GERAL
Após articulação da ALMT, imunização de profissionais da segurança deve iniciar nesta 3ª
Categoria reivindica imunização dos agentes da ativa. Somente neste domingo (04), três policiais foram a óbito contaminados pela covid-19
Após articulação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governo de Mato Grosso sinalizou positivamente à pauta de reivindicação das entidades representantes da segurança pública. A categoria esteve na manhã desta segunda-feira (5), com o presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB), que de imediato solicitou reunião entre o Executivo, Legislativo Estadual e o grupo para tratar da vacinação dos policiais que exercem atividades finalísticas.
“O diálogo com o governo foi bastante positivo, os policiais da ativas serão vacinados de imediato. Além disso, da primeira remessa de vacina que chegar, 5% desse lote será destinado às forças de segurança. A Assembleia tem trabalhado muito (enfrentamento do coronavírus), a Comissão de Segurança e a de Saúde também têm feito seu papel e a gente fica feliz quando consegue trazer uma demanda e sair com resultado positivo. O governo acerta quando toma esse tipo de decisão”, salientou o parlamentar.
No documento entregue ao deputado e governo, as entidades ressaltam que os servidores da Segurança Pública são continuamente acionados no combate à covid-19, sem, contudo, refutarem-se às suas obrigações. “Apesar de potencializado o trabalho profissional de segurança, estes não tiveram seu trabalho considerado essencial e nem de risco. Fato que coloca em risco os profissionais, a vítima e toda sociedade”, diz trecho.
De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), o Estado já reservou 2,5 mil doses para a vacinação da forças policiais e pretende chegar a 3 mil. As vacinas correspondem ao lote anterior que a SES recebeu do governo federal, além de doses da reserva técnica e sobras dos grupos prioritários indígenas e quilombolas. A imunização dos agentes de segurança, conforme previsão do Estado, é que inicie nesta terça-feira (6).
“O presidente da Assembleia, deputado Max Russi já havia nos adiantado essa situação. Ele que também foi procurado pela categoria. O estado vai, sim, destinar vacinas e priorizar os nossos policiais. Inclusive, 5% dos próximos lotes que chegarem do governo federal para Mato Grosso serão destinados aos policiais que estão na ponta, lembrando que isso não inclui remessa de segunda dose, pois já têm destino. O critério será por idade, dos mais velhos aos mais novos, até que sejam todos vacinados nos 141 municípios”, explicou o governador.
A presidente do Sindicato dos Delegados (Sindepo), Maria Alice Barros Martins Amorim, agradeceu o deputado Max Russi, ao afirmar que a categoria encontrou resistência para resolver o impasse da vacinação dos agentes de segurança pública. “Nosso entrave era com o Executivo, mas hoje saímos contentes daqui e agrademos o presidente da Assembleia, deputado Max, e todos os deputados que abraçaram a nossa causa e entenderam a importância de vacinar os nossos profissionais. A Assembleia sempre nos apoiou. Estamos muito feridos. Estamos perdendo muitos colegas”, destacou a delegada.
No encontro com o governo do Estado, também foi debatido o calendário de vacinação dos policiais, celeridade no processo de pensão das famílias dos agentes vítimas da covid-19 – protocolo que demora até 90 para ser liberado, vacinação por faixa etária, além do percentual de 6% de todos os lotes de vacina, até que todos os agentes sejam contemplados com a imunização.
Na ocasião, o presidente da Assembleia alertou que o momento pede empenho de todos os Poderes na busca por mais leitos de UTI e enfermarias voltadas ao tratamento de pacientes com covid, aquisição de vacinas e comida. “Hoje a nossa força-tarefa é isso: vacina, UTI e comida. Tem muita gente que está passando por tanta dificuldade que não pede mais nada a não ser matar a fome da família. Temos que equacionar. Se a segurança pública parar vai virar um verdadeiro caos”, alertou Max Russi, sobre uma possível ameaça de greve, caso a vacinação não seja liberada aos profissionais.
Participaram da reunião os deputados Max Russi (presidente ALMT), Elizeu Nascimento (PSL), João Batista (PROS), Delegado Claudinei (PSL) e Gilberto Cattani (PSL), o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo, Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais, Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares, Associação dos Sargentos, Subtenentes, Adm. E Esp. Ativos e Inativos da PM e BM, Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia, Associação de Cabos e Soldados PM e BM, Federação Nacional e Praças PM-MT, Detran e Politec.
Olho no Araguaia/Secom-ALMT
Cidades
Mato Grosso apresenta queda nos índices de roubos e furtos pelo terceiro ano consecutivo
Em 2024, a redução no número de roubos em todo Estado foi de 19% no e nos registros de furtos, 7%.
/ Secom – AB
Os índices de roubos e furtos em residências, comércios e a pessoas tiveram queda pelo terceiro ano seguido em Mato Grosso. Em 2024, o número de roubos apresentou redução de 19% em relação ao ano anterior, 2023, caindo de 5.144 para 4.170 ocorrências. Os dados são do Observatório Estadual de Segurança Pública(OBS), órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
No ano de 2023, os índices já tinham apresentado uma redução em 17%, na comparação com 2022. Os levantamentos mostram os registros desta modalidade de crime reduziram de 6.213 para 5.144 registros, o que representou menos 1.069 roubos na soma total dos 12 meses de 2023.
O mesmo cenário foi observado com os dados de 2022, na comparação de 2021. De um ano para o outro houve uma queda de 25%: de 8.311 queixas formalizadas às forças policiais para 6.213, totalizando uma diferença significativa, de 2.098 roubos a menos em Mato Grosso.
Os índices de furtos também seguiram em queda nos últimos três anos. O ano de 2024, por exemplo, reduziu em 7% em relação a 2023. Os registros caíram de 35.154 para 32.670, fechando com 2.587 mil ocorrências a menos.
Entre os anos de 2022 e 2023, a análise estatística apontou redução de 8%, de 38.257 para 35.154 ocorrências. Essa diferença significa que 3.103 furtos foram prevenidos.
“A atual gestão está comprometida com o trabalho de prevenção e redução de todas as modalidades de crimes. O governador Mauro Mendes assumiu um compromisso com a sociedade mato-grossense de tolerância zero a todas as práticas criminosas. Então, nossos policiais estão nas ruas trabalhando ostensivamente na repressão e prevenção, e empenhados em investigações para identificar e produzir as provas necessárias à responsabilização e penalização daqueles que cometem crimes”, diz o secretário Roveri.
Conforme o secretário, a determinação é continuar trabalhando, atuando fortemente e adotando as medidas necessárias para que os índices criminais, não apenas de roubos e furtos, se mantenham em queda.
Roveri citou alguns dos investimentos feitos pela atual gestão que beneficiaram diretamente as ações de combate aos crimes como roubos e furtos. Ele listou a padronização do armamento usado pelos policiais nas atividades do policiamento de rotina. Ele lembra que a pistola Glock, que todos os policiais receberam em cautela permanente, é considerada uma das armas mais modernas do mundo.
O secretário cita ainda a compra de 1.600 armas pesadas, como fuzis e espingardas, para reforçar o arsenal de fogo das policiais, especialmente as unidades especializadas; a implantação da radiocomunicação digital em todas os centros de operações policiais no Estado e nas viaturas que estão nas ruas, além do Programa Vigia Mais MT, que alia a tecnologia de videomonitoramento às ações de segurança pública.
O aumento do efetivo das forças policiais nas ruas e no trabalho de investigação de crimes também fazem parte da política de investimentos e tolerância zero à criminalidade. Entre 2019 e dezembro de 2024, as polícias Militar e Civil receberam um reforço de 1.450 novos policiais.
-
Agua Boa6 dias ago
Imunização Municipal de Água Boa em 2024: Resultados e Avanços Significativos
-
Agronegócio5 dias ago
Chitãozinho começa a investir na produção de soja no Araguaia Goiano
-
Cidades5 dias ago
Moto passa embaixo de trator pulverizador e garupa tem cabeça estourada; vídeo
-
Vale do Araguaia6 dias ago
”A onça bebeu água”, nível do Araguaia sobe nas últimas horas
-
Cidades7 dias ago
Prefeito de Nova Nazaré cita prejuízos causados pela chuva e a emissão de Decreto de Calamidade; VÍDEO
-
VARIEDADES5 dias ago
Valor de fortuna de Silvio Santos nas Bahamas causa ‘profunda estranheza’ à PGE de São Paulo
-
Mato Grosso3 dias ago
Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso
-
Policial3 dias ago
Casal é morto a tiros na zona rural de cidade do Araguaia; PM divulga foto do suspeito
You must be logged in to post a comment Login