CURSO
Dr. Eugênio destaca curso de enfermagem indígena inédito no Brasil e no mundo
Aula inaugural foi realizada na segunda-feira, no campus da Unemat de Barra do Bugres
Educação


O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) participou da abertura da aula inaugural do curso inédito no Brasil de Enfermagem Indígena Intercultural, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres, nesta segunda-feira (13/11).
Ele destacou durante o evento a formação dos 50 alunos da turma como prioridade para formação e prevenção da saúde indígena. Eles devem se formar em 2028. Foram atendidos 41 das 46 etnias do Estado entre os alunos.
O Dr Eugênio destinou 50 kits de materiais aos alunos do curso (jaleco, instrumentos de trabalho, entre outros). O curso é uma parceria entre a Unemat e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que financia o curso na Faculdade Indígena Intercultural (Faindi/Unemat).
“Hoje nós vimos a primeira turma no mundo de alunos exclusivamente indígenas. Eu trabalho há 26 anos com os povos indígenas e hoje é um dia histórico para todos nós”, comemorou.
O deputado destacou o pioneirismo da universidade estadual na implantação do curso. “Esse curso que a Unemat implantou é extremamente importante para nós saldarmos uma dívida histórica com os povos indígenas”, relembrou.
O deputado relatou outras ações que tem feito a favor dos indígenas. “Neste segundo mandato, criamos a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, da qual sou presidente, e estamos atuando para debater a saúde indígena em Mato Grosso e especificamente no Araguaia”.
Formação indígena
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, destacou que há mais de 20 anos a universidade forma professores indígenas em licenciaturas, de forma inovadora e inédita. E o projeto pioneiro foi base para avançar com o atual curso.
“Este dia ficará na história da Unemat e do nosso país como aquele que iniciou o primeiro curso de enfermagem indígena no mundo”, disse.
“A Unemat foi a primeira universidade a estabelecer cotas para pessoas pretas, pardas, povos indígenas. Aprimoramos essa inclusão”, afirmou a reitora emocionada. “A Unemat é a universidade dos povos indígenas do Brasil”, reforçou a reitora.
Dr. Eugênio também relatou sobre a formação dos povos originários durante sua carreira. “Participei há 20 anos da formação da primeira turma de técnicos em enfermagem em São Paulo, exclusivamente indígena, e depois disso nada mais aconteceu”, contou.
“Tenho histórico na defesa dos povos indígenas desde que cheguei em Mato Grosso em 1997 como médico. O Hospital Regional de Água Boa, onde atuei, criou uma unidade específica para atendimento aos povos indígenas, como os Xavante”, completou Dr. Eugênio.
A reitora ainda agradeceu a parceria com a Prefeitura de Barra do Bugres, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de Saúde (SES) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), parceiras da Unemat no curso.

Educação
Rede Municipal abre rematrículas para o ano letivo de 2024 em Água Boa

– ASCOM AB
A Secretaria de Educação de Água Boa informa os pais que devem ficar atentos ao período de matrícula e rematrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino, para o Ano Letivo de 2024.
O cronograma organizado pela secretaria para as rematrículas, iniciou agora nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 24 de novembro. Já as matrículas, acontecem a partir do dia 29 de novembro.
“Os alunos que já estão nas nossas unidades escolares precisam fazer sua atualização cadastral”, reforçou a secretária de Educação Nubia Foschiera.
Além disso, ela pediu que os pais fiquem atentos aos períodos. “É importante que os pais não percam os prazos, porque isso acarreta em prejuízos futuros, com a perda da vaga. Lembrando que nós temos todo um cronograma de datas, o período de rematrículas, e o período de matrículas, para alunos transferidos, de outros períodos e para os alunos novos”.
Importante ressaltar que, para a efetivação da rematrícula ou matricula, etapa de confirmação que o aluno irá permanecer na escola no próximo ano letivo é necessário apresentar os documentos atualizados, como certidão de nascimento, CPF (Cadastro de Pessoa Física) do estudante e do responsável, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de enderenço e certificado vacinal.
É necessário apresentar todos os documentos originais e também entregar cópia legível. A escola não assume a responsabilidade pela reserva de vagas no caso em que o responsável não compareça à escola no prazo estabelecido para realizar a matrícula ou rematrícula. É de total responsabilidade da família a realização da matrícula da criança na escola e data estabelecida.
-
Cidades3 dias atrás
Prefeitura de Água Boa divulga lista preliminar dos nomes classificados para as 50 casas populares
-
Policial3 dias atrás
Polícia encontra corpo de manicure que estava desaparecida em Canarana
-
Policial3 dias atrás
Polícia Civil deflagra Operação Faces Ocultas e localiza restos mortais de vítima desaparecida
-
Policial2 dias atrás
Mulher tem 30% do corpo queimado por água quente jogada pelo namorado em cidade do Araguaia
-
Cidades3 dias atrás
Água Boa tem reconhecimento de excelência na gestão com prêmio do TCE e indicação no “Cidades Excelentes”
-
Cidades2 dias atrás
Clube Herdeiros do Passado de Água Boa, realizou encontro com exposição de carros antigos
-
Agronegócio3 dias atrás
“Raposa cuidando do galinheiro”: FPA repudia discurso de Lula na ONU
-
Cidades2 dias atrás
Prefeitura de Água Boa realiza coleta de assinaturas de concessão de créditos para parceleiros do P.A Nacional