ÁGUA BOA

Cidades

Projeto na AL pode suspender todos feriados em 2021 e 2022 em Mato Grosso

Publicado em

Entra em pauta em regime de urgência nesta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa um projeto de lei que vai tornar os feriados estaduais e municipais facultativos nos anos de 2021 e 2022. A ideia é que haja o máximo de dias úteis para a realização da atividade econômica e produtiva, buscando, assim, a retomada do desenvolvimento econômico, da geração de empregos e renda.

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Célio Rodrigues, explica que a medida apesar de simples, deve gerar impacto positivo. “Nós sabemos que esses feriados e pontos facultativos acabam gerando impacto na maior parte do comércio. E não temos uma visão absolutista e entendemos que em outros setores como o turismo é uma oportunidade, mas para a grande maioria do varejo que vive de vendas há um prejuízo, que está sendo maximizado nesse período de pandemia”.

De acordo com o projeto, as medidas impositivas de restrição da atividade econômica definidas no Estado pelos decretos baixados devido à pandemia do novo coronavírus, acabam por asfixiar diversos setores do comércio e serviços que agora começavam a se reerguer. “Mediante as graves decorrências sofridas pelos empresários e trabalhadores, diante do enorme impacto econômico gerado pelas medidas impostas para fechamento do comércio, serão necessárias mudanças em todos os âmbitos, inclusive dos hábitos socioeconômicos e culturais da população”, diz trecho da proposta que é de autoria do deputado Ulysses Moraes (PSL).

Leia Também:  Barra do Garças e Cultura Xavante foram destaques em rede nacional

Ainda é justificado no projeto que será mantida a autonomia local dos municípios, uma vez que ficará a cargo dos respectivos chefes do executivo municipais a decisão acerca da observância ou não dos feriados locais. “Nós não somos contra os feriados, todos gostam de um tempo para descansar e se divertir, mas estamos em um momento de muita tensão e os empresários estão sofrendo com a limitação da capacidade de funcionar. Então todas as medidas que puderem ser tomadas no sentido de fortalecer a economia é bem-vinda. É uma medida pequena, mas é de pequenas ações que fazemos grandes transformações que garantem a sobrevivência das empresas e também de quem trabalha nelas”, ressalta o presidente da CDL.

Sem a opção de respeitar o lockdown ou a quarentena obrigatória, tornou-se uma alternativa aos gestores municipais ou estaduais a antecipação de feriados, incluindo os regionais, como forma de garantir o isolamento social da população por mais tempo. Recentemente, Várzea Grande antecipou o feriado alusivo ao aniversário da cidade, para ‘emendar’ com outros dias de folga. Caso o projeto de lei seja aprovado, os gestores passariam a não contar mais com essa possibilidade.

Leia Também:  Hospital de Câncer de Mato Grosso inicia campanha de prevenção e percorre o estado até o mês de dezembro

Olho no Araguaia/FolhaMax

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Cidades

Capacitação em Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros: Nova Nazaré em Ação com Toda a Comunidade Escolar

O conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas certamente farão a diferença em situações de emergência, tornando Nova Nazaré um lugar mais seguro e preparado para enfrentar desafios.

Published

on

 / Ascom – N.N

A Prefeitura de Nova Nazaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso, realizou um curso nos dias 24 e 25 de março. O evento foi dividido em dois módulos: o primeiro dia foi dedicado à brigada de incêndio, onde foram abordados a importância do conhecimento sobre como proceder em um princípio de incêndio e as medidas de segurança necessárias. Já no segundo dia, os participantes tiveram uma aula sobre primeiros socorros.

Os dois dias de curso foram marcados por um grande aprendizado, tanto em teoria quanto em prática, envolvendo todos os participantes em diversas situações de emergência. O ambiente foi leve, e as aulas foram dinâmicas e participativas, proporcionando a todos uma valiosa oportunidade de adquirir conhecimentos que contribuem para um ambiente mais seguro e organizado.

Para finalizar esses dias significativos e super relevantes para a sociedade, um maravilhoso lanche da tarde foi oferecido aos participantes. Essa experiência não apenas aprimorou habilidades essenciais, mas também fortaleceu o espírito comunitário entre todos os presentes.

Leia Também:  Emoção e homenagens na despedida do ex-prefeito e empresário de Nova Xavantina Gercino Caetano Rosa; imagens

O conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas certamente farão a diferença em situações de emergência, tornando Nova Nazaré um lugar mais seguro e preparado para enfrentar desafios.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA