GERAL
Deputado Barranco é Intubado, e foi transferido para SP; outro está internado

Valdir Barranco está em estado grave com o novo coronavírus
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) foi transferido para o Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, na madrugada deste domingo (21). O parlamentar está intubado por conta das complicações causadas pelo novo coronavírus.
Segundo as informações, os familiares de Barranco optaram pela transferência neste sábado, após o quadro dele apresentar piora e haver a necessidade da intubação. No início da noite, houve a confirmação de que ele irá para o Incor.
A transferência ocorrerá numa UTI aérea. O irmão do deputado, Claudemir Barranco, que é médico, irá acompanhar o processo.
Barranco e sua esposa Roseli receberam teste positivo para doença no último dia 12 e precisaram ser internados no leito intensivo.
O filho do casal, Paulo Henrique, também foi infectado e continua em isolamento domiciliar. Já Roseli, recebeu alta neste sábado e continuará o tratamento em casa. “A Dra Roseli teve uma boa progressão, deve receber alta ainda no final de semana e seguirá o tratamento em casa”, divulgou a assessoria de imprensa.
OUTRO DEPUTADO
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) também está internado por conta da Covid-19. Ele contraiu a doença pela segunda vez nesta semana.
Araújo, contudo, está num leito clínico, sem necessidade de tratamento intensivo. Inclusive, segundo informações, apresentou melhoras nos últimos dias.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

GERAL
STF permite desapropriação de terra por incêndio criminoso e desmatamento ilegal
Medida deve ser aplicada quando responsabilidade for comprovada

– AGÊNCIA DA NOTÍCIA
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (28) a desapropriação de imóveis rurais envolvidos em casos de incêndios criminosos ou desmatamento ilegal. A medida deverá ser aplicada pelo governo federal e pelos estados quando a responsabilidade do proprietário estiver devidamente comprovada.
A decisão do ministro foi proferida na ação na qual o STF determinou medidas para prevenção e combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal.
No entendimento de Flávio Dino, a Constituição permite a desapropriação de terras que não cumprem sua função social, mediante prévia e justa indenização com títulos da dívida agrária.
Segundo o ministro, nos casos de incêndios e desmatamentos ilegais, a desapropriação pode ser autorizada pela falta de preservação do meio ambiente.
“Determino a intimação da União para que promova as medidas administrativas necessárias à desapropriação, por interesse social, de imóveis atingidos por incêndios dolosos ou desmatamento ilegal, quando a responsabilidade do proprietário esteja devidamente comprovada”, decidiu.
Na mesma decisão, Dino também permitiu que a União e os estados da Amazônia Legal e do Pantanal impeçam a regularização fundiária em propriedades que praticam ilícitos ambientais e e também o pagamento de indenizações aos responsáveis por incêndios dolosos e desmatamento ilegal.
“Não é razoável que, ano após ano, bilhões de reais de dinheiro público sejam gastos combatendo incêndios dolosos e desmatamentos claramente ilegais. Com este ciclo perpétuo, pune-se duplamente a sociedade”, completou o ministro.
Em março de 2024, o STF determinou que o governo federal terá que cumprir metas contra o desmatamento na Amazônia por meio da quinta fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm). Além disso, há medidas de combate às queimadas que devem ser cumpridas.
O caso chegou ao STF em 2020. Nas ações julgadas, partidos políticos cobraram do ex-presidente Jair Bolsonaro ações contra o desmatamento da Amazônia.
O plano estava em passos lentos durante o governo Bolsonaro e foi retomado em junho de 2023 pelo atual governo.
-
Policial7 dias ago
Partes de corpo de homem atacado por onça são achadas em toca no Pantanal
-
Agua Boa5 dias ago
Jovem tira sua própria vida em oficina da família em Água Boa
-
Política5 dias ago
Deputado Nininho aponta avanço histórico com parceria entre governo de MT e Hospital Einstein
-
Cidades7 dias ago
Passageira passa mal em voo de RO para SP e avião faz pouso de emergência
-
Agropecuária7 dias ago
Com quase 1 milhão de animais comercializados, maior leilão do Brasil acontece esta semana em MT
-
Política6 dias ago
Deputado Dr. Eugênio pede respeito da indústria da soja e que produtores precisam só respeitar Código Florestal
-
Cidades7 dias ago
Água Boa moderniza saúde com tecnologia: Agentes de Saúde recebem tablets para melhorar atendimento
-
Agua Boa5 dias ago
Água Boa recebe a 1ª edição do Pint of Science em maio
You must be logged in to post a comment Login