ÁGUA BOA

PROTEÍNA CONTRA O CÂNCER

Pesquisadores descobrem proteína que impede que câncer se espalhe

Publicado em

Cotidiano

O Dr. Kaustav Bera, da equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e a proteína TRPM7 Foto: Divulgação

Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, identificaram uma proteína especializada que pode ajudar a impedir que as células tumorais entrem na corrente sanguínea e se espalhem para outras partes do corpo.

A descoberta é promissora para lidar com a metástase, além do tumor original, que é uma das maiores causas da mortalidade.

“Nós descobrimos que esta proteína, TRPM7, detecta a pressão do fluido que flui na circulação e impede que as células se espalhem pelo sistema vascular,” contou o Dr. Kaustav Bera, da Universidade Johns Hopkins.

Viagem bloqueada

As descobertas ajudam a lançar luz sobre uma parte pouco conhecida da metástase, chamada intravasamento, quando células cancerosas que se separaram de um tumor primário entram na circulação para viajar para outras partes do corpo e estabelecer colônias.

Os pesquisadores demonstraram ainda que aumentar artificialmente a expressão de TRPM7 nas células tumorais pode ajudar a interromper a intravasão – e, em última instância, a metástase.

A proteína detecta o fluxo do fluido no sistema circulatório e instrui a célula a inverter a direção, inibindo assim o intravasamento.

Leia Também:  Mulher é presa após dar garrafada na cabeça de criança no Araguaia

“O processo é semelhante ao que acontece quando você toca uma chaleira quente, sente que está quente e remove a mão,” comparou Konstantinos Konstantopoulos, integrante da equipe.

Novas terapias

A equipe fez ainda uma análise de dados de pacientes com osteossarcoma, câncer de mama, gástrico e hepático que expressaram altos níveis de TRPM7.

Os dados mostraram que aqueles com altos níveis de TRPM7 tinham maior probabilidade de viver mais do que aqueles com níveis mais baixos da proteína.

A equipe afirma ter esperança de que essas descobertas possam levar a novas terapias contra o câncer.

“Precisamos de mais desenvolvimentos antes de levar isso para o ambiente clínico, mas acreditamos que fornecemos, pela primeira vez, um quadro definitivo do papel do TRPM7 em uma etapa crucial da metástase tumoral,” concluiu Konstantopoulos.

– Com informações do Sciense Daily

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cotidiano

Detran-MT amplia serviços online através do aplicativo MT Cidadão

Publicados

em

Novos serviços do Detran-MT no aplicativo MT Cidadão Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Com a ampliação, a Autarquia vai reduzir cerca de 90% da demanda de todos os serviços que eram realizados de forma presencial

Para desburocratizar os serviços e facilitar a vida do cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) ampliou a oferta de serviços de forma online no aplicativo MT Cidadão, que já estão disponíveis para toda a população mato-grossense.

Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, esse é apenas o início de um processo de modernização para tornar a Autarquia cada vez mais digital. “Com a ampliação dos serviços no aplicativo, vamos reduzir cerca de 90% a demanda de todos os serviços do Detran que eram realizados somente de forma presencial”, destacou.

Foram incluídos no aplicativo MT Cidadão mais nove serviços da área de veículos, como: abertura do processo de transferência de propriedade, primeiro emplacamento, mudança de município, segunda via do CRV, troca para placa Mercosul, inclusão de financiamento, baixa de financiamento, intenção de venda e cancelamento da intenção de venda.

Importante ressaltar que, para os serviços de troca para placa Mercosul, mudança de município e transferência de propriedade, é necessária a realização de vistoria veicular, que deve ser agendada através do próprio aplicativo ou pelo site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br).

Leia Também:  Com potencial de 80 mil hectares, lavouras avançam sobre região de terras arenosas em Canarana

Conforme o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, os serviços de transferência de propriedade e de emplacamento do veículo zero quilômetro, na modalidade digital, era um dos principais pedidos dos cidadãos em relação aos serviços do Detran.

“Agora a população poderá iniciar a regularização do seu veículo através do aplicativo, sem sair da sua rotina, tendo acesso ao serviço de uma forma muito mais ágil”, observou Augusto.

Já na área de habilitação, foram incluídos os serviços de abertura de requerimento para atividade remunerada (EAR), requerimento para condutor PCD, emissão de certidão do condutor, além de melhorias e atualizações no serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já está há mais de 1 ano disponível no aplicativo.

“Os condutores que desejam exercer atividade remunerada já podem iniciar o processo para inclusão da EAR pelo aplicativo MT Cidadão, assim como os condutores PCD, que também não precisam mais ir ao Detran para iniciar o seu processo, inclusive realizando os agendamentos para foto e retirada do documento diretamente pelo aplicativo”, disse o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Leia Também:  Denúncia faz PM prender quadrilha que planejava roubar carga em MT

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, lembrou que dois importantes serviços do órgão – renovação da CNH e a emissão do Licenciamento do veículo – já estão disponíveis no aplicativo MT Cidadão há mais de 1 ano.

“Agora, trabalhamos bastante em parceria com a MTI na ampliação da oferta dos serviços do Detran de forma online, proporcionando maior comodidade ao cidadão para obter os documentos que precisa de maneira mais prática e rápida, sem precisar deslocamento a qualquer unidade do Detran”, ressaltou o presidente.

Com as novas atualizações os serviços no aplicativo estão de forma mais simples e intuitiva, para facilitar o acesso do cidadão.

O aplicativo MT Cidadão foi desenvolvido pela Empresa Mato Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e é gratuito. Pode ser baixado em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS.

Após baixar, é só fazer o cadastro com as informações solicitadas e aproveitar os serviços ofertados.

Olho no Araguaia – Detran MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA