ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CAMPINÁPOLIS

Serviço de defesa sanitária do Indea encerra foco de gripe aviária em Campinápolis

No total houve o abate sanitário de 600 aves e 229 ovos destruídos; as aves sacrificadas foram enterradas em valas

Publicado em

Pelo trabalho de levantamento epidemiológico do Indea, há uma grande possibilidade de que o vírus IAAP tenha chegado através aves aquáticas - que foram identificadas em um lago da propriedade e que mantinham contato direto com as aves domésticas Foto: Assessoria/Indea
– INDEA

Passados oito dias da confirmação da presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma criação doméstica de aves de subsistência, na cidade de Campinápolis, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) conseguiu conter a disseminação do vírus e encerrou as atividades de controle sanitário na área afetada.

Atualmente a propriedade rural está em vazio sanitário, na qual está impedida por um período de 45 dias de ter novas aves e com os proprietários orientados a não alimentar aves migratórias e silvestres que, segundo investigações podem ter sido as responsáveis por trazer a carga viral até as galinhas domésticas da propriedade.

Pelo trabalho de levantamento epidemiológico dos técnicos do Indea, há uma grande possibilidade de que o vírus IAAP tenha chegado através de aves aquáticas – que foram identificadas em um lago da propriedade e que mantinham contato direto com as aves domésticas.

No total houve o abate sanitário de 600 aves e 229 ovos destruídos. As aves sacrificadas foram enterradas em valas, em seguida as instalações foram limpas e desinfetadas.

“Nosso trabalho envolveu não somente a eliminação das aves do foco e a desinfecção total do local, seguindo os protocolos sanitários. Atuamos também na educação sanitária, promovendo palestras em escolas, orientando produtores e a comunidade local sobre prevenção e biosseguridade, de forma que eles sejam os nossos parceiros na identificação de sinais clínicos da doença e também sabendo como agir caso alguma ave apresente sintomas parecidos”, explica o coordenador de Defesa Sanitária do Indea, João Marcelo Néspoli.
Segundo a coordenadora das atividades de campo no foco de Influenza Aviária do Indea, Daniella Bueno, para impedir que o vírus se alastrasse foi montada uma barreira sanitária na entrada da propriedade, impedindo a saída de materiais, produtos e subprodutos que pudessem transmitir a doença, e ainda realizada a desinfecção de todos os veículos que passavam pelo local.“A operação contou com oito equipes de vigilância, que monitoraram 145 propriedades em um raio de três quilômetros, chamada zona perifocal, no raio de sete quilômetros, chamada zona de vigilância e algumas propriedades no raio de 15 km, chamada de zona de proteção, onde identificamos propriedades de maior risco de introdução da doença, para garantir que não houvesse novos focos da doença”, diz Daniella Bueno.

Leia Também:  Nova Xavantina - Justiça reconhece crime ambiental por desmate ilegal no Cerrado
Por estar em vazio sanitário por 45 dias, a propriedade irá receber a visita quinzenal de servidores do Indea para atestar a condição, e após este período, novas aves com procedência segura serão introduzidas na propriedade.“Após essa introdução, por um período de 21 dias, caso não as novas aves não apresentem nenhum sinal de doença a propriedade fica liberada para retornar a criação de subsistência”, explica a coordenadora.

Em Campinápolis houve a participação direta de 26 agentes do Indea, envolvendo três unidades regionais (Água Boa, Confresa e Barra do Garças) e servidores da unidade central, em Cuiabá, de onde eram direcionadas as ações previstas no plano de contingência para Influenza Aviária. Dois auditores federais do ministério da agricultura também acompanharam a execução das ações.

Gripe AviáriaO vírus da gripe aviária já estava circulando no Brasil desde 2023, e desde então Mato Grosso tem conseguido impedir que a doença se alastre no Estado através do cumprimento de rígidos protocolos sanitários, e, até o momento, não houve nenhum caso registrado em uma granja comercial mato-grossense.

Leia Também:  Bombeiros resgatam jaguatirica em pátio de agência bancária
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cidades

Black Friday: madrugada é período mais visado por golpistas, diz Serasa

Porcentagem de tentativas de fraudes em relação ao volume de compras é maior entre a meia-noite e as 6h, conforme análise dos dados de 2024.

Published

on

 / G1
Apesar de o pico de compras na Black Friday ser durante o dia, a madrugada é o período em que o consumidor corre mais risco de cair em golpes, segundo análise da Serasa feita a partir de dados coletados em 2024.

Na Black Friday do ano passado, as compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora.

Na madrugada de quinta para sexta (28 para 29 de novembro de 2024), a Serasa identificou um número menor de compras por hora (65 mil), mas uma taxa de ataques de 2% às 3h da manhã – o dobro do encontrado durante o dia.

Em outras palavras, durante a madrugada, 2% dos pedidos feitos foram classificados como tentativas de golpe. A Serasa considerou tanto consumidores quanto comércios virtuais como vítimas para estimar esse número.

Tentativas de golpes também foram registradas nas outras madrugadas do período (28 de novembro a 1 de dezembro de 2024).

Leia Também:  Vem aí o 3º Torneio Novembro Azul de Futebol Society da ASPM

A Serasa informa que esse comportamento mostra que os fraudadores agem com “método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar brechas e distrações do consumidor”.

Entre os principais golpes, de acordo com a empresa, estão:

  • Phishing (criação de páginas falsas de lojas e ofertas)
  • Anúncios falsos na internet e redes sociais que levam a sites clonados.
  • Mensagens fraudulentas de confirmação de compra ou entrega enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp
  • Troca de QR Code ou chave Pix no checkout, desviando o pagamento para contas de terceiros;
  • Criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.
A Serasa diz ainda que monitorou 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1 de dezembro, que movimentaram R$ 3,5 bilhões em vendas.
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA