ÁGUA BOA

GERAL

Botelho garante articulação com o Executivo para ampliar linhas de crédito a pequenos empreendedores

Publicado em

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), participou nesta segunda-feira (15) de uma reunião com a diretoria do ‘Desenvolve MT’, e prometeu articular junto ao Executivo a possibilidade de ampliar as linhas de crédito a pequenos empreendedores.

Leia também:
Deputado conversa com a PM e propõe lei mantendo nome de escritor ‘imortal’ em escola

Segundo o parlamentar, o Desenvolve MT precisa de muitas intervenções do Executivo, dentre elas um aporte de recursos mensais e mudanças na administração dos cartões. “Nós vamos, evidentemente, levar essas reivindicações para negociar junto ao governo, junto ao secretário de fazenda para que haja essas alterações e elas sobrevivam”, garantiu o presidente.

“O Estado não é só obra, o estado não é só fazer obra, e eu acho que o governo tem que começar a entender isso, que não são só os grandes, os pequenos precisam disso, e faz parte do governo fazer esse auxílio, esse aporte aos pequenos”, argumentou Botelho. Para o parlamentar, é necessário fazer um governo mais social. “Nós vamos levar isso para o governador, para o secretário de fazenda, e tenho certeza que vamos encontrar uma solução”, completou.

Leia Também:  Governador de MT pede que STF permita que aviões agrícolas possam combater incêndios florestais

Segundo a diretora de desenvolvimento e crédito da Desenvolve MT, Anne Cristine Siqueira, a ‘Desenvolve’ precisa aumentar a carteira de créditos e, com isso, gerar mais receitas. “A gente espera hoje que o legislativo nos apoie nesse aumento de recursos para viabilizar os empréstimos e com isso aumentar nossa receita. Nossa receita vem diminuindo e a gente precisa de novos recursos para aumentá-la”, argumentou.

Segundo Anne, houve redução drástica nos cartões administrados pela agência em 2020, e isso os prejudicou. “A gente paga muitos impostos em cima dos valores que a gente empresta, as nossas despesas são muito altas, não só em função de pagamento de folha. Não é o custeio da folha que a gente está pedindo, a gente está pedindo para o custeio administrativo principalmente da parte de tecnologia. A gente precisa dessa informatização. Já estamos em condições de expandir para o estado todo, mas a gente precisa de mais tecnologia para isso”.

O valor necessário para aumentar a carteira de crédito, de acordo com a diretora, está em R$ 30 milhões. Com este valor que será emprestado, as empresas podem comprar máquinas, equipamentos, ou mesmo investir como capital de giro.

Leia Também:  Governador de MT pede que STF permita que aviões agrícolas possam combater incêndios florestais

Segundo o deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), alguns setores, como turismo e eventos, foram muito prejudicados durante a pandemia. “Quem atendeu esse pessoal, a pedido da Assembleia e a pedido do próprio governo, foi a Desenvolve, com recursos do Fundeic. Para lembrar, o que é o Fundeic? É um fundo onde as grandes empresas que têm incentivo no Estado separam obrigatoriamente, todo mês, de 2% a 7% e depositam num fundo para dar recursos aos menores. Então é um fundo Robin Wood”, afirmou.

Ainda de acordo com Avalone, a diretoria da Desenvolve MT pediu também que a própria Assembleia aporte seus recursos economizados em investimento em pequenos empreendedores. A reunião com o Executivo deve acontecer nas próximas 24 ou 48 horas.

Fonte: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=482764&noticia=botelho-garante-articulacao-com-executivo-para-ampliar-credito-a-pequeno-empreendedor&edicao=1

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Governador de MT pede que STF permita que aviões agrícolas possam combater incêndios florestais

Mauro Mendes solicitou derrubada de resolução da Anac que impede o uso das aeronaves

Published

on

O governador Mauro Mendes requisitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que derrube uma regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que impede o uso de aviões agrícolas no combate aos incêndios florestais.

O pedido foi feito na manhã desta quinta-feira (13.3) ao ministro Flávio Dino e outras autoridades, durante a audiência que discute o plano de combate aos incêndios e desmatamento ilegal do Governo Federal.

A resolução 716/2023 da Anac estabelece que os aviões agrícolas só podem atuar dentro da propriedade, o que impede a contratação pelo Poder Público para auxiliar no combate ao fogo.

Foto: Secom-MT​/Reprodução
“Esses aviões estão todos estacionados nos hangares. Mato Grosso tem centenas e centenas de aviões que poderiam, a um custo muito baixo, ser requisitados e utilizados para combater os incêndios florestais, mas a Anac proíbe isso”, relatou Mauro Mendes.

Atualmente, o Governo de Mato Grosso conta com uma frota de 6 aviões e 3 helicópteros. Só neste ano, o investimento para a prevenção e combate aos incendios florestais e dematamento ilegal será de R$ 80 milhões.

Leia Também:  Governador de MT pede que STF permita que aviões agrícolas possam combater incêndios florestais

“Se o STF afastar essa resolução, os estados, o próprio Ibama ou qualquer outro órgão poderá requisitar ou contratar emergencialmente esses aviões, por um custo muito mais barato. Seria uma ajuda de grande eficiência para esse trabalho em prol do meio ambiente”, reforçou.

O ministro Flavio Dino afirmou “ser muito simpático” à ideia, mas só irá decidir após as manifestações técnicas da Anac e da Advocacia Geral da União. Os dois órgãos terão 15 dias para emitirem seus respectivos pareceres.

Também acompanhou a reunião a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti.

COMENTE ABAIXO:

Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA