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Brasileiro está em vilarejo livre da Covid ajudando crianças na África

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Clayton com crianças que ajuda na África – Foto: arquivo pessoal

Enquanto o Brasil e o mundo vivem momentos dramáticos da segunda onda da pandemia, um brasileiro está em um vilarejo livre da Covid-19, pelo menos até agora – e tomara que continue!

Clayton Silva viajou para um lugar chamado Lukwambe, na Tanzânia, na África Oriental. Um lugar afastado de tudo, no meio do mato, onde ninguém ainda precisa usar máscaras, nem vive o medo de contrair a doença. (vídeo abaixo)

Clayton foi a Lukwambe para ajudar a comunidade, que vive sem água limpa, sem energia elétrica, sem escola e a comida é escassa. Depois de contrair Covid no Brasil, se recuperar e de negativar em novo teste, ele seguiu viagem por um motivo nobre.about:blank

O brasileiro foi para a África primeira vez em 2019, para levar bolas de futebol e tentar abrir  uma escolinha para as crianças, mas percebeu que elas precisavam de muito mais e decidiu voltar este ano.

Natural de São Paulo, morador de Florianópolis, formado em ciências sociais e trabalhando com trade esportivo, Clayton Silva contou ao Só Notícia Boa sobre a realidade dura que os alunos de lá enfrentam.

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Dificuldades 

As crianças caminham quilômetros no meio da mata e passam por uma ponte de madeira caindo aos pedaços para chegar até a escolinha.

E muitos também não iam às aulas por falta de uniforme. “Como eles só tinham um uniforme surrado dado pelo governo – e quando ia para lavar não vinham para a escola – a camiseta que trouxe virou uniforme pra eles. […] Trouxe camisas que fiz com o símbolo do Santos, “SantosFC educação e amor ao futebol”. Uma lembrancinha mesmo. Uma para cada um dos 170 alunos”, contou Clayton Silva.

A ajuda

Clayton conta que saiu em busca de recursos no Brasil para fazer um campo de futebol para as crianças aprenderem a jogar e um outro oficial para os adultos terem uma área de lazer.

“Consegui verbas para os campos, antes da pandemia, [aí] parei a vaquinha. No final do ano decidi que voltaria para cá com ou sem pandemia. Iniciei outra vaquinha, agora para tentar fazer duas salas de aulas para eles.

Fiz uma rifa com uma camisa autografada pelo elenco do Santosfc e consegui a verba para fazer as salas de aulas”.

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Animado, Clayton revela que o esforço deu certo.

Água limpa, aulas e comida

“As salas de aula já estão prontas. Nos campos, na semana que vem serão colocados reservatórios de água para ter água limpa sempre na escolinha [de futebol]”.

Mas não tem como jogar sem se alimentar, por isso, Clayton está bancando a alimentação das crianças da escolinha do próprio bolso.

“A cozinha da escolinha, agora vou ser o responsável para não faltar comida. Com menos de 100 dólares por mês, alimento todos os 170 alunos”.

Pouco para eles é muito

Se as crianças aprendem, Clayton também. Ele conta que volta para o Brasil na semana que vem e vai trazer de lá uma verdadeira bagagem de vida.

“O nosso pouco, para alguns é muito. Aqui é um local que não se parece com nada que já imaginei. Um modo único de viver. Eles se ajudam em tudo, um pelo outro”, concluiu.

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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