ÁGUA BOA

Economia

Golpe do FGTS já atingiu 10 mil pessoas; aprenda a se proteger

Publicado em

Economia


source
FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
Redação 1Bilhão Educação Financeira

FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço


Um levantamento do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, revelou que mais de 10 mil brasileiros caíram em um golpe conhecido do FGTS .

Com a promessa do pagamento de até R$ 3.900 do benefício, criminosos pedem informações pessoais , roubam o dinheiro e utilizam os dados para outros crimes. 


O levantamento divulgado nesta terça-feira (2) conta que os bandidos enviam links maliciosos via aplicativo de mensagens, direcionando as vítimas a um falso cadastro. Com as informações fornecidas, é possível sacar indevidamente o dinheiro do FGTS, fazer assinatura de serviços online ou abrir contas em bancos.

Você viu?

Os criminosos incluem depoimentos e comentários de pessoas que teriam recebido o dinheiro e pedem para que o link seja compartilhado com outros amigos – ampliando ainda mais o número de vítimas, e criam imagens falsas para enganar as vítimas, com suposto valor e data para o saque.

Leia Também:  Governo anuncia investimento de R$ 415 milhões para testes de vacinas nacionais

A dinâmica desse golpe é semelhante à usada em outros ciberataques , fiz o laboratório. “Quando a vítima concede permissão para o envio das notificações, os criminosos podem utilizar dessa permissão para enviar propagandas, com as quais lucram, e até mesmo enviar novos golpes”, diz Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, em um documento de divulgação sobre a ação criminosa.

Como se proteger?

Os principais meios de disseminação desse tipo de golpe são os aplicativos de conversa, como o Whatsapp, o Telegram ou o Messenger do Facebook. Por isso, sempre que receber links ou mensagens suspeitas, duvide.

Nunca compartilhe dados pessoais sem saber se o site é oficial e confiável.

“Antes de compartilhar informações, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais, jornais e sites para confirmar se aquilo é realmente verdadeiro”, diz o laboratório

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

Reforma administrativa traz risco real de aumento da corrupção, diz especialista

Publicados

em


source
A especialista em administração e burocracia estatal foi a entrevistada do Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira (10)
Brasil Econômico

A especialista em administração e burocracia estatal foi a entrevistada do Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira (10)

A professora de administração pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alketa Peci, foi a entrevistada do  Brasil Econômico ao Vivo de quinta-feira (10). Ela disse haver risco real de mais  indicações de cargos após o fim da estabilidade dos servidores federais, como projetado pela reforma administrativa , o que pode aumentar a corrupção .

“O Brasil é um país paradoxal . Se por um lado, conseguimos consolidar um governo forte, profissional, com estabilidade, por outro lado, temos uma boa proporção de cargos politicamente indicados”.

Segundo ela, os países onde a administração pública performa melhor no âmbito econômico, e tem menores níveis de corrupção, são aqueles que a burocracia independe da política.

“O órgão independente funciona como peso e contrapeso ao poder político. Acaba pressionando os políticos a não abusarem, já que se baseiam em processos de escolha meritocráticos, e possuem corpo técnico qualificado.”

Você viu?

Como exemplo, ela citou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

“Muito foi acusado pela mídia que a Anvisa havia sido capturada pelo governo Bolsonaro, ao indicar os cargos do Conselho diretor. Na prática, isso não aconteceu. A agência continua técnica, profissional, e a população confia, independente da vacina ser chinesa, indiana, ou que vira jacaré”, salientou a especialista.

Veja o vídeo:



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA