Cidades
Em evento em Nova Nazaré Deputado Dr. Eugênio destaca investimentos para o turismo. VÍDEO
Ao participar do Primeiro Torneio de Pesca Esportiva de Nova Nazaré, o parlamentar citou a importância do turismo na região do Araguaia. Destacou as potencialidades de Nova Nazaré e confirmou investimentos.
VÍDEO.
![]()
Cidades
Mato Grosso tem 2º maior aumento no consumo de energia elétrica do país
Consumo médio chegou a 1.605,6 MWm em agosto; dados da CCEE também mostram alta de 18% na comparação com o mesmo período de 2025.
![]()
Mato Grosso teve o segundo maior crescimento no consumo de energia elétrica do país na primeira quinzena de agosto, com alta de 18% em relação ao mesmo período de 2025. O estado ficou atrás apenas de Mato Grosso do Sul, onde o avanço foi de 22,5%. Os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostram uma trajetória de crescimento praticamente contínua.
Em junho, o consumo médio avançou para 1.469,9 MWm. No mês seguinte, subiu novamente e alcançou 1.508,4 MWm, antes de chegar aos 1.605,6 MWm registrados em agosto.
A alta também aparece na comparação com o ano passado, com crescimento de 18% no consumo de energia em Mato Grosso em relação ao mesmo período de 2025.
Com esse resultado, Mato Grosso apresentou o segundo maior crescimento percentual entre os estados analisados pela CCEE naquele período. Ficou atrás apenas de Mato Grosso do Sul, que avançou 22,5%, e à frente do Amazonas, com crescimento de 17,5%.
Consumo cresce acima da média nacional
O avanço registrado em Mato Grosso ficou bem acima do observado no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na primeira metade de agosto, o consumo de energia no país cresceu 7% na comparação com o mesmo período de 2025.
No mercado regulado, que concentra principalmente consumidores atendidos pelas distribuidoras, a alta nacional chegou a 10,1%. Já no mercado livre de energia, o crescimento foi de 3,1%.
Entre os setores econômicos acompanhados pela CCEE, serviços tiveram a maior expansão no consumo, de 14,9%, seguidos pelo comércio, com 11,3%, e pelo transporte, com 7,3%. Na outra ponta, houve redução nos segmentos têxtil, de minerais não metálicos e de manufaturados diversos.
A tendência de maior demanda ocorre em um período em que temperaturas elevadas podem manter o consumo pressionado em setembro, especialmente com o uso mais intenso de equipamentos de refrigeração, como aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.
Os números da CCEE referentes a agosto são dados prévios de medição. O levantamento considera, entre outros fatores, consumidores do mercado regulado e do mercado livre de energia.
-
Policial7 dias agoMulher embriagada é presa após agredir marido e bebê de 2 meses
-
Policial5 dias agoSuspeita de caça a onças-pintadas surge durante investigação de tentativa de homicídio em MT
-
Policial7 dias agoHomem ameaça matar família, espanca filha de 4 anos e é preso com espingardas
-
Cidades5 dias agoLeonardo DiCaprio faz visita restrita ao Cacique Raoni em MT após sequência de internações
-
Política5 dias agoPardal já registra mais de 130 denúncias de propaganda eleitoral irregular em Mato Grosso
-
Agua Boa7 dias agoSamira Martins é eleita Miss Água Boa 2026; concurso aconteceu no final de semana.
-
Policial5 dias agoIdosa morre com tiro de espingarda disparado pelo marido; suspeito alega evento acidental
-
Policial5 dias agoPRF apreende 53 kg de mercúrio líquido e anfetamina e prende motorista na BR-070, em Barra do Garças




