2028 na cidade. E contará com governadores de MT e Goiás e ministro da Agricultura Carlos Fávaro.
/ Assessoria
O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) realiza na próxima sexta-feira (27/06), às 9h a audiência pública sobre a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), na Igreja Boa Semente, no município de Água Boa (MT). O evento está inserido dentro do Fórum Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais e se estende até às 16 horas.
O principal objetivo do debate é preparar a população e empresários sobre os impactos positivos na economia e na sociedade. Os trilhos da FICO têm previsão de chegar a Água Boa em 2028. A ferrovia liga Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), com 363 Km. A Vale é a empresa responsável pela construção do trecho.
Entre as autoridades que participam da audiência pública estão os governadores Mauro Mendes (MT) e Ronaldo Caiado (Goiás), o vice-governador do Estado Otaviano Pivetta e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro.
“Um projeto importante como a FICO traz diversas oportunidades de transformação econômica e social para Água Boa e todo o Araguaia. Não podemos esquecer que com a ferrovia virão novas tecnologias de negócios, novas empresas fornecedoras do setor de infraestrutura e logística”, explica Dr. Eugênio, o Deputado do Araguaia, autor do requerimento da audiência.
Um dos benefícios que o modal ferroviário permitirá será a melhoria do escoamento da produção de Mato Grosso para os portos exportadores do Leste (Bahia) e Norte do Brasil (Maranhão), além do ganho de competitividade que deverá ser proporcionado ao agronegócio e produtos derivados do campo.
A competitividade se deve ao fato de a ferrovia ter custo de frete mais barato quando comparado, por exemplo, com o modal rodoviário. A previsão é que o Governo Federal faça a concessão da malha da ferrovia em 2026.
Com a instalação da FICO em Mato Grosso, será possível a conexão da ferrovia com a Ferrovia Norte-Sul (que atravessa os Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão) e com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), cujos ramais passam pelos Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
Outro benefício direto quando a ferrovia for instalada é a competitividade da produção agropecuária de Mato Grosso e da região conhecida no jargão agrícola como MATOPIBA, que reúne áreas produtivas de soja, entre outros, dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (oeste).
Corredor logístico
Além da conexão com as ferrovias, a ferrovia também contribuirá com o corredor logístico e escoamento da produção agrícola do Vale do Araguaia, que inclui a rodovia federal BR-158 (que corta o Araguaia de Norte a Sul) e a BR-080.
Na semana passada, por exemplo, em reunião com o ministro dos Transportes, Rena Filho, em Brasília, o deputado Dr. Eugênio acompanhou a assinatura da ordem de serviço para conclusão da cabeceira de uma ponte na BR-080, no distrito de Luiz Alves (GO), e pavimentação de 200 Km, da divisa de Goiás ao município de Ribeirão Cascalheira (MT).
Atualmente, as obras de construção e pavimentação de 86 Km da BR-158 estão em andamento no contorno da reserva indígena Xavante Marãiwatsédé, para ligar os municípios de Porto Alegre do Norte e Alto Boa Vista.
Dois trechos (lotes) da BR-158 foram licitados pelo DNIT no total de 195,42 Km. O lote A, com 12 Km iniciais pavimentados, e total de 93,99 Km, vai da localidade do Posto Luizinho ao município de Alto Boa Vista, no entroncamento da BR-242. O lote B, compreende 101,43 Km. E percorre o município de Alto Boa Vista até ao Distrito de Alô Brasil, no município de Bom Jesus do Araguaia.
Sobre a FICO
As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) são executadas pela Vale como parte da contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas Gerais à empresa.
A FICO é parte de um eixo logístico nacional Leste-Oeste de 2.700 Km. O modal ferroviário liga o Leste brasileiro do Oceano Atlântico ao Centro-Oeste, e atravessa os Estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso, desde o Porto Sul em Ilhéus (BA) a Lucas do Rio Verde (MT). Esse eixo compreende a FICO e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
A FICO é uma fração desse corredor ferroviário, com extensão total de 888 Km, e liga Mara Rosa (GO) a Lucas do Rio Verde. Dos quais, 363 Km da cidade goiana até Água Boa, no nordeste de Mato Grosso.
Cidades
Black Friday: madrugada é período mais visado por golpistas, diz Serasa
Porcentagem de tentativas de fraudes em relação ao volume de compras é maior entre a meia-noite e as 6h, conforme análise dos dados de 2024.
Na Black Friday do ano passado, as compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora.
Na madrugada de quinta para sexta (28 para 29 de novembro de 2024), a Serasa identificou um número menor de compras por hora (65 mil), mas uma taxa de ataques de 2% às 3h da manhã – o dobro do encontrado durante o dia.
Em outras palavras, durante a madrugada, 2% dos pedidos feitos foram classificados como tentativas de golpe. A Serasa considerou tanto consumidores quanto comércios virtuais como vítimas para estimar esse número.
Tentativas de golpes também foram registradas nas outras madrugadas do período (28 de novembro a 1 de dezembro de 2024).
A Serasa informa que esse comportamento mostra que os fraudadores agem com “método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar brechas e distrações do consumidor”.
Entre os principais golpes, de acordo com a empresa, estão:
- Phishing (criação de páginas falsas de lojas e ofertas)
- Anúncios falsos na internet e redes sociais que levam a sites clonados.
- Mensagens fraudulentas de confirmação de compra ou entrega enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp
- Troca de QR Code ou chave Pix no checkout, desviando o pagamento para contas de terceiros;
- Criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.
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