ÁGUA BOA

Economia

“Não é hora de culpar imposto pelo preço da gasolina”, diz economista

Publicado em

Economia


source
André Braz, economista da FGV, diz que os preços subiram graças à política de preços da Petrobras
Sophia Bernardes

André Braz, economista da FGV, diz que os preços subiram graças à política de preços da Petrobras

Que a gasolina está cara, todo mundo sabe, basta ir ao posto de combustível mais próximo para notar o aumento na bomba. A disputa está em qual o culpado por essa escalada de preços. O presidente Jair Bolsonaro tenta jogar no colo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos governadores, mas será que ele está certo?

André Braz, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), diz que não é a hora de falar em tributo estadual.

“Não houve alteração da carga tributária, todo mundo sabe. O que mudou foi o preço do barril do petróleo, e houve desvalorização do real frente ao dólar. Isso força a Petrobras a mexer no preço dos combustíveis. Culpar imposto agora? Não é a hora, porque não mudou muito”, explica.

O economista também aponta para a má condução da política cambial, que fez com que o real se desvalorizasse mais do que outras moedas emergentes.

Leia Também:  Americanas compra Skoob, a maior rede social de livros do Brasil

“Nossa economia já estava fragilizada pela dívida pública, o que sustentou a desvalorização cambial e acabou encarecendo o acesso ao combustível mais do que em outros países”.

O governador de São Paulo, por exemplo, diz que não houve alteração do ICMS no estado, e culpa a “incompetência do Governo Federal em administrar a economia”. O tucano alega que esta é uma tentativa do presidente de colocar a população contra os Governadores com narrativas mentirosas.

Leia Também:  Setor de serviços avança 1,1% em julho e atinge maior nível desde março de 2016


Chegou a R$ 7, qual o limite?

Braz diz que é “bem provável” que o combustível fique ainda mais caro. O cenário inflacionário não apresenta melhoras, e os juros ainda estão bem abaixo da expectativa do mercado. Mas o economista alerta que essa é uma tendência global.

“O combustível não está caro só aqui não, mas no mundo inteiro! Não adianta criar artifícios para conter os preços, porque isso desestimula o próprio setor. O congelamento cria prejuízos para o investidor que podem provocar novos aumentos no futuro”, diz.

Veja: 


Lives do Brasil Econômico

Semanalmente, a redação do  Brasil Econômico entrevista algum especialista para aprofundar um tema relevante do noticiário econômico. Sempre às quintas-feiras, as transmissões começam às 17h pela página do Facebook e pelo canal do iG no Youtube.




COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

Azul tem inscrições abertas para nova edição de seu programa de trainee

Publicados

em


source
Inscrições abertas: Azul anuncia nova edição de seu Programa Trainee
Calebe Murilo

Inscrições abertas: Azul anuncia nova edição de seu Programa Trainee

Estão abertas as inscrições para o Programa Trainee 2022 da Azul. São cerca de 15 vagas abertas para candidatos com formação superior em qualquer área de atuação para início em janeiro de 2022. Os interessados poderão se inscrever até 19 de outubro por meio do site da companhia clicando aqui .

A companhia busca por profissionais que tenham protagonismo em suas carreiras e que almejam o crescimento e desenvolvimento de suas habilidades de liderança. Para isso, logo no início do programa, os Trainees farão uma imersão no negócio da Azul, conhecendo a experiência oferecida ao cliente, por meio de visitas a áreas estratégicas, como aeroportos, hangares de manutenção de aeronaves, Azul Cargo, Callcenter e universidade corporativa.

Além disso, para acelerar a carreira dos jovens talentos, o programa oferecerá mentoria realizada com o CEO, vice-presidentes e diretores da Azul, que acompanham de perto o desenvolvimento de cada trainee.

Para participarem do programa, os candidatos precisam ter se graduado em qualquer área de conhecimento entre julho de 2018 e dezembro de 2021, serem apaixonados pelo segmento da aviação, inovadores, criativos e estarem dispostos a participar de projetos desafiadores na companhia.

“O nosso programa Trainee é diferente porque é uma via de mão dupla. Sabemos que nós, como liderança, temos muito o que compartilhar com esses jovens talentos, mas eles, por estarem ingressando no mercado agora, nos trazem uma visão moderna e inovadora que também contribui muito com o nosso negócio, ou seja, acaba sendo uma troca mútua de visões, experiências e ideias” afirma Camila Almeida, diretora de Pessoas da Azul.

Leia Também

O processo seletivo dará oportunidade para que os candidatos demonstrem suas habilidades em testes online, games para resolução de problemas e tomada de decisões, dinâmicas, entrevistas e painéis com a liderança. A companhia busca pela representatividade em todas as suas oportunidades e, por isso, todas as etapas são conduzidas sem distinção de raça, cor, gênero, orientação sexual, nacionalidade, deficiência, idade ou outra particularidade.

Leia Também:  Mulher encontra dedo humano dentro de lanche na Bolívia: "mastiguei"

Além dos benefícios de assistência médica e odontológica, seguro de vida, previdência privada, restaurante próprio, vale-transporte ou estacionamento no local, gympass, programas de qualidade de vida e saúde, os Trainees também terão direito a outros diferenciais da Azul, como passagens aéreas nacionais e internacionais para eles próprios, seus pais, filhos, cônjuge e acompanhante, passagens aéreas nacionais ou internacionais para presentear amigos e, ainda, farão parte do clube de descontos da companhia.

O post Inscrições abertas: Azul anuncia nova edição de seu Programa Trainee apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA