COMBATE A DENGUE
MPMT notifica Água Boa e mais mais 02 municípios do Araguaia para combaterem dengue, chicungunya e zika
Nas recomendações notificatórias enviadas às secretarias de Saúde dos municípios, a promotora de Justiça Ana Paula Silveira Parente solicita que seja elaborado um plano de contingência de prevenção e enfrentamento das doenças.
/ MPMT
Três municípios de Mato Grosso – Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho – foram notificados pelo Ministério Público do Estado, por meio da 1ª Primeira Promotoria de Justiça Cível de Água Boa, para que elaborem medidas de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, chicungunya e zika.
Nas recomendações notificatórias enviadas às secretarias de Saúde dos municípios, a promotora de Justiça Ana Paula Silveira Parente solicita que seja elaborado um plano de contingência de prevenção e enfrentamento das doenças, o qual deverá ter pelo menos quatro eixos: controle do vetor; vigilância epidemiológica, gestão, assistência (recuperação); mobilização e comunicação para fins de prevenção e promoção.
O MP requer ainda a realização de mapeamento estratégico das áreas de risco das doenças, a ampla divulgação do mapeamento estratégico das áreas de risco; a elaboração de calendário dos mutirões de recolhimento de resídios e entulhos, de modo a conter a proliferação do mosquito transmissor, com definição dos locais e data a serem visitados.
Na recomendação está elencado também a inclusão nos planos de ação das unidades básicas de saúde de medidas para prevenir a ocorrência de tais enfermidades. A elaboração de calendário de fiscalização, visando responsabilizar o descumprimento das obrigações sanitárias relacionadas à prevenção das doenças, bem como campanha educativa, atuação dos agentes comunitários de saúde, entre outras recomendações.
“Deverão ser encaminhadas, por escrito, a este órgão ministerial, informações acerca das providências adotadas para o cumprimento da presente recomendação, acompanhados dos documentos necessários à sua comprovação, no prazo de 30 dias”, destacou a promotora de Justiça.
Cidades
Black Friday: madrugada é período mais visado por golpistas, diz Serasa
Porcentagem de tentativas de fraudes em relação ao volume de compras é maior entre a meia-noite e as 6h, conforme análise dos dados de 2024.
Na Black Friday do ano passado, as compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora.
Na madrugada de quinta para sexta (28 para 29 de novembro de 2024), a Serasa identificou um número menor de compras por hora (65 mil), mas uma taxa de ataques de 2% às 3h da manhã – o dobro do encontrado durante o dia.
Em outras palavras, durante a madrugada, 2% dos pedidos feitos foram classificados como tentativas de golpe. A Serasa considerou tanto consumidores quanto comércios virtuais como vítimas para estimar esse número.
Tentativas de golpes também foram registradas nas outras madrugadas do período (28 de novembro a 1 de dezembro de 2024).
A Serasa informa que esse comportamento mostra que os fraudadores agem com “método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar brechas e distrações do consumidor”.
Entre os principais golpes, de acordo com a empresa, estão:
- Phishing (criação de páginas falsas de lojas e ofertas)
- Anúncios falsos na internet e redes sociais que levam a sites clonados.
- Mensagens fraudulentas de confirmação de compra ou entrega enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp
- Troca de QR Code ou chave Pix no checkout, desviando o pagamento para contas de terceiros;
- Criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.
-
Agua Boa7 dias agoÁgua Boa inicia o período de rematrículas para escolas municipais
-
Política6 dias agoÁgua Boa se destaca no cenário internacional após ser premiada como cidade inovadora
-
Agua Boa7 dias agoFormatura do programa Força Mulher celebra capacitação e empoderamento feminino em Água Boa
-
Brasil5 dias agoQuase metade dos brasileiros não possui reserva para emergências, aponta Datafolha
-
Acidente6 dias agoAs três vítimas de acidente de ônibus em Iporá (GO) são identificadas
-
Acidente7 dias ago
Acidente com ônibus da Viação Xavante deixa três vítimas fatais e vários feridos em rodovia de Goiás
-
Cidades7 dias agoPolícia Civil realiza palestra sobre violência contra idosos para o grupo Melhor Idade de Nova Nazaré
-
Cidades6 dias agoNova Xavantina – Justiça reconhece crime ambiental por desmate ilegal no Cerrado









