ÁGUA BOA

GERAL

Bolsonaro anuncia general como novo presidente da Petrobras

Publicado em

Em nota oficial do Ministério de Minas e Energia, o governo decidiu optar pelo militar no posto até então ocupado por Roberto Castello Branco

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira, 19, em suas redes sociais, que substituirá o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna.

“O Governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como Conselheiro de Administração e Presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual Presidente, senhor Roberto Castello Branco”, disse a nota atribuída ao Ministério de Minas e Energia.

A decisão vem menos de 24 horas após Bolsonaro criticar o comando da Petrobras e os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis. Ontem, o presidente prometeu zerar os impostos federais para o diesel, por dois meses, a partir do dia 1º de março.

General da reserva, Joaquim Silva e Luna foi ministro da defesa no governo Temer e, em 2019, assumiu a presidência da usina binacional de Itaipu.

CANAL RURAL

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador de MT pede que STF permita que aviões agrícolas possam combater incêndios florestais
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Governador de MT pede que STF permita que aviões agrícolas possam combater incêndios florestais

Mauro Mendes solicitou derrubada de resolução da Anac que impede o uso das aeronaves

Published

on

O governador Mauro Mendes requisitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que derrube uma regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que impede o uso de aviões agrícolas no combate aos incêndios florestais.

O pedido foi feito na manhã desta quinta-feira (13.3) ao ministro Flávio Dino e outras autoridades, durante a audiência que discute o plano de combate aos incêndios e desmatamento ilegal do Governo Federal.

A resolução 716/2023 da Anac estabelece que os aviões agrícolas só podem atuar dentro da propriedade, o que impede a contratação pelo Poder Público para auxiliar no combate ao fogo.

Foto: Secom-MT​/Reprodução
“Esses aviões estão todos estacionados nos hangares. Mato Grosso tem centenas e centenas de aviões que poderiam, a um custo muito baixo, ser requisitados e utilizados para combater os incêndios florestais, mas a Anac proíbe isso”, relatou Mauro Mendes.

Atualmente, o Governo de Mato Grosso conta com uma frota de 6 aviões e 3 helicópteros. Só neste ano, o investimento para a prevenção e combate aos incendios florestais e dematamento ilegal será de R$ 80 milhões.

Leia Também:  Governador de MT pede que STF permita que aviões agrícolas possam combater incêndios florestais

“Se o STF afastar essa resolução, os estados, o próprio Ibama ou qualquer outro órgão poderá requisitar ou contratar emergencialmente esses aviões, por um custo muito mais barato. Seria uma ajuda de grande eficiência para esse trabalho em prol do meio ambiente”, reforçou.

O ministro Flavio Dino afirmou “ser muito simpático” à ideia, mas só irá decidir após as manifestações técnicas da Anac e da Advocacia Geral da União. Os dois órgãos terão 15 dias para emitirem seus respectivos pareceres.

Também acompanhou a reunião a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti.

COMENTE ABAIXO:

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA