ÁGUA BOA

Esportes

Handebol: em renovação, Brasil larga com vitória no Mundial feminino

Publicado em

Esportes


A seleção feminina de handebol estreou com vitória no Campeonato Mundial da modalidade, realizado na Espanha. Nesta quinta-feira (2), as brasileiras venceram a Croácia por 30 a 25, no pavilhão Cidade de Castellón, pela primeira rodada do Grupo G.

O Brasil volta a jogar neste sábado (4), às 16h30 (horário de Brasília), diante do Japão. Uma nova vitória garante classificação antecipada à sequência da competição. A participação na primeira fase termina na segunda-feira (6), contra o Paraguai. As partidas também serão realizadas em Castellón. Os três primeiros colocados da chave vão à próxima etapa, onde terão pela frente os três rivais melhor posicionados do Grupo H, que reúne Argentina, China, Áustria e a anfitriã Espanha.

Eliminada na primeira fase do torneio feminino da Olimpíada de Tóquio (Japão), a equipe brasileira foi para o Mundial renovada, com só duas remanescentes do grupo campeão mundial em 2013, na Sérvia: a goleira Babi Arenhart e a central Ana Paula Belo. Eleita a melhor jogadora do mundo na década passada pelo site Handball Planet, Duda Amorim anunciou a aposentadoria da seleção em outubro. O treinador espanhol Jorge Dueñas, que dirigiu o Brasil por três anos e foi demitido após os Jogos, foi substituído por Cristiano Rocha, auxiliar do próprio Dueñas.

Leia Também:  Brasil terá seis representantes na Paralimpíada de Inverno de Pequim

No duelo contra as medalhistas de bronze do último Campeonato Europeu, as brasileiras foram mais eficientes, com 71% de acerto dos arremessos e 75% nas tentativas pelas pontas. Contaram, ainda, com atuação inspirada de Babi, responsável pelo baixo aproveitamento das croatas (51%) nos arremates próximos ao gol, principalmente no segundo tempo, quando emplacou cinco defesas seguidas.

Depois de ir para o intervalo com 18 a 12 no placar, o Brasil administrou por quase dez minutos uma vantagem que chegou a nove gols. As europeias conseguiram diminuir para cinco gols o prejuízo, mas sem ameaçarem o triunfo verde e amarelo. A artilheira brasileira foi Bruna de Paula, com sete gols. Também balançaram as redes Ana Paula, Larissa Araújo (ambas quatro gols), Patrícia Matieli, Giulia Guarieiro, Adriana Cardoso, Tamires Araújo (todas com três gols), Samara Vieira (dois gols) e Jéssica Quintino (um gol).

Edição: Fábio Lisboa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esportes

Oeste elimina Flamengo após 2 a 0 e vai às oitavas da Copinha

Publicados

em


Acabou o sonho do penta. Depois de ter passado para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior com um gol nos acréscimos, em duelo contra o Náutico, o Flamengo não conseguiu repetir o feito:  perdeu para o Oeste por 2 a 0 na noite deste sábado (15) e está eliminado da competição.

Flamengo e Oeste já tinham se enfrentado na fase de grupos. Na ocasião, o time de Barueri chegou a abrir 3 a 0, mas o Rubro-Negro carioca reagiu e conseguiu empatar. Neste sábado, os donos da casa aproveitaram as falhas do adversário para garantir a classificação às oitavas de final da competição.

A partida foi bastante equilibrada, com boas chances para as duas equipes no primeiro tempo. Na etapa complementar, o Oeste foi mais eficiente e não perdoou os erros do Flamengo. Aos 18 minutos, o Rubro-Negro carioca saiu jogando errado, Kauã roubou a bola e cruzou para Popó completar para o fundo das redes.

Leia Também:  Nos acréscimos, Mengão vence o Náutico por 1 a 0 e avança de fase na Copinha

O Flamengo partiu para o ataque, mas não furou a defesa do Oeste. O desespero bateu e, aos 45 minutos, o time de Barueri fechou o placar. Igor Jesus não conseguiu o domínio no campo de defesa, Reifit roubou a bola, fugiu da falta e chutou na saída do goleiro para decretar a classificação.

O Oeste enfrenta o Canaã, de Irerê-BA, nas oitavas de final. O time baiano se classificou mais cedo ao derrotar o Juventus por 1 a 0, no estádio estádio Conde Rodolfo Crespi, no bairro da Mooca, zona Leste de São Paulo.

Cruzeiro se classifica sem susto 

O Cruzeiro garantiu vaga nas oitavas de final ao bater o Retrô-PE por 2 a 0, em Itapira. Apesar das poucas emoções durante os 90 minutos, a Raposa saiu na frente com um gol, no mínimo, estranho. Aos 40 minutos, João Vitor tentou recuar a bola para o goleiro Lucas Menino e acabou fazendo gol contra.

Na etapa complementar os mineiros ampliaram logo aos nove minutos, com Alex Matos. O atacante recebeu de Victor Diniz e bateu. Lucas Menino espalmou mas, no rebote, Alex anotou o segundo e fechou o placar.

Leia Também:  Djokovic tem visto cancelado novamente pelo governo australiano

Nas oitavas de final, o Cruzeiro enfrenta o Desportivo Brasil-SP, que eliminou o Iape-MA nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. 

Edição: Cláudia ´Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA