Cidades
Vacina russa irá imunizar todos acima de 30 anos em MT; governadores “peitam” Anvisa

Sptunik V está sendo aplicada em mais de 50 países, mas encontra dificuldades no Brasil
Diante do impasse junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberação de 37 milhões da vacina Sputnik V, de fabricação russa, o governador Mauro Mendes e demais chefes de outros 11 Estados das regiões Norte e Nordeste voltam a se reunir na tarde desta quarta-feira (14) para decidir quais providências vão adotar. Mendes antecipou que no encontro será discutida a possibilidade de “peitarem” a autarquia federal, que vem colocando obstáculos, exigindo vários documentos e postergando a autorização para importação e uso do imunizante.
Mauro Mendes lembrou que mais de 50 países já estão utilizando a vacina Sputinik V e não entende os motivos de tantas dificuldades na liberação para que o imunizante seja importado. Inclusive, o democrata criticou, em entrevista nesta terça-feira (13), esse impasse e interpretou a demora da Anvisa como uma ação proposital para “boicotar” a compra dos imunizantes feita por governadores já que o Governo Federal, representado pelo presidente Jair Bolsonaro, não tomou a frente da situação.
“As pesquisas mostram que ela tem um dos maiores índices de eficiência entre todas as vacinas. Chega a mais de 90% para os casos leves. Então, não teria porquê, mas a gente acredita que o bom senso vai imperar e vai ser liberada. São 37 milhões de vacinas no país. Estamos comprando 1,2 milhão de doses do componente A e B porque essa vacina é feita por dois componentes”, pontuou o governador em entrevista coletiva transmitida pela internet na manhã desta quarta-feira.
Outra observação do governador foi em relação ao fato de que a Sputinik V é composta por dois componentes, aplicados também em duas doses. “Então a gente está comprando para 1,2 milhão de pessoas. Imagina isso aqui em Mato Grosso. A gente vacina até 30 anos de idade e praticamente todo mundo rapidamente”, disse Mendes.
Pelo cronograma inicial, estava previsto o embarque do primeiro lote para o dia 20 deste mês, mas por causa da não autorização da Anvisa, esse cronograma poderá sofrer alteração. “Está programada uma entrega de 4 milhões em abril, depois em maio, junho e julho. Em 4 meses chegaria a isso 37 milhões de brasileiros que seriam vacinados porque ela trabalha com adenovírus, o primeiro componente é o adenovírus 26 e o segundo componente é o adenovírus 5. Não é igual a Coronavac que são duas doses da mesma vacina, a pessoa toma uma dose e depois toma outra”, explicou o governador.
A Sputinik V é uma vacina produzida por dois componentes e Mato Grosso, segundo Mauro Mendes, comprou 1,2 milhão dos componentes A e B. “Então, é para 1,2 milhão de pessoas”, afirmou o democrata, na coletiva ao comentar sobre a reunião desta tarde.
“Estamos aguardando a Anvisa e algumas burocracias que tem. Vamos ter uma reunião hoje à tarde com os governadores para decidir isso, se a gente meio que peita isso, se faz, se aposta que a Anvisa vai liberar, mas acredito que o bom senso vai imperar e isso vai acontecer”, pontuou.
OUTROS ESTADOS
O estado do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PCdoB) já acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para liberar a importação do imunizante. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também anunciou em live realizada no último sábado (10) que os governadores do Nordeste avaliam a possibilidade de buscarem a Justiça para que as vacinas russas da Sputnik V, adquiridas por eles sejam sejam liberadas para entrar no País e serem aplicadas na população o mais rápido possível.
Olho no Araguaia/FolhaMax

Cidades
Capacitação em Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros: Nova Nazaré em Ação com Toda a Comunidade Escolar
O conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas certamente farão a diferença em situações de emergência, tornando Nova Nazaré um lugar mais seguro e preparado para enfrentar desafios.

/ Ascom – N.N
A Prefeitura de Nova Nazaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso, realizou um curso nos dias 24 e 25 de março. O evento foi dividido em dois módulos: o primeiro dia foi dedicado à brigada de incêndio, onde foram abordados a importância do conhecimento sobre como proceder em um princípio de incêndio e as medidas de segurança necessárias. Já no segundo dia, os participantes tiveram uma aula sobre primeiros socorros.
Os dois dias de curso foram marcados por um grande aprendizado, tanto em teoria quanto em prática, envolvendo todos os participantes em diversas situações de emergência. O ambiente foi leve, e as aulas foram dinâmicas e participativas, proporcionando a todos uma valiosa oportunidade de adquirir conhecimentos que contribuem para um ambiente mais seguro e organizado.
Para finalizar esses dias significativos e super relevantes para a sociedade, um maravilhoso lanche da tarde foi oferecido aos participantes. Essa experiência não apenas aprimorou habilidades essenciais, mas também fortaleceu o espírito comunitário entre todos os presentes.
O conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas certamente farão a diferença em situações de emergência, tornando Nova Nazaré um lugar mais seguro e preparado para enfrentar desafios.
-
Policial6 dias ago
Trabalhador é assassinado com tiros na cabeça em lavoura
-
Policial6 dias ago
Corpo de Bombeiros encontra mais de 18 quilos de maconha no Rio Araguaia
-
Policial6 dias ago
Homem invade casa e mantém mãe e filho reféns por mais de 2 horas em MT
-
Cidades7 dias ago
Novo Santo Antônio terá 1º Festival de Pesca com R$ 50 mil em premiações
-
Policial6 dias ago
Polícia Civil cumpre mandados contra faccionados envolvidos em tortura, homicídio e ocultação de cadáver em Cocalinho
-
Agua Boa7 dias ago
Encontro Entre Elas foi realizado na noite desta quarta feira (19) em Água Boa
-
Cidades7 dias ago
Prefeitura de Nova Nazaré Recebe Apoio do MDS e Entrega Mais de 500 Cestas Básicas às Comunidades Afetadas pelas Chuvas
-
Agronegócio7 dias ago
Ellus Agropecuária Ltda divulga ata de reunião geral extraordinária
You must be logged in to post a comment Login