festival do pequi
Prefeito de Pontal quer fazer o maior panelaço de arroz carreteiro com pequi do Brasil
A panela, que tem 3,60 metros de diâmetro e 95 centímetros de altura, deve cozinhar arroz suficiente para servir 15 mil pessoas.
O prefeito Adelcino Lopo (MDB) quer fazer o maior panelaço de arroz carreteiro com pequi do Brasil durante o 4º Festival Regional do Pequi nos dias 13 e 14 de dezembro, no loteamento Madras do Araguaia, na saída para Torixoréu – MT. A panela, que tem 3,60 metros de diâmetro e 95 centímetros de altura, deve cozinhar arroz suficiente para servir 15 mil pessoas.
Ao todo, serão utilizados 60 fardos de arroz (1.800 kg), duas vacas (475 kg), oito sacos de cebola, 35 kg de alho, 40 kg de sal, 300 litros de pequi, 255 kg de calabresa, 200 kg de bacon, 20 kg de pimenta, 100 litros de óleo e 55 pacotes de cheiro verde.
A expectativa é que o evento reúne pessoas de toda a região para comer o panelaço, prestigiar os shows artísticos e as exposições culturais e de artesãos que estarão no festival.
O prefeito já é conhecido por ser detentor de recordes, atualmente a maior fogueira de São João do Brasil é a de Pontal do Araguaia, com 69 metros de altura, registrada pela empresa RankBrasil. O município foi destaque nacional por conta do feito, ganhando espaço nas telinhas do programa É de Casa da TV Globo para falar sobre a conquista.
Cidades
Mauro sanciona lei que proíbe uso de celular em sala de aula pelos alunos em MT
Governador destacou que a medida vai impedir que estudantes se distraiam durante a aula.
Secom – MT
O governador Mauro Mendes (União Brasil) sancionou, nesta sexta-feira (6), a lei que proíbe o uso de celulares pelos estudantes nas salas de aula da rede estadual. A medida foi encaminhada pelo governador à Assembleia Legislativa em setembro e aprovada pelos deputados.
“Hoje sancionamos uma lei fundamental para o futuro dos nossos jovens. Agradeço à Assembleia Legislativa pelo apoio a esta iniciativa, que demonstra a compreensão da importância de um ambiente escolar focado no aprendizado. Essa medida vai impedir que os celulares se transformem em ferramentas de distração dentro da sala de aula”, afirmou o governador.
Com a sanção da lei, fica proibido o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos com telas em sala de aula nas escolas estaduais de Mato Grosso, exceto para alunos com deficiência ou TEA que necessitem de tais dispositivos para auxílio educacional ou monitoramento de saúde.
Diante da medida, celulares e eletrônicos devem ficar desligados ou no modo silencioso nas mochilas dos estudantes. Caso descumprida, a ação resultará em advertência, notificação aos pais e encaminhamento à equipe psicossocial, além de outras medidas disciplinares.
Segundo Mauro Mendes, a pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre a opinião dos pais foi importante e decisiva para a lei sancionada.
“Nós buscamos saber a opinião dos pais e responsáveis em relação ao uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, e mais de 86% deles foram favoráveis a essa proibição. É muito importante ter o apoio da família na tomada de decisões: isso reforça que eles sabem e reconhecem o que é melhor para os seus filhos dentro da escola”, completou.
O governador ainda enfatizou os robustos investimentos feitos em equipamentos tecnológicos em sala de aula para os estudantes.
“O Governo do Estado investiu nos últimos anos em equipamentos necessários como Chromebooks e SmarTVs para as escolas, ferramentas modernas que podem ser usadas para complementar o aprendizado. Acreditamos que a tecnologia deve ser utilizada de forma planejada e responsável para aprimorar a educação, e não para tirar o foco dos estudantes”, completou Mauro.
-
Policial5 dias ago
Mandante da morte de advogado em Rio Verde queria fazenda de R$ 100 milhões, diz polícia
-
Acidente3 dias ago
Explosão com gás em estabelecimento comercial de Água Boa deixa duas pessoas feridas
-
Policial5 dias ago
Forças de segurança apreendem 185 tabletes de maconha na BR-158 em Água Boa
-
Acidente6 dias ago
Ônibus tomba na BR-158, próximo a cidade de Água Boa, e deixa feridos
-
Acidente2 dias ago
Pacientes vítimas de explosão com gás em Água Boa serão transferidos.
-
Policial5 dias ago
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão na casa de vereador de São José do Xingu
-
GERAL3 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena em MT morre 24 dias após retirar prêmio
-
Policial5 dias ago
Autor de homicídio em Santo Antônio do Leste é preso pela Polícia Civil