ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Itaberai em Goiás lidera ranking dos municípios com mais aves no Brasil; veja lista

Avicultura enfrenta paralisação nas exportações devido a foco de gripe aviária no RS.

Publicado em

 / Mais Goiás

O município goiano de Itaberaí, a cerca de 100 km de Goiânia, está no topo do ranking do IBGE e agora é oficialmente a cidade com mais aves no Brasil. Com 16 milhões de galináceos, Itaberaí lidera o ranking nacional dos municípios com maior plantel de aves, superando cidades de tradição na avicultura como Santa Maria de Jetibá (ES) e São Bento do Una (PE).

Os dados, referentes a 2023, fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostrou ainda que o Brasil atingiu um recorde histórico: 1,6 bilhão de aves em todo o território nacional.

A liderança de Itaberaí se deve à forte atuação na produção de frangos de corte. Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, o município possui uma cadeia produtiva “altamente estruturada, que opera com eficiência e que segue padrões internacionais de sanidade e qualidade”. Além disso, empresas exportadoras de carne de frango instaladas na região impulsionam ainda mais o setor.

Em 2025, entre janeiro e abril, antes do primeiro caso de gripe aviária ser registrado no país, Goiás exportou mais de 91 mil toneladas de carne de frango, um crescimento de 15,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Leia Também:  Conta de luz: decisão do Congresso pode gerar impacto tarifário de R$ 197 bilhões até 2050, alerta FNCE

A confirmação do primeiro foco de influenza aviária em uma granja comercial brasileira, em Montenegro (RS), na última sexta-feira (16), trouxe apreensão ao setor. Embora o caso tenha ocorrido longe dos grandes centros produtores, países como China e União Europeia suspenderam temporariamente as importações de frango e ovos como medida preventiva. Em resposta, o Governo de Goiás decretou situação de emergência zoossanitária, mesmo sem registro da doença no estado.

O levantamento também mostra que os estados com maior efetivo de aves são o Paraná (453,4 milhões), São Paulo (205,7 milhões), Rio Grande do Sul (158,8 milhões) e Santa Catarina (151 milhões). Os menores números foram registrados no Amapá (74,1 mil) e em Roraima (990,8 mil).

veja lista

  1. Itaberaí (GO) – 16 milhões de aves
  2. Santa Maria de Jetibá (ES) – 15,1 milhões de aves
  3. São Bento do Una (PE) – 14,2 milhões de aves
  4. Cianorte (PR) – 13,5 milhões de aves
  5. Bastos (SP) – 12,6 milhões de aves
  6. Uberlândia (MG)
  7. Rio Verde (GO)
  8. Toledo (PR)
  9. Cascavel (PR)
  10. Dois Vizinhos (PR)
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cidades

Final da Copa Araguaia reúne talentos do futebol regional em Nova Nazaré

O evento reuniu atletas, torcedores e representantes das cidades participantes em uma tarde e noite marcadas por espírito esportivo e fortes emoções.

Published

on

/ Ascom – N.N

O Estádio Barra Pessada, em Nova Nazaré, foi palco no último sábado, 21 de junho, de uma grande celebração do futebol regional, com a realização das partidas decisivas da Copa Araguaia nas categorias Sub-15 e Veteranos. O evento reuniu atletas, torcedores e representantes das cidades participantes em uma tarde e noite marcadas por espírito esportivo e fortes emoções.

Na primeira disputa do dia, válida pela categoria Sub-15, as seleções de Querência e Campinápolis entraram em campo protagonizando um confronto equilibrado. Com o empate no tempo regulamentar, a definição do campeão veio nas cobranças de pênaltis, onde Campinápolis levou a melhor e ficou com o título.

Encerrando a programação, a final da categoria Veteranos colocou frente a frente as equipes de Canarana e Água Boa. Em uma partida bem disputada, Canarana conquistou a vitória com dois gols do atacante Declébio, garantindo o troféu da competição.

A Prefeitura de Nova Nazaré parabeniza as equipes finalistas pelo desempenho e destaca a importância da Copa Araguaia como incentivo ao esporte, à integração entre municípios e à valorização dos atletas de todas as idades.

Leia Também:  Barra do Garças recebe apresentação da “Esquadrilha da Fumaça”

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA