Educação
Filho de porteiro, baiano está entre os 28 alunos com nota mil no Enem

Alunos com nota mil no Enem. A lista 2020/2021 está repleta de grandes exemplos. O Helder dos Santos Lima, de 19 anos, é um deles.
Filho de uma professora e um porteiro, o jovem conta que vem de uma família humilde, na qual muitos não tiveram acesso aos estudos. Esse foi o maior estímulo para ele sempre se dedicar e sonhar grande.
Após se preparar por 3 anos, o jovem alcançou a nota máxima em redação, que é um diferencial imenso para ele conseguir entrar em uma universidade.
Pais incentivadores
Juliana e Nilton, pais de Helder, sempre foram os maiores incentivadores do filho. Eles vivem na cidade de Xique-Xique, onde o estudante se preparou para o exame.
Helder conta que intercalou estudos em casa, na escola e em um cursinho preparatório do governo do estado.
Os pais sempre foram presentes nestes momentos, dando o suporte que o filho precisava para não desviar do maior foco, que era passar no curso de Direito.
Com a nova máxima, Helder conseguiu aprovação no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás.
“Venho de uma família simples em que poucos tiveram acesso ao estudo, mas, mesmo assim, sempre fui estimulado a estudar para garantir o melhor no meu futuro. Estou muito feliz e grato, principalmente aos meus pais, Juliana e Nilton, que sempre me deram incentivo para eu atingir esta conquista”, revela o estudante.
Que exemplo! Parabéns Helder!
Olho no Araguaia – Só Notícia Boa

Educação
Mais de 310 mil estudantes retornam às aulas na rede estadual com novas diretrizes nesta segunda-feira (3)
Seduc se prepara para um acolhimento especial e reforça a proibição do uso de celulares nas salas de aula

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia oficialmente o ano letivo de 2025 na Rede Estadual de Ensino nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. Neste ano, mais de 310 mil estudantes serão atendidos em 13.621 turmas espalhadas em 627 escolas.
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, na primeira semana de aulas, a atenção de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação estará concentrada no acolhimento dos estudantes.
“Nas 13 Diretorias Regionais de Educação haverá muita atenção quanto a proibição do uso de celulares e outras mídias eletrônicas pelos estudantes em sala de aula, biblioteca e outros espaços de estudo”, explica.
O secretário destaca que todos os servidores lotados nas unidades escolares vão contribuir com orientação e a fiscalização, para que a regra estabelecida em lei, sancionada no dia 06 de dezembro de 2024 pelo governador Mauro Mendes, não seja descumprida.
“As equipes psicossociais das escolas e das DREs já trabalham com orientação nesse sentido desde novembro de 2024, quando começamos as discussões acerca da proibição de celulares nas áreas de estudo. Alunos e pais já são conhecedores das regras”, completa.
Outra novidade para este ano está relacionada ao Novo Ensino Médio, com a proposta de tornar a formação dos alunos mais flexível, permitindo que escolham áreas de aprofundamento de acordo com seus interesses. Essa reformulação visa alinhar o currículo às demandas do mercado de trabalho e às necessidades da sociedade, oferecendo uma educação mais personalizada.
Alan Porto afirma que este será mais um ano de avanços no ensino e na aprendizagem da rede estadual de Mato Grosso. Ele observa que a Semana Pedagógica, realizada em janeiro, pouco antes da volta às aulas, envolveu todas as escolas e suas equipes para alinhamento de diretrizes, estratégias e metas do Plano EducAção 10 Anos.
“Participamos oficinas, palestras e mesas redondas sobre temas estratégicos, como o Sistema Estruturado de Ensino, práticas avaliativas, a integração de tecnologias educacionais, entre outros. Todos os nossos profissionais estão preparados para mais uma volta às aulas após as férias, sobretudo nossos professores”, finaliza.
-
Policial7 dias ago
Ao ser preso com drogas, faccionado ameaça matar policiais em MT
-
Policial6 dias ago
Faccionados são presos pela Polícia Militar em Nova Xavantina
-
Cidades7 dias ago
Municípios partilham R$ 13 bi em primeira parcela de fevereiro; veja quanto sua cidade recebe
-
Cidades7 dias ago
Amado Batista se casará com Miss Mato Grosso com separação total de bens
-
Cidades6 dias ago
Frente fria avança na semana: vem muita chuva por aí e até granizo!
-
Cidades5 dias ago
Homem de 61 anos é encontrado morto dentro de casa em Campinápolis
-
Policial6 dias ago
Veiculo fica preso na passarela da ponte do Rio Araguaia na região de Barra do Garças VEJA VÍDEO
-
Política7 dias ago
A proposta de aumento do número de deputados no Brasil ganha força
You must be logged in to post a comment Login