ÁGUA BOA

CAMPEONATO

Atletas de MT disputam Brasileiro de Arte Sambo

Publicado em

De 10 a 13 de junho a Confederação Brasileira de Arte Sambo (CBAS) realizará o primeiro campeonato nacional da modalidade. A competição será realizada em Lindoia (SP) e reunirá  atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Sergipe, que disputarão medalhas e vagas para o Campeonato Pan-Americano de Sambo, em 16 e 17 de julho em Villavicencio, capital do Estado do Meta, na Colômbia.

Desde a fundação da Federação Mato-grossense de Arte Sambo, (FMAS), no dia 5 de outubro de 2020, esta será a primeira vez que uma equipe de Mato Grosso participará de uma competição nacional da modalidade e vai levar cerca de 30 atletas ao certame.

A FMTAS é presidida por Adalberto Correa Junior, professor graduado pela CBAS, professor kodansha 6º dan de judô e san-dan de jiu-jitsu. Graduado em direito e em educação física, o subtenente Adalberto Correa é mestre em educação física pela UFMT e goza de enorme prestígio na grande comunidade dos esportes de combate da Região Centro-Oeste.

“Com uma equipe jovem e muita determinação, faremos nossa estreia em competições nacionais no campeonato brasileiro e no Open Sambo, também classificatório para o campeonato pan-americano”, afirmou o dirigente.

Na Capital mato-grossense, o Sambo é realizado nas dependências do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), e tem como apoiador da modalidade o comandante da PM, coronel Jonildo José de Assis.

“A Polícia Militar (PMMT) sempre se esforça para contribuir com iniciativas que transformam vidas, ainda mais quando percebemos policiais renunciando horas de folga para se dedicaram ao próximo de forma voluntária, tornando jovens sem oportunidades em vitoriosos”, avaliou o comandante

O comandante do Bope, tenente-coronel Ronaldo Roque, explica que o quartel se tornou referência, por oferecer aulas de judô há dez anos e, inserir mais uma modalidade esportiva, ou seja, neste caso o Sambo, faz do batalhão um ponto de apoio social muito mais forte.

“O BOPE está de portas abertas para ser parceiro da comunidade. Nossa meta é ajudar no resgate de valores, transformar e regatar cidadãos e oferecer oportunidade por meio do esporte. E, nesse aspecto nosso projeto atingiu muito mais do que esperávamos, superando nossas expectativas. Revelar grandes atletas para o nosso Estado é gratificante”, avaliou Roque.

Modalidade esportiva reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o sambo pleiteia vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2030.

A assessoria de comunicação da CBAS informou que a organização do campeonato segue os protocolos de biossegurança exigidos pelas autoridades sanitárias. Em razão da pandemia, não haverá público e os participantes da disputa serão submetidos ao teste para detecção da covid-19.

O sambo é uma arte marcial moderna criada e desenvolvida na extinta União Soviética no início do século XX, reconhecida como esporte na Rússia desde 1938. Trata-se de um sistema de wrestling combinando elementos da luta livre e judô, incluindo ainda golpes traumáticos, como socos e chutes.

O seu uniforme é conhecido como kurtka ou sambovka, semelhante ao judogi, mas tem shorts para facilitar leglocks e os lutadores vestem sapatilhas de sambo.

A Federação Mato-grossense de Arte Sambo e a equipe que disputará a competição em Lindoia contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso na pessoa do secretário Alberto Machado e Jefferson Carvalho Neves, secretário-adjunto; Unimed Cuiabá; Espaço Laser, Buzzetti Pneus, Grupo Força e Honra Cuiabá e Polícia Militar de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Conquista Histórica: Jhennifer Cristina vence o Grand Slam de Taekwondo e representará o Brasil!

Após vitória, Jennifer Cristina, aluna de Taekwondo do Mestre Lipase torna atual titular da Seleção Brasileira.

Published

on

 / Ascom – AB

A Prefeitura de Água Boa tem o prazer de anunciar uma conquista histórica para o esporte local. A atleta Jhennifer Cristina, aluna da oficina de Taekwondo oferecida pela prefeitura, se consagrou campeã do Grand Slam de Taekwondo, realizado no dia 23 de fevereiro na arena carioca, no Rio de Janeiro. A competição, uma das mais importantes do Brasil, reuniu cerca de 600 atletas de todo o país e foi uma oportunidade única para Jhennifer garantir a vaga como titular da Seleção Brasileira.

Acompanhada de perto pelo treinador e mestre Lipa, Jhennifer, que competiu na categoria até 49kg, teve um desempenho impressionante. Ela venceu suas três lutas, começando pelas quartas de final contra a atleta do Paraná, passando pela semifinal contra a Bahia e, na final, conquistando a vitória novamente sobre o Paraná. Com essa vitória, Jhennifer se garantiu como representante do Brasil nas principais competições internacionais, incluindo o Pan-Americano que vai acontecer em abril deste ano.

“Eu e o mestre Lipa trabalhamos muito em cima dos erros e corrigimos o que tinha que corrigir. Agora, além de titular da Seleção Brasileira, vou lutar o Pan Americano no México, nos dias 5 e 6 de abril. Eu quero agradecer à Prefeitura de Água Boa, ao Prefeito Doutor Mariano, que está sempre apoiando o nosso esporte, aos Jales, ao Erik, nosso secretário de esportes. Muito obrigada a todos que fizeram parte desse sonho que se realizou”, agradeceu Jennifer Cristina.

Além de Jhennifer, dois outros atletas de Água Boa participaram do Grand Slam: Rafael Pereira, que conquistou o 4º lugar, e Thalita Stephanie, que terminou em 5º lugar. O desempenho de todos os atletas demonstra o excelente trabalho realizado na cidade e o crescente talento de nossos jovens esportistas.

Mestre Lipa, sempre dedicado e apaixonado pelo Taekwondo, falou sobre o evento: “O Grand Slam é uma oportunidade única, onde os melhores atletas do Brasil se reúnem. Jhennifer, com sua grande vitória, se consagrou como uma das grandes promessas do nosso esporte e ela é mais uma conquista, mais um fruto da escola de Taekwondo de Água Boa. Agradecemos imensamente ao nosso prefeito, Dr. Mariano, pelo apoio e incentivo nesses anos que ele está na gestão e aos secretários Erick e Jalis, que têm sido fundamentais para o crescimento do Taekwondo em Água Boa. Estamos muito felizes com as conquistas, mas sabemos que temos muito mais pela frente em 2025, com várias competições internacionais e desafios que só vão fortalecer o nome da nossa cidade”.

O mestre também parabenizou os outros dois atletas de Água Boa que participaram na categoria cadete pelo empenho e dedicação e afirmou que eles serão “os próximos talentos de Água Boa que eu vou lançar no decorrer deste 2025. E em 2025 temos muitas competições pela frente. Vamos fazer bonito, como sempre, e estar entre os melhores do Brasil. E agora vamos começar a viajar para as competições internacionais e em outros países”, declarou mestre Lipa.

O Taekwondo de Água Boa segue crescendo e inspirando jovens atletas a buscar seus sonhos. As conquistas de Jhennifer, Rafael e Thalita são reflexo do empenho e da dedicação de todos os envolvidos. Parabéns a todos os participantes e, especialmente, ao mestre Lipa, por seu trabalho incansável e pelos excelentes resultados alcançados!

Água Boa segue sendo um celeiro de talentos, e o futuro do Taekwondo está mais promissor do que nunca.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA