ÁGUA BOA

Esportes

Tóquio: “Nosso foco é ganhar o ouro”, diz Debinha, atacante da seleção

Publicado em

Esportes


A pequena Brasópolis (MG) está contando as horas para madrugar na quarta-feira (21) diante da tevê para assistir a estreia da seleção brasileira feminina de futebol contra a China, na Olimpíada de Tóquio (Japão). O jogo será às 5h (horário de Brasília), no Miyagi Stadium, em Sendai.  Entre as titulares em campo, estará a atacante Debinha, de 29 anos, nascida e criada na cidade mineira de pouco mais de 15 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE (2010).

“Tá todo mundo empolgado lá, a cidade está em festa. Brasópolis sempre me apoiou e teve um carinho enorme por mim e acho que isso me moitva cada vez mais de estar aqui [na Olimpíada], de representar a minha cidade, de levar o ouro para o Brasil e para Brasópolis”, disse a artilheira da seleção, desde que a treinadora suíça Pia Sudnhage assumiu o comando técnico da equipe, há quase dois anos. 

A atacante que estreou em Olimpíadas na Rio 2016 – na ocasião atuou como meio-campo – enxerga mudanças estruturais no futebol da seleção, desde a edição realizada no país.

“Hoje a gente vê a organização tática muito diferenciada do era antes. O individual vai aparecer quando for preciso. Acho que todo mundo comprou a ideia que a Pia trouxe para a gente, é uma escola diferente e acho que ajudou muito na evolução da equipe. Acredito que a gente vá fazer uma ótima campanha”, analisou a jogadora durante coletiva, antes do penúltimo treino desta segunda-feira (19), nesta segunda-feira (19), no Izume Soccer Field, em Sendai, cidade a 320 km de Tóquio.

Debinha comemora resultado contra Equador. Debinha comemora resultado contra Equador.

A atacante Debinha, de 29 anos, chega à segunda Olimpíada na carreira: a estreia foi na Rio 2016, quando atuou como meio-campo – Mariana Sá/CBF/Direitos Reservados
Leia Também:  Juventude-MS bate Assoeva-RS no Sul e se recupera na LNF

Confiante no trabalho desenvolvido por Pia – campeã olímpica em 2008 e 2016 –  e no consolidação do futebol feminino no Brasil, Debinha não duvida do potencial da seleção para subir no degrau mais alto do pódio. O país busca o ouro inédito na futebol feminino olímpico. Até o momento, a modalidade conquistou duas pratas: em 2004, nos Jogos de Atenas (Grécia) e em 2008, em Pequim (China). Na Rio 2016, a seleção terminou na quarta posição. 

“Hoje nosso foco é ganhar o ouro e coroar as gerações que passaram aqui, mas também pensando na geração nova que está por chegar, e claro, sempre pensando na evolução do esporte no país”, completou.

Penúltimo treino

No treino tático nesta segunda (19), penúltimo antes da estreia contra a China, Pia priorizou treinamento 5×5, exercício que aprimora a posse de bola, com destaque no apoio à construção de jogadas ofensivas. Na sequência, a seleção trabalhou no esquema 11×11 em campo reduzido, e por fim, a equipe treinou jogadas paradas e finalizações. 

Primeira Fase -Tóquio 2020

21/07 – Brasil x China – 5h

Leia Também:  Melhores duplas brasileiras de vôlei de praia estreiam no Superpraia

24/07 – Brasil x Noruega – 8h

27/07 – Brasil x Zãmbia – 8h30

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esportes

Brasil fica fora do pódio no skate park da Olimpíada

Publicados

em


O Brasil chegou à final feminina do skate park da Olimpíada de Tóquio (Japão), mas Dora Varella e Yndiara Asp ficaram fora do pódio, na madrugada desta quarta-feira (4) no Parque de Esportes Urbanos de Ariake.

Entre as oito participantes da grande decisão, Dora Varella ficou na 7ª posição, com 40,42 pontos que alcançou em sua primeira volta. Já Yndiara Asp terminou na última posição, com 37,34 pontos.

O ouro ficou com uma atleta do Japão, Sakura Yosozumi, com 60,09 pontos. A prata ficou com outra atleta local, Kokona Hiraki, de apenas 12 anos e que conseguiu 59,04. Já a terceira posição ficou com a sensação britânica Sky Brown, de 13 anos, com 56,47 pontos.

Edição: Fábio Lisboa

Leia Também:  Melhores duplas brasileiras de vôlei de praia estreiam no Superpraia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA