VOLTA AS AULAS
Volta às aulas mobiliza 628 escolas da rede estadual e marca início do ano letivo 2026 em Mato Grosso
Com mais de 311 mil matrículas ativas, Seduc dá as boas-vindas à comunidade escolar e reforça investimentos em uniformes e postilas atualizadas
![]()
O ano letivo de 2026 começa nesta segunda-feira (2.2) nas 628 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso, com 311.762 matrículas ativas. A expectativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) é de que esse número chegue a aproximadamente 317 mil estudantes até o mês de março, acompanhando o fluxo de novas matrículas ao longo das primeiras semanas de aula.
O retorno às atividades escolares marca um momento de reencontro entre estudantes, professores, gestores e famílias, e também de acolhimento para quem inicia uma nova etapa na rede estadual. Para garantir um início de ano organizado e com foco na aprendizagem, a Secretaria preparou uma série de ações que envolvem desde a estrutura das unidades até o suporte pedagógico oferecido aos alunos.
“Estamos iniciando o ano letivo com planejamento, acolhimento e compromisso com cada estudante. A rede estadual já está recebendo os uniformes escolares e já receberam as apostilas, que são atualizadas bimestralmente para garantir um ensino alinhado às necessidades de aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.
“Nosso foco é assegurar que o estudante tenha acesso a conteúdos atualizados, materiais de qualidade e um ambiente escolar acolhedor, que estimule o aprendizado e o desenvolvimento integral”, destacou.
Além dos investimentos em materiais pedagógicos, a Seduc reforça que as equipes escolares passaram por planejamento e formações pedagógicas antes do início das aulas, garantindo que o ano letivo comece com organização e metas definidas durante a Semana Pedagógica.
O evento aconteceu em Cuiabá, de 19 a 23 de janeiro, com a participação de mais de 10 mil servidores da Rede Estadual de Ensino, entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, nutricionistas e técnicos, com foco no alinhamento das diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão para o ano letivo.
A Semana Pedagógica teve continuidade nas escolas de todos as 13 diretorias regionais de 26 e 30 de janeiro, quando os profissionais que participaram do evento em Cuiabá replicaram os conhecimentos adquiridos aos demais servidores.
Para o secretário, essa metodologia garantiu que a formação não ficasse restrita ao evento, mas se transformasse em ações concretas no cotidiano escolar. Quem ganha com tudo isso são os nossos estudantes, que terão uma educação mais alinhada, qualificada e comprometida com o seu desenvolvimento.
“A Secretaria de Educação deseja boas-vindas a toda a comunidade escolar, estudantes, profissionais da educação e famílias. É momento de reforçar o compromisso de trabalhar, ao longo de 2026, por uma educação pública cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade em Mato Grosso”, finalizou Alan Porto.
Educação
Prazo de inscrição para o Prouni termina nesta quinta-feira (29)
Os participantes podem receber bolsas parciais ou integrais, dependendo da comprovação de renda
Para se inscrever, os candidatos devem ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média no exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
A oferta de bolsas pode ser consultada através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, clicando na opção ‘consulta de bolsas’. No site, os candidatos podem procurar as bolsas pelo nome do curso, por instituição ou por município.
Após inscrição realizada no Portal Acesso Único, os pré-selecionados devem comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para obter bolsa integral. Já para receber a bolsa parcial, os participantes devem comprovar renda de até 3 salários mínimos.
Também é preciso atender pelo menos uma das seguintes condições:
I. Tenha cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
II. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
III. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos
Cronograma Prouni
Consulta de Bolsas: 19 de janeiro
Inscrições: 26 a 29 de janeiro
Resultado da 1ª chamada: 3 de fevereiro
-
Agropecuária6 dias agoProdução em alta: Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43% desde 2006
-
Policial6 dias agoALMT repudia ato de importunação sexual atribuído a tenente-coronel da PM
-
Agua Boa4 dias agoPrefeitura de Água Boa abre agendamento para programa habitacional “Sonho Meu”
-
Policial6 dias agoProfessor é preso por violência doméstica em Querência
-
Policial7 dias agoHomem é linchado até a morte após agredir companheira em distribuidora
-
Policial6 dias agoPolícia Civil captura homem com dois mandados de prisão em aberto em Barra do Garças
-
Cidades6 dias agoProjetos de treinador de Barra do Garças unem cuidado animal, inclusão social e ressocialização
-
Policial3 dias agoHomem é contido pela PM após circular nu pela Avenida Tropical, em Água Boa









