GERAL
AL aprova multas e “furões” da quarentena pagarão multas de até R$ 10 mil
Pessoas físicas e jurídicas terão que cumprir decretos que impõe restrições no comércio e toque de recolher no Estado
Com 19 votos favoráveis, 4 contrários e uma abstenção, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 27/2021, que prevê multa e punições para as pessoas e empresas que desrespeitarem as novas medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 no Estado. A proposição foi enviada nesta segunda-feira (01), em regime de urgência, após o governador Mauro Mendes (DEM) anunciar um novo decreto para conter avanço da pandemia em Mato Grosso.
De acordo com o governo, o objetivo é conter o “aumento exponencial da contaminação” pela doença e evitar que o sistema de saúde estadual entre em colapso. “Dispõe sobre as medidas não farmacológicas para evitar a disseminação do novo coronavírus, fixa a responsabilização por condutas que infrinjam as normas de saúde pública no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências”, diz o projeto.
Com o aval dos deputados, o Estado fica autorizado a aplicar multa para as pessoas físicas que descumprirem as normas. O valor da multa será de R$ 500. Já as empresas e/ou órgãos públicos que cometerem as infrações podem pagar até R$ 10 mil.
Na manhã dessa segunda-feira (1º), o governador realizou uma maratona de reuniões realizada com chefes dos poderes constituídos, secretários e prefeitos. Após os debates, o governador anunciou a implantação do toque de recolher pelo período de 14 dias e determinou o fechamento de todos os estabelecimentos do estado de Mato Grosso, diariamente, a partir das 19 horas até as 5h, pelos próximos 15 dias.
DISCUSSÃO
Durante a discussão sobre o projeto, os deputados divergiram sobre as imposições colocadas pelo o Estado. O principal ponto criticado pelos parlamentares foi em relação aos horários de funcionamento do comércio que, segundo eles, coloca em risco a economia de vários segmentos. O deputado Carlos Avallone (PSDB) pontuou que a medida afeta principalmente os pequenos comerciantes. O mesmo apontamento havia sido feito pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) por meio das redes sociais na noite desta segunda.
“Eu sugiro que seja mudado para as 22 horas porque temos pessoas que estão vendendo cachorro quente, por exemplo, e dependem dessa renda para ter sua receita do dia a dia”, disse.
O deputado Paulo Araújo (PP) defendeu que mercados e supermercados precisam ser inseridos no roll dos serviços essenciais. Isso porque, conforme o decreto estadual, esses estabelecimentos também precisam encerrar suas ativades às 19h de segunda a sexta e, nos sábados e domingos, às 12h.
“Na minha avaliação, mercado e supermercados são serviços essenciais, não tem porque a gente dá um tratamento diferente as farmácias. Eu vou fazer uma emenda estendendo o funcionamento desses estabelecimentos até as 21 horas”, disse.
O deputado Ulysses Moraes (PSL) criticou a aplicação de multas e defendeu a ampliação do funcionamento de bares e restaurantes. “Eu voto contrário a imposição de multa ao cidadão. Eu também já vi aqui no grupo dos deputados que vários se manifestaram pela ampliação do horário de funcionamento do comércio e espero que a gente consiga se reunir com as lideranças partidárias para poder reverter isso”, pontuou.
Médico sanitarista, o deputado Lúdio Cabral (PT) se demonstrou favorável ao projeto, mas deixou claro que a medida não será suficiente para frear o avanço da pandemia. Segundo ele, o Estado deveria impor as mesmas restrições que impôs no ano passado, com o fechamento total do comércio não essencial e a quarentena obrigatória.
“Eu sou favorável ao decreto, mas com essa crítica de que o Governo deveria aplicar as mesmas restrições que aplicou em junho do ano passado quando determinou o fechamento de todos serviços não essenciais”, pontuou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), que participou da reunião com o governador na segunda-feira, fez um apelo aos deputados. O chefe do Legislativo citou a possibilidade de colapso nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Estado e pediu que os parlamentares tivessem sensibilidade sobre as medidas que foram propostas para frear o avanço da pandemia.
“Deputados, o decreto já foi feito e o que nós estamos discutindo aqui são apenas as sanções para aqueles que não cumprirem. Nós precisamos fazer isso porque é muito triste alguém ligar para falar que não encontrou um leito de UTI. Eu peço a reflexão de todos os deputados, é uma hora que o parlamento precisa se posicionar de forma firme para pensar na população. Não tem como fazer um decreto, sem prejudicar ninguém. No entanto, é necessário nesse momento”, disse.
Folha Max
GERAL
Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas
No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.
As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.
Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.
A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.
Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.
Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.
Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.
Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.
Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.
Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.
Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
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