ÁGUA BOA

Esportes

Brasileiro Feminino: Bragantino, Esmac e Cresspom garantem acesso

Publicado em

Esportes


Os integrantes da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro em 2022 que faltavam ser conhecidos foram definidos neste domingo (18). Após o Atlético-MG se classificar no sábado (17), foi a vez de Red Bull Bragantino, Esmac-PA e Cresspom-DF levarem a melhor nos respectivos confrontos, avançarem às semifinais da Série A2 (segunda divisão) e, de quebra, conquistarem o acesso à elite.

No Centro de Formação de Atletas (CFA) da Red Bull, em Jarinu (SP), o Bragantino derrotou o Athletico-PR por 2 a 0 no tempo normal, com gols da meia Raquel e da zagueira Ingryd. Com o placar agregado empatado em 4 a 4, já que as Gurias Furacão venceram o jogo de ida por 4 a 2, a decisão foi para os pênaltis.

Mylena perdeu a primeira cobrança das paulistas. A goleira Karla Alves defendeu o segundo chute athleticano, da também atacante Milena. Na terceira tentativa rubro-negra, a lateral Bruna bateu por cima. Coube, então, à atacante Ariel definir a vitória do Massa Bruta por 4 a 2 e garantir a classificação à próxima Série A1.

No Estádio Baenão, em Belém, o Esmac bateu o Real Ariquemes-RO por 2 a 1, de virada, também conquistando o inédito acesso à elite nacional. As rondonienses abriram o placar com a atacante Bia Batista, mas a lateral Anne (cobrando falta) e a atacante Cássia, nos acréscimos do primeiro tempo, colocaram as anfitriãs à frente. As paraenses seguraram a pressão na etapa final e comemoraram a classificação.

O Cresspom foi até a Cidade Vozão, em Itatinga (CE), e surpreendeu o Ceará ao vencer por 2 a 0. A meia Isabela, com dois golaços, decretou o triunfo que levou as Tigresas do Cerrado à primeira divisão de 2022. Será a primeira participação da equipe distrital em uma Série A1.

Leia Também:  Equipe volta de viagem e treina para próximo duelo

Nas semifinais, o Bragantino enfrentará o Esmac e o Cresspom medirá forças com o Atlético-MG. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda confirmará as datas e horários dos jogos de ida e volta dos confrontos.

Os quatro promovidos substituirão Botafogo, Minas Brasília, Napoli-SC e Bahia, que não escaparam do rebaixamento na Série A1 deste ano – que ainda está em andamento. Devido à Olimpíada de Tóquio (Japão), a competição foi interrompida após o fim da primeira fase e será retomada em agosto, nas quartas de final.

Edição: Fábio Massalli

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esportes

Tóquio: Olimpíada sustentável usa camas de papelão e carros elétricos

Publicados

em


O Japão dá destaque à sustentabilidade na Olimpíada de 2020, na qual os atletas sobem em pódios de plástico reciclado para receber medalhas feitas com pequenos componentes eletrônicos reciclados antes de dormirem em camas de papelão.

Carros elétricos transportam competidores e jornalistas entre os locais de competição, muitos dos quais são construções temporárias feitas de madeira reciclada que serão desmontadas após os Jogos, evitando ‘elefantes brancos’ como os estádios deixados para trás por outras sedes.

O comitê organizador de Tóquio aposta em um evento “além da neutralidade de carbono”, uma meta que cumprirá com a ajuda de créditos de compensação de carbono doados por empresas dos municípios de Tóquio e Saitama, as duas localidades dos Jogos, assim como com a ausência de espectadores.

“O que vemos é que agora todos estão muito mais cientes de que todos têm um papel a desempenhar na ação climática”, disse Marie Sallois, chefe de desenvolvimento de sustentabilidade do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Leia Também:  Natação: Fernando Scheffer vai à final dos 200 metros livre em Tóquio

O evento de Tóquio tem credenciais verdes de peso.

As medalhas de ouro, prata e bronze foram forjadas com metal reciclado de celulares antigos e outros eletrodomésticos pequenos doados pelo público em geral, uma iniciativa iniciada em 2017. Os pódios criados em impressoras 3D foram feitos com resíduos plásticos.

A Vila Olímpica, onde os atletas dormem em camas de papelão, será transformada em um complexo de apartamentos depois da Olimpíada e continuará tendo parte de sua energia gerada por células de combustível de hidrogênio.

* Reportagem adicional de Nathan Frandino

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA