Cidades
Sefaz publica novas regras e intensifica combate à sonegação fiscal em Mato Grosso
O objetivo das novas diretrizes é assegurar que os responsáveis sejam investigados e levados à Justiça.
/ Secom – Mt
O Governo de Mato Grosso implementou novas diretrizes para reforçar o combate à sonegação de impostos e à lavagem de dinheiro. A medida, publicada por meio da Portaria nº 204/2024, estabelece procedimentos para os fiscais de tributos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) diante de casos de possíveis crimes tributários.
A portaria orienta a atuação dos fiscais em situações que envolvam o não pagamento de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). Quando identificadas irregularidades, os fiscais devem preparar relatórios detalhados – chamados de “representação fiscal para fins penais” –, contendo provas e informações que serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE). O objetivo é assegurar que os responsáveis sejam investigados e levados à Justiça.
Segundo o superintendente de fiscalização da Sefaz, José Carlos Bezerra Lima, a nova medida representa um avanço significativo no enfrentamento à sonegação fiscal. “A representação fiscal para fins penais é um poderoso instrumento no combate à sonegação, ajudando a garantir justiça e fortalecer a arrecadação estadual”, ressaltou.
Com a nova regulamentação, a Secretaria criou uma equipe especializada para acompanhar os casos e colaborar em todas as etapas do processo, garantindo a eficácia das investigações e a recuperação de recursos.
O coordenador da área de conformidade e representação fiscal, Cezarino Martins da Hora, enfatizou a importância da iniciativa para a sociedade.
“Esse trabalho faz com que mais pessoas e empresas cumpram suas obrigações fiscais, o que beneficia toda a população. Além disso, contribui para a recuperação de receitas ao Estado, reforçando a justiça fiscal e incentivando o cumprimento voluntário das obrigações tributárias”.
Cidades
Black Friday: madrugada é período mais visado por golpistas, diz Serasa
Porcentagem de tentativas de fraudes em relação ao volume de compras é maior entre a meia-noite e as 6h, conforme análise dos dados de 2024.
Na Black Friday do ano passado, as compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora.
Na madrugada de quinta para sexta (28 para 29 de novembro de 2024), a Serasa identificou um número menor de compras por hora (65 mil), mas uma taxa de ataques de 2% às 3h da manhã – o dobro do encontrado durante o dia.
Em outras palavras, durante a madrugada, 2% dos pedidos feitos foram classificados como tentativas de golpe. A Serasa considerou tanto consumidores quanto comércios virtuais como vítimas para estimar esse número.
Tentativas de golpes também foram registradas nas outras madrugadas do período (28 de novembro a 1 de dezembro de 2024).
A Serasa informa que esse comportamento mostra que os fraudadores agem com “método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar brechas e distrações do consumidor”.
Entre os principais golpes, de acordo com a empresa, estão:
- Phishing (criação de páginas falsas de lojas e ofertas)
- Anúncios falsos na internet e redes sociais que levam a sites clonados.
- Mensagens fraudulentas de confirmação de compra ou entrega enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp
- Troca de QR Code ou chave Pix no checkout, desviando o pagamento para contas de terceiros;
- Criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.
-
Agua Boa7 dias agoÁgua Boa inicia o período de rematrículas para escolas municipais
-
Política6 dias agoÁgua Boa se destaca no cenário internacional após ser premiada como cidade inovadora
-
Agua Boa7 dias agoFormatura do programa Força Mulher celebra capacitação e empoderamento feminino em Água Boa
-
Brasil5 dias agoQuase metade dos brasileiros não possui reserva para emergências, aponta Datafolha
-
Acidente6 dias agoAs três vítimas de acidente de ônibus em Iporá (GO) são identificadas
-
Acidente7 dias ago
Acidente com ônibus da Viação Xavante deixa três vítimas fatais e vários feridos em rodovia de Goiás
-
Cidades7 dias agoPolícia Civil realiza palestra sobre violência contra idosos para o grupo Melhor Idade de Nova Nazaré
-
Cidades7 dias ago
Prefeitura realiza audiência pública para avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação









