ÁGUA BOA

Economia

Pente-fino do INSS: saiba como evitar o do corte benefício pela revisão

Publicado em

Economia


source
Meu INSS
Redação 1Bilhão Educação Financeira

Meu INSS

Desde o início de agosto, quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a realizar um pente-fino benefícios previdenciários em todo país, os segurados têm recebido cartas para agendar perícia médica. No total, a estimativa é de que 902 mil benefícios passem por revisão. De acordo com o INSS, 170 mil cartas já foram enviadas. No total 902 mil pessoas serão chamadas em todo país. Esta ação tem gerado muitas dúvidas entre as pessoas. Entre elas está o que pode acontecer se não receber a carta? Ou: o que fazer se a documentação médica que comprova a incapacidade para o trabalho está desatualizada?

De antemão o EXTRA responde: mantenha os dados de contato atualizados no cadastro do INSS e procure o médico que acompanha o seu caso e atualize os documentos e exames. Caso perca a convocatória e não faça a perícia médica o benefício pode ser suspenso.

“O INSS tem o direito de rever os benefícios. Isso está escrito na lei”, avalia a advogada Jeanne Vargas, do escritório Vargas Farias Advocacia, que fez um tira dúvidas com os principais questionamentos dos segurados que podem ser chamados para passar pelo pente-fino.

“Quem vai passar pela perícia são as pessoas que possuem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e os aposentados por invalidez que não tenham feito perícia há mais de dois anos.”

Quem receber a correspondência deve cumprir uma série de determinações e tem um prazo de 30 dias para apresentar os documentos que comprovem seu direito ao benefício senão terão o pagamento suspenso.

“Endereço, telefones de contato e e-mail têm que estar atualizados para que o instituto consiga entrar em contato”, orienta a advogada Cristiane Saredo.

É importante destacar que as mesmas orientações valem para beneficiários de auxílio-acidente e de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — pago a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência carentes —, que também podem ser convocados.

Carta enviada aos segurados do INSS para passar pela perícia médica

O que diz a carta do instituto

Na carta enviada aos segurados, que o EXTRA teve acesso, o INSS informa o procedimento para agendamento da perícia médica — que pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS – ou pela Central de Atendimento 135 — e avisa que o prazo para marcação do atendimento é de 30 das. “Caso não atenda a convocação, o benefício será suspenso”, informa a carta da autarquia.

O documento informa ainda sobre a necessidade de apresentar documento de identificação pessoal e toda documentação médica que o segurado tenha. Embora não cite que essa documentação tem que ser atualizada, especialistas em Direito Previdenciário advertem que há casos em que o médico perito questiona o laudo médico antigo.

“Além de laudos, relatório médico e exames atualizados que comprovem a incapacidade, os segurados podem juntar também receitas e notas fiscais de medicamentos de uso contínuo que tenham a ver com a doença incapacitante”, acrescenta.

Jeanne Vargas dá dicas de como o segurado deve proceder no caso de ser chamado para o pente-fino do INSS

Principais dúvidas sobre o programa Qual é o objetivo do programa do INSS?

Revisar benefícios por incapacidade sem perícia por mais de seis meses e que não tenham data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional.

Como checar e corrigir o endereço?

Pela plataforma do Meu INSS digital na aba de dados cadastrais.

Você viu?

O que fazer se a documentação estiver desatualizada?

É muito importante estar em dia com exames e laudos médicos que comprovem que o segurado continua sem condições de trabalhar e por quanto tempo ficará afastado.

Leia Também:  Onyx critica reprovação da MP 1.045 e promete 2,5 mi empregos até dezembro

O que fazer quando receber a carta do INSS?

O beneficiário tem até 30 dias para agendar a perícia medica, por meio da opção “Agendar Perícia” na plataforma do INSS (meu.inss.gov.br) ou pela central 135.

O que acontece se não marcar a perícia médica?

Se o segurado não marcar a perícia dentro de 30 dias do recebimento da carta de convocação o beneficio será suspenso. Se passados mais de 60 dias, o benefício poderá ser cessado.

Se no dia não der para ir ao atendimento?

Será permitida uma remarcação por iniciativa do segurado desde que justificada e feita até um um dia antes da data prevista para o atendimento.

O que ocorre se o perito não for ou o sistema estiver ‘fora do ar’?

A agência será obrigada a remarcar o agendamento até às 12h do dia útil seguinte àquele em que deveria ser realizado o atendimento.

Em quanto tempo sai o resultado da perícia médica?

Será disponibilizado a partir das 21h do dia da realização da perícia, pela central 135 ou pelo Meu INSS.

O que fazer se o resultado der alta para o segurado?

Se o resultado concluir que o segurado tem condições de trabalhar, é possível interpor recurso administrativo no prazo de 30 dias. O segurado poderá ainda abrir mão do recurso e discutir o seu direito na Justiça.

E quem não tem condições de ir ao posto do INSS?

O segurado pode agendar pela central 135 a perícia em casa ou no hospital, em caso de internação.

Quem não precisa passar pelo pente-fino?

Estão fora do pente-fino os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, os aposentados por invalidez e pensionistas inválidos que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade e os portadores de HIV.


COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

Azul tem inscrições abertas para nova edição de seu programa de trainee

Publicados

em


source
Inscrições abertas: Azul anuncia nova edição de seu Programa Trainee
Calebe Murilo

Inscrições abertas: Azul anuncia nova edição de seu Programa Trainee

Estão abertas as inscrições para o Programa Trainee 2022 da Azul. São cerca de 15 vagas abertas para candidatos com formação superior em qualquer área de atuação para início em janeiro de 2022. Os interessados poderão se inscrever até 19 de outubro por meio do site da companhia clicando aqui .

A companhia busca por profissionais que tenham protagonismo em suas carreiras e que almejam o crescimento e desenvolvimento de suas habilidades de liderança. Para isso, logo no início do programa, os Trainees farão uma imersão no negócio da Azul, conhecendo a experiência oferecida ao cliente, por meio de visitas a áreas estratégicas, como aeroportos, hangares de manutenção de aeronaves, Azul Cargo, Callcenter e universidade corporativa.

Além disso, para acelerar a carreira dos jovens talentos, o programa oferecerá mentoria realizada com o CEO, vice-presidentes e diretores da Azul, que acompanham de perto o desenvolvimento de cada trainee.

Para participarem do programa, os candidatos precisam ter se graduado em qualquer área de conhecimento entre julho de 2018 e dezembro de 2021, serem apaixonados pelo segmento da aviação, inovadores, criativos e estarem dispostos a participar de projetos desafiadores na companhia.

“O nosso programa Trainee é diferente porque é uma via de mão dupla. Sabemos que nós, como liderança, temos muito o que compartilhar com esses jovens talentos, mas eles, por estarem ingressando no mercado agora, nos trazem uma visão moderna e inovadora que também contribui muito com o nosso negócio, ou seja, acaba sendo uma troca mútua de visões, experiências e ideias” afirma Camila Almeida, diretora de Pessoas da Azul.

Leia Também

O processo seletivo dará oportunidade para que os candidatos demonstrem suas habilidades em testes online, games para resolução de problemas e tomada de decisões, dinâmicas, entrevistas e painéis com a liderança. A companhia busca pela representatividade em todas as suas oportunidades e, por isso, todas as etapas são conduzidas sem distinção de raça, cor, gênero, orientação sexual, nacionalidade, deficiência, idade ou outra particularidade.

Leia Também:  Reforma administrativa chega ao terceiro parecer; entenda os motivos

Além dos benefícios de assistência médica e odontológica, seguro de vida, previdência privada, restaurante próprio, vale-transporte ou estacionamento no local, gympass, programas de qualidade de vida e saúde, os Trainees também terão direito a outros diferenciais da Azul, como passagens aéreas nacionais e internacionais para eles próprios, seus pais, filhos, cônjuge e acompanhante, passagens aéreas nacionais ou internacionais para presentear amigos e, ainda, farão parte do clube de descontos da companhia.

O post Inscrições abertas: Azul anuncia nova edição de seu Programa Trainee apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA